sábado, 17 de março de 2012

Nº 1227 - 2ª Página - EVANGELHO, SEGUNDO S. LUCAS - ANO B – 17 DE MARÇO DE 2012

 
(15)
 
 
Nº 1227-2ª Página

EVANGELHO DE S. JOÃO
 
VII – A ÚLTIMA PÁSCOA
 
ÚLTIMA CEIA
 
 
15 – ALEGORIA DA VIDEIRA …«Eu sou a verdadeira videira e Meu Pai é o agricultor. Toda a vara que em Mim não dá fruto, Ele corta-a, e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, devido à palavra que vos tenho dirigido. Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como a vara não pode dar fruto por si mesma se não estiver na videira, assim acontecerá convosco se não estiverdes em Mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em Mim será lançado fora, como a vara, e secará; lançá-lo-ão ao fogo e arderá. Se vós estiverdes em Mim  e as Minhas palavras estiverem em vós, pedíreis tudo o que quiserdes e ser-vos-á concedido. Dando vós muito fruto, Meu Pai, é glorificado; e assim sereis Meus discípulos».
 
 
AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI – …«Como o Pai Me amou, também Eu vos amei; permaneceu no Meu amor. Se guardardes os Meus mandamentos, permanecereis no meu amor, do mesmo modo que Eu tenho guardado os mandamentos de Meu pai, e permaneço no Seu amor. Digo-vos isto para que a Minha alegria esteja em vós e o vosso gozo seja completo. O Meu Mandamento é este: QUE VOS AMEIS UNS AOS OUTROS, COMO EU VOS AMEI. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos». «Vós sereis meus Amigos se fizerdes o que Eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de Meu Pai vo-lo dei a conhecer. Não fostes vós que Me escolhestes, fui Eu que vos escolhi e vos nomeei para irdes e dardes fruto, e o vosso fruto permanecer, de sorte que tudo quanto em Meu nome pedirdes ao pai, Ele vo-lo concederá. Isto vos mando: QUE VOS AMEIS UNS AOS OUITROS».
 
 
O ÓDIO DO MUNDO – «Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, Me aborreceu a Mim. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes Eu vos escolhi do mundo. Por isso é que o mundo vos aborrece. Lembrai-vos da palavra que vos disse: “Não é o servo maior que o seu senhor”. Se a Mim Me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a Minha palavra, também guardarão a vossa. mas tudo isto vos farão por causa do Meu nome por não conhecerem Aquele que Me enviou. Se Eu não tivesse vindo, nem lhes tivesse falado, não teriam pecado; mas, agora não têm desculpa do seu pecado».«Aquele que me odeia, odeia também o Meu Pai. se não tivesse feito entre eles obras,  como nenhum outro fez, não teriam pecado; mas não só as viram, como também Me odiaram a Mim e a Meu Pai. Mas isto é para que se cumpra a palavra que está escrita na Sua Lei: «Odiaram-Me sem motivo». «Mas, quando vier o Consolador, que vos hei-de enviar da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, Ele testificará de Mim. E vós também testificais, pois estivestes Comigo desde o princípio».
 
 
 
Amanhã, dia 18/3/12, segue-se o Capítulo seguinte do Evangelho de SÃO JOÃO.

António Fonseca

aarfonseca0491@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...