quarta-feira, 14 de março de 2012

Nº 1224 - 2ª Página - EVANGELHO, SEGUNDO S. LUCAS - ANO B – 14 DE MARÇO DE 2012

 
(12)
 
Nº 1224-2ª Página

EVANGELHO DE S. JOÃO
 
VII – A ÚLTIMA PÁSCOA
 
 
JESUS ANUNCIA A SUA GLORIGFICAÇÃO PELA SUA MORTE … Entre os que tinham subido para adorar, no dia da festa, havia alguns gregos. Foram ter com Filipe, que era de Betsaida, da Galileia, e fizeram-lhe este pedido: «Senhor, queríamos ver a Jesus». Filipe foi dizê-lo a André, e então André e Filipe foram comunicá-lo a Jesus. Respondeu-lhes Ele: «Chegou a hora de ser glorificado o Filho do Homem. Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto. Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo aborrece a sua vida conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém quer servir-Me, que Me siga; e, onde Eu estiver, ali estará também o Meu Servidor. E se alguém Me servir, Meu Pai há-de honrá-lo. Agora a Minha alma está perturbada; e que direi Eu? Pai, salva-Me desta hora? Mas por causa disto é que cheguei a esta hora. Pai, glorifica o Teu nome». Então veio uma voz do Céu que dizia: «Já O glorifiquei e tornarei a glorificá-Lo». Ora a multidão que ali estava, e que tinha ouvido, dizia que havia um trovão. Outros diziam: «Foi um anjo que Lhe falou». Disse Jesus: «Não foi por Minha causa, que se fez ouvir esta voz, foi por vossa causa. Agora é que é o julgamento deste mundo; agora é que será expulso o príncipe deste mundo; e Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a Mim». E dizia isto para indicar de que morte ia morrer. Respondeu-Lhe a multidão: «Nós sabemos, pela Lei, que o Messias permanece para sempre; como é que dizes que o Filho do Homem tem de ser levantado? Quem é esse Filho do Homem?» Jesus então declarou-lhes: «A luz ainda está convosco por um pouco de tempo; andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos surpreendam. Quem anda nas trevas, não sabe para onde vai. Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz». Jesus falou assim e depois retirou-Se, escondendo-Se deles.
 
CONCLUSÃO: A INCREDULIDADE DOS JUDEUS – … Embora tivesse feito tantos milagres na sua presença, não acreditavam n’Ele. Cumpria-se assim a palavra que o profeta Isaías proferira:
 
«Senhor, quem acreditou na nossa palavra?
E o braço do Senhor a quem se revelou
 
E o motivo pelo qual não podiam acreditar era o que Isaías tinha dito ainda:
 
«Cegou-lhes os olhos e embotou-lhes o espírito,
a fim de não verem com olhos
e não entenderem com o espírito,
nem se converterem para Eu os curar».
 
Isto disse Isaías, quando viu a Sua glória e falou d’Ele. No entanto, mesmo entre os chefes, muitos acreditaram n’Ele, mas, por causa dos fariseus, Não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga. É que amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus. Erguendo a voz, Jesus disse: «Quem acredita em Mim, não é em Mim  que acredita, mas n’Aquele que Me enviou; e quem Me vê a Mim, vê Aquele que Me enviou. Eu vim como luz ao mundo, para que todo aquele que crê em Mim não permaneça nas trevas. Se alguém ouvir as Minhas palavras e as não guardar, não sou Eu que o condeno, porque não vim para condenar o mundo, mas para o salvar. Quem Me rejeita e não acolhe as Minhas palavras, tem quem o condene. A palavra que anunciei é que há-de condená-lo no último dia. Porque Eu não falei por Mim mesmo: o Pai, que Me enviou, foi quem determinou o que devo dizer e anunciar. Eu sei que o Seu mandamento é vida eterna. Portanto, as coisas que digo, digo-as como o Pai mas comunicou a Mim».
 
 
Amanhã, dia 16/3/12, segue-se o Capítulo seguinte do Evangelho de SÃO JOÃO.

António Fonseca

aarfonseca0491@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...