terça-feira, 27 de março de 2012

Nº 1237 - 2ª Página – ACTOS DOS APÓSTOLOS – evangelista S. Lucas – 27 DE MARÇO DE 2012

 
 
Ver NOTA INICIAL ontem publicada:
 
 
++++++++++++++++++++++++
 
 
Nº 1237-2ª Página

ACTOS DOS APÓSTOLOS
 
 
II – A IGREJA DE JERUSALÉM PONTO DE PARTIDA
 
 
Discurso de Pedro à multidão – De pé, com os onze, Pedro, ergueu a voz e dirigiu-lhes então estas palavras: «Homens da Judeia e todos vós que residis em Jerusalém, ficai sabendo isto e prestai atenção às minhas palavras. Não, estes homens não estão embriagados como imaginais, pois ainda vamos na terceira hora do dia. Mas tudo isto é a realização do que disse o profeta Joel:
 
«Nos últimos dias, diz o Senhor:
derramarei o Meu Espírito sobre toda a criatura.
Os vossos filhos e as vossas filhas
hão-de profetizar;
os vossos jovens terão visões
e os vossos velhos terão sonhos.
Certamente, sobre os Meus servos e as Minhas servas
derramarei o Meu Espírito nesses dias,
e eles hão-de profetizar.
Farei ver prodígios, em cima, no céu,
e sinais, em baixo na terra;
Sangue, fogo, emanações de fumo.
O Sol tornar-se-á em trevas e a Lua em sangue,
antes de vir do dia do Senhor,
grande e glorioso.
E então, todo aquele que invocar
o nome do Senhor será salvo»
 
«Homens de Israel, escutai estas palavras: Jesus de Nazaré, Homem acreditado por Deus junto de vós, com milagres, prodígios e sinais que Deus realizou no meio de vós, por Seu intermédio, como vós próprios sabeis, a Este, depois de entregue, conforme o desígnio imutável e a previsão de Deus, matastes, cravando-O na cruz, pela mão de gente perversa. Mas Deus ressuscitou-O, libertando-O doas grilhões da morte, pois não era possível que ficasse sob o seu domínio. David diz a Seu respeito:
 
«Eu via, constantemente, o Senhor
diante de mim,
por estar à minha direita, a fim
de eu não vacilar.
Por isso é que o meu coração se alegra
e a minha língua exulta,
e até a minha carne repousará na esperança;
porque não abandonarás a minha alma na habitação dos mortos,
nem permitirás que o teu Santo conheça
a decomposição.
Deste-me a conhecer os caminhos da Vida,
hás-de encher-me de alegria com a Tua presença».
 
«Irmãos, seja-me permitido falar-vos sem rodeios: o patriarca David morreu e foi sepultado, e o seu túmulo encontra-se, ainda hoje, entre nós. Mas, como era profeta e sabia que Deus lhe prometera, sob juramento, que um dos descendentes do seu sangue havia de sentar-Se no seu trono, viu e proclamou, antecipadamente, a Ressurreição de Cristo por estas palavras:
 
«Não O abandonarás na habitação dos mortos e não permitirás que a sua carne conheça a decomposição».
 
«Foi este Jesus que Deus ressuscitou, do que nós somos testemunhas. Tendo sido elevado pela direita de Deus, recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou o que vedes e ouvis. Porque David não subiu aos céus, Ele próprio diz:
 
«O Senhor disse ao meu Senhor:
Senta-Te à Minha direita,
até Eu pôr os Teus inimigos
por escabelo dos Teus pés.
 
Saiba toda a casa de Israel, com absoluta certeza, que Deus estabeleceu, como Senhor e Messias, a esse Jesus por vós crucificado».
 
=============================================================
 
Amanhã, dia 28/3/12, se Deus o permitir, prosseguirei esta transcrição.

António Fonseca

aarfonseca0491@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...