sábado, 10 de março de 2012

Nº 1220 - 2ª Página - EVANGELHO, SEGUNDO S. LUCAS - ANO B – 10 DE MARÇO DE 2012

 
(9)
 
 
Nº 1220-2ª Página

EVANGELHO DE S. JOÃO
 
 
V – FESTA DOS TABERNÁCULOS
 
9 – CURA DUM CEGO DE NASCENÇA …Passando Jesus, viu um cego de nascença. E os Seus discípulos perguntaram-Lhe: «Rabbi, quem pecou, este ou os seus pais, para que nascesse cego?» Jesus respondeu: «Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim, para se manifestarem nele as obras de Deus. Convém que Eu faça as obras d’Aquele que Me enviou, enquanto é dia; a noite vem, na qual ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a Luz do mundo». Tendo dito isto, cuspiu na terra, fez lodo com a saliva e untou com ele os olhos do cego; e disse-lhe: «Vai lavar-te na piscina de Siloé (que significa o Enviado)». Foi, pois, lavou-se e voltou vendo. Então os vizinhos e aqueles que tinham visto que era cego diziam: «Não é este aquele que estava sentado a mendigar?» Uns diziam: «É este». E outros: «Parece-se com ele». Ele dizia: «Sou eu». Diziam-lhe então: «Como é que os teus olhos se abriram?» Ele respondeu: «O homem, chamado Jesus, fez lodo, untou-me os olhos e disse-me: Vai à piscina de Siloé, e lava-te. Então fui, lavei-me e vi». Disseram-lhe pois: «Onde está Ele?» Respondeu: «o sei». Levaram os fariseus o que dantes era cego. E era um sábado, quando Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos. Tornaram então os fariseus a perguntar-lhe como vira, e ele disse-lhes: «Pôs-me lodo sobre os olhos, lavei-me e vejo». Então, alguns dos fariseus diziam: «Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado». Diziam outros: «Como pode um pecador fazer tais prodígios?» E havia desacordo entre eles. Tornaram, pois, a dizer ao cego: «Tu que dizes d’Aquele que te abriu os olhos?» E ele respondeu: «Que é profeta». Os judeus, porém, não creram que ele tivesse sido cego e que agora visse enquanto não chamaram os pais dele. Perguntaram-lhes: «É este o vosso filho que dizeis ter nascido cego? Como é que vê agora?» Os pais responderam-lhes: «Sabemos que este é o nosso filho e que nasceu cego; mas como agora vê, não sabemos, nem quem lhe tenha aberto os olhos; tem idade, perguntai-lho e ele falará por si mesmo». Seus pais disseram isto porque temiam os judeus. porquanto os judeus já tinham resolvido que, se alguém confessasse ser Ele o Cristo, fosse expulso da sinagoga. por isso é que os seus pais disseram: «Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo». Chamaram pois, pela segunda vez, o homem que tinha sido cego, e disseram-lhe: «Dá glória a Deus! Nós sabemos que esse homem é pecador». Ele respondeu: «Se é pecador, não sei; uma coisa sei, é que, havendo sido cego, agora vejo». E tornaram a dizer-lhe: «Que te fez  Ele? Como te abriu os olhos?» Respondeu-lhes: «Já vo-lo disse, e não ouvistes; para que quereis tornar a ouvir? Quereis vós, porventura, fazer-vos também Seus discípulos?» Então injuriaram-no e disseram-lhe: «Discípulo d’Ele sejas tu; nós somos discípulos de Moisés. sabemos bem que Deus falou a Moisés, mas Este não sabemos de onde é». O homem  respondeu: «Nisto está a maravilha, que vós não saibais de onde Ele é e me abrisse os olhos; ora nós sabemos que Deus não ouve os pecadores; mas se alguém é temente a Deus e faz a Sua vontade, a esse ouve. Desde o principio do mundo nunca se ouviu dizer que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença. Se Ele não fosse de Deus nada poderia fazer». Responderam-lhe eles: «Tu nasceste inteiramente em pecado, e ensina-nos a nós?» E expulsaram-no. Jesus ouviu dizer que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: «Tu crês no Filho do Homem?» Ele respondeu: «Quem é Ele, Senhor, para que n’Ele creiaJesus disse-lhe: «Tu já o viste: é Ele que fala contigo». respondeu-lhe ele: «Creio Senhor» E prostrou-se diante d’Ele. Jesus disse-lhe: «Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não veem vejam, e os que veem sejam cegos». Alguns fariseus que estavam com Ele, ouvindo isto, disseram-Lhe: «Também nós somos cegos?» Respondeu-lhes Jesus: «Se fôsseis cegos, não teríeis pecado. mas como agora dizeis: Vemos! por isso, o vosso pecado permanece
 
 (10)
 
 
10 – O BOM PASTOR – … «Em verdade, em verdade vos digo que aquele que não entra pela porta, no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele que entra pela porta, é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre e as ovelhas ouvem a sua voz; e chama pelo nome as suas ovelhas, e leva-as para fora. E depois de fazer sair todas as ovelhas, vai adiante delas e as ovelhas seguem-no, porque conhecem a sua voz. Mas não seguirão um estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos». Jesus disse-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que lhes dizia. Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo que Eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de Mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; Se alguém entrar por Mim, salvar-se-á; entrará e sairá e achará pastagens. O ladrão não vem senão roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham, em abundância». «Eu Sou o Bom Pastor: O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. Mas o mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge, enquanto o lobo as arrebata e dispersa, porque é mercenário e não se importa das ovelhas. Eu Sou o Bom  Pastor: conheço as Minhas ovelhas e as Minhas ovelhas conhecem-Me. Assim como o Pai Me conhece, também Eu conheço o Pai e dou a Minha vida pelas minhas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco e também tenho de as conduzir; ouvirão a Minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor». «Por isto, o Pai ama-Me, porque dou a Minha vida, para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira; sou Eu que a dou por Mim mesmo. tenho poder para a dar e para tornar a tomá-la; este mandamento recebi de Meu Pai». Tornou pois, a haver divisão, entre os judeus por causa dessas palavras. E muitos deles diziam: «Tem demónio e está fora de Si; porque O ouvis?» Diziam outros: «Estas palavras não são de um endemoninhado: pode porventura um demónio abrir os olhos aos cegos?».
 
 
Amanhã, dia 11/3/12, segue-se o Capítulo seguinte do Evangelho de SÃO JOÃO.

António Fonseca

aarfonseca0491@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...