quarta-feira, 28 de março de 2012

Nº 1238 - 2ª Página – ACTOS DOS APÓSTOLOS – evangelista S. Lucas – 28 DE MARÇO DE 2012

 
Ver NOTA INICIAL publicada em 19/3:
 
++++++++++++++++++++++++
 
 
Nº 1238-2ª Página

ACTOS DOS APÓSTOLOS
 
 
II – A IGREJA DE JERUSALÉM PONTO DE PARTIDA
 
 
c) Uma comunidade modelo – Eram assíduos, ao ensino dos Apóstolos, à união fraterna, à fracção do pão, e às orações. Perante os inumeráveis prodígios e milagres realizados pelos Apóstolos, o temor dominava todos os espíritos. Todos os crentes viviam unidos e possuíam tudo em comum. Vendiam terras e outros bens e distribuíam o dinheiro por todos, de acordo com as necessidades de cada um. Como se tivessem uma só alma, frequentavam diariamente o Templo. Partiam o pão em suas casas e tomavam o alimento com alegria e simplicidade de coração louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor aumentava, todos os dias o número dos que tinham entrado no caminho da salvação.
 
3  d) – Poder messiânico de PedroPedro e João subiram ao Templo, para a oração da nona hora. E era para ali trazido um certo homem, coxo desde o ventre materno, que todos os dias colocavam à porta do Templo, chamada a Formosa, para pedir esmola àqueles que lá entravam. Ao ver Pedro e João quase a entrarem no Templo, pediu-lhes esmola. Pedro, juntamente com João, olhando-o fixamente, disse-lhe: «Olha para nós». O coxo tinha os olhos nos dois, esperando receber alguma coisa deles. Mas Pedro disse-lhe: «Não tenho ouro nem prata, mas vou dar-te o que tenho: Em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda!» E, segurando-o pela mão direita, ergueu-o. No mesmo instante, os pés e os artelhos se lhe tornaram firmes. De um salto, pôs-se de pé, começou a andar, e entrou com eles no Templo, caminhando, saltando e louvando a Deus. Todo o povo o viu a caminhar e a louvar a Deus. Bem o conheciam, como sendo aquele que se costumava sentar à porta Formosa do Templo, a mendigar, e ficaram cheios de assombro e estupefactos com o que lhe acabava de suceder. E, como ele não deixasse Pedro e João, todo o povo, cheio de assombro, se juntou a eles sob o chamado Pórtico de Salomão.
 
Discurso de Pedro ao povo – Ao ver isto, Pedro dirigiu a palavra ao povo: «Homens de Israel, porque vos admirais com isto? Porque nos olhais, como se fosse por nosso próprio poder ou piedade que tivéssemos feito andar este homem? O Deus de Abraão, de Isaac e de Jacob, o Deus dos nossos pais, glorificou o Seu servo Jesus que vós entregastes e negastes na presença de Pilatos, estando ele resolvido a libertá-lO. Negaste o Santo e o Justo e pedistes a libertação de um assassino. Destes a morte ao Príncipe da Vida, mas Deus ressuscitou-O dos mortos, de que somos testemunhas. Pela fé no Seu Nome, este, a quem vedes e conheceis, recobrou as forças. E a fé que d’Ele nos vem curou completamente este homem na vossa presença. Agora, irmãos, sei que agistes por ignorância, como também os vossos chefes. Dessa forma, Deus cumpriu o que antecipadamente anunciara pela boca de todos os profetas: Que o Seu Messias havia de padecer. Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que os vossos pecados sejam apagados e, assim o Senhor vos conceda os tempos de refrigério. Ele enviará, então, Aquele que vos foi destinado, o Messias Jesus, que deve permanecer no Céu até ao momento da restauração de todas as coisas, de que Deus falou outrora pela boca dos Seus santos profetas. Moisés disse: «O Senhor Deus suscitar-vos-á um Profeta como eu dentre os vossos irmãos. Escutá-Lo-eis em tudo quanto vos disser. Quem não escutar esse Profeta será exterminado do meio do povo». E, por outro lado, todos os profetas que falaram, a partir de Samuel e dos outros sucessores, anunciaram igualmente estes dias. Vós sois os filhos dos profetas e da Aliança que Deus concluiu com vossos pais quando disse a Abraão: Na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra. Foi primeiramente, para vós que Deus suscitou o Seu Servo e O enviou, para vos abençoar, afastando a cada um de vós das suas más ações».
 
 
=============================================================
 
Amanhã, dia 29/3/12, se Deus o permitir, prosseguirei esta transcrição.

António Fonseca

aarfonseca0491@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...