(16)
Nº 1228-2ª Página
EVANGELHO DE S. JOÃO
EVANGELHO DE S. JOÃO
VII – A ÚLTIMA PÁSCOA
ÚLTIMA CEIA
16 – «Disse-vos estas coisas para não sucumbirdes. Excluir-vos-ão das sinagogas, aproxima-se a hora em que todo aquele que vos matar julgará prestar um serviço a Deus. Procederão assim por não terem conhecido nem o Pai nem a Mim. Mas, disse-vos isto para que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que já vo-lo tinha dito; e não vo-lo disse desde o princípio, porque estava convosco».
A VINDA DO ESPÍRITO SANTO – …«Mas, agora vou para Aquele que Me enviou e nenhum de vós Me pergunta: «Para onde vais?» Mas, por vos ter dito estas coisas, encheu-se o vosso coração de tristeza. Contudo, digo-vos a verdade: Convém-vos que Eu vá; porque, se Eu não for, o Consolador não virá a vós e se Eu for, enviar-vo-lo-ei. E quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque não creem em Mim; da justiça, porque vou para o Pai e não Me vereis mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo está condenado. Ainda tenho muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis suportar agora. Quando vier o Espírito da Verdade, Ele guiar-vos-á para a verdade total, porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e anunciar-vos-á o que há-de vir. Ele glorificar-Me-á, porque há-de receber do que é Meu, para vo-lo anunciar. Tudo quanto o Pai tem é Meu; por isso vos disse que há-de receber do que é Meu, para vo-lo anunciar».
ANÚNCIO DO REGRESSO DE JESUS – «Dentro em pouco já não Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me». Então alguns dos Seus discípulos disseram entre si: «Que significa isto que nos diz? Dentro em pouco já não Me vereis, e pouco depois voltareis a ver-Me», e, ainda: «Eu vou para o Pai?» Diziam pois: «Que é esse pouco tempo de que Ele fala? Não sabemos o que Ele quer dizer». Jesus percebeu que O queiram interrogar e disse-lhes: «Inquiris entre vós acerca disto que disse: “Dentro em pouco não Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me?” Em verdade, em verdade vos digo: Chorareis e lamentar-vos-eis; o mundo alegrar-se-á e vós estareis tristes; mas a vossa tristeza converter-se-á em alegria. A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz o menino, já se não lembra da aflição, pelo prazer de ter vindo ao mundo um homem. Agora, na verdade, sentis tristeza, mas Eu hei-de ver-vos de novo; e o vosso coração alegrar-se-á e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria». «Nesse dia, nada Me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a Meu pai, em Meu nome, Ele vo-lo dará. Até agora, nada pedistes em Meu nome; pedi e recebereis para a vossa alegria ser completa». «Disse-vos isto em parábolas, mas vai chegar a hora em que não vos falarei mais em parábolas: Falar-vos-ei abertamente acerca do Pai. Nesse dia, pedireis em Meu nome, e não vos digo que rogarei por vós ao Pai, porque o próprio Pai vos ama, pois vós Me amastes e acreditastes que saí e Deus. Saí do Pai e vim ao mundo; de novo deixo o mundo e vou para o Pai». Disseram-Lhe os Seus discípulos: «Agora falas abertamente e não dizes parábola alguma. Agora sabemos que conheces tudo e não precisas que ninguém Te interrogue. Por isso. cremos que saíste de Deus». Respondeu-lhes Jesus: «Acreditais-Me agora? Olhai que vai chegar a hora, e já se aproxima, em que sereis dispersos cada um para seu lado, e Me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está Comigo». «Digo-vos isto para terdes paz em Mim; no mundo tereis aflições, mas tende confiança! Eu venci o mundo».
Amanhã, dia 19/3/12, segue-se o Capítulo seguinte do Evangelho de SÃO JOÃO.
António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.