sexta-feira, 23 de março de 2012

Nº 1233 - 2ª Página - EVANGELHO, SEGUNDO S. LUCAS - ANO B – 23 DE MARÇO DE 2012

 
 
(21)
 
 
Nº 1233-2ª Página

EVANGELHO DE S. JOÃO
 
 
VIII – RESSURREIÇÃO DE JESUS
 
 
21 – APARIÇÃO NAS MARGENS DO LAGO DE TIBERÍADES …Depois disto, Jesus manifestou-Se outra vez aos discípulos junto ao mar de Tiberíades e manifestou-Se assim: Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Gémeo, e Natanael, que era de Canaã de Galileia, assim como os filhos de Zebedeu e mais dois dos Seus discípulos. Disse-lhes Simão: «Vou pescar». Eles responderam: «Nós também vamos contigo». Saíram e subiram para o barco, mas naquela noite não apanharam nada. Ao surgir a manhã, Jesus apresentou-Se na praia, mas os discípulos não sabiam que era Ele. Disse-lhes então Jesus: «Rapazes, tendes algum peixe que se coma?» Responderam-Lhe: «Não»?. Disse-lhes Ele: «Lançai as redes para o lado direito do barco e haveis de encontrar». Lançaram-na, pois, e mal a podiam arrastar devido à grande quantidade de peixe. Então, o discípulo predileto de Jesus disse a Pedro: «É o Senhor». E, quando Simão Pedro ouviu dizer que era o Senhor, enfiou a túnica, pois estava nu, e lançou-se ao mar. Os outros discípulos, que estavam distantes da terra apenas uns duzentos côvados, voltaram no barco, puxando a rede com os peixes. Logo que saltaram para terra, viram ali umas brasas com peixe em cima, e pão. Disse-lhes Jesus: «Trazei dos peixes que apanhastes agora». Simão Pedro subiu à barca e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, sendo tantos, não se rompeu a rede. Disse-lhes Jesus: «Vinde comer». E nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar-Lhe: «Quem és Tu?» por saberem que era o Senhor. Então, Jesus aproximou-Se, tomou o pão e deu-lho, fazendo o mesmo com o peixe. Foi esta a terceira vez que Jesus Se manifestou aos Seus discípulos, depois de ter ressuscitado dos mortos.
 
 
A TRIPLÍCE CONFISSÃO DE PEDRODepois da refeição, Jesus perguntou a Simão Pedro: «Simão, filho de João, tu amas-Me mais do que estes?» Ele respondeu: «Sim, Senhor. Tu sabes que Te amo». Jesus disse-lhe: «Apascenta os Meus cordeiros». Voltou a dizer-lhe segunda vez: «Simão, filho de João, tu amas-Me?» Ele respondeu: «Sim, Senhor. Tu sabes que Te amo». Jesus disse-lhe: «Apascenta as Minhas ovelhas». Perguntou-lhe terceira vez: «Simão, filho de João, tu amas-MePedro entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez. «Tu amas-Me?» E respondeu-lhe: «Senhor, Tu sabes tudo, Tu bem sabes que Te amo». Jesus disse-lhe: «Apascenta as Minhas ovelhas». «Em verdade, em verdade te digo: Quando eras mais novo, tu mesmo te cingias e andavas por onde querias; mas, quando fores velho, estenderás as tuas mãos e outro te cingirá e te levará para onde tu não queres». E disse isto para indicar o género de morte com que ele havia de glorificar a Deus. Depois destas palavras, acrescentou: «Segue-Me».
Pedro, voltando-se, viu que o seguia o discípulo que Jesus amava, aquele que, durante a ceia, se inclinara sobre o Seu peito e Lhe perguntara: «Senhor quem é que Te vai entregar?» Ao vê-lo, Pedro disse a Jesus: «Senhor e deste que será?» Disse-lhe Jesus: «Se Eu quiser que ele fique até que Eu venha, que tens com isso? Tu segue-Me». Divulgou-se, pois, entre os irmãos, o boato de que aquele discípulo não morreria. Jesus, não lhe disse que não morreria, mas sim: «se Eu quiser que ele fique até que Eu venha, que tens com isso?».
 
 
 
CONCLUSÃO
 
 
É esse o discípulo que dá testemunho destas coisas e as escreveu; e nós sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Há ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se elas se escrevessem, uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se tinham de escrever.
 
 
=============================================================
 
 
Amanhã, dia 24/3/12, se Deus o permitir, darei início à transcrição do livro dos ACTOS DOS APÓSTOLOS – que, como diz na sua Introdução - é a segunda parte dum único plano concebido por um único autor – o evangelista Lucas.
 
 
 

António Fonseca

aarfonseca0491@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...