sexta-feira, 9 de março de 2012

Nº 1219 - 2ª Página - EVANGELHO, SEGUNDO S. LUCAS - ANO B – 9 DE MARÇO DE 2012

(8)
 
Nº 1219-2ª Página

EVANGELHO DE S. JOÃO
 
V – FESTA DOS TABERNÁCULOS
 
8 – A MULHER ADÚLTERAJesus foi para o monte das Oliveiras. De madrugada, apareceu outra vez no Templo, e todo o povo ia ter com Ele. Sentou-Se, então, e pôs-Se a instruí-los. Entretanto, os escribas e fariseus trouxeram-Lhe uma mulher apanhada em adultério e, depois de a colocarem no meio, disseram-Lhe: «Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. Ora Moisés, na Lei, mandou-nos apedrejar tais mulheres. E tu que dizes?» Isto diziam eles para lhe armarem uma cilada, a fim de terem de que O acusar. Mas Jesus, inclinando-Se, pôs-Se a escrever no chão com o dedo. Como persistissem em interrogá-l’O, ergueu-Se e disse-lhes: «Quem de vós estiver sem pecado seja o primeiro a lançar-lhe uma pedra!» E, inclinando-Se novamente, recomeçou a escrever no chão. Eles, porém, quando isto ouviram, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, e ficou só Jesus com a mulher que continuava ali no meio. Jesus ergueu-Se e disse-lhe: «Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?» Ela respondeu: «Ninguém, Senhor.» «Nem Eu te condeno, volveu-lhe Jesus. «Vai e doravante não tornes a pecar».
 
JESUS É A LUZ DO MUNDO – … Jesus falou-lhes novamente nestes termos: «Eu sou a Luz do mundo. Quem Me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida». Disseram-Lhe então os fariseus: «Tu dás testemunho de Ti mesmo: O Teu Testemunho não é verídico!» Disse-lhe Jesus em resposta: «Ainda que te dê testemunho de Mim mesmo, é verídico o Meu Testemunho, porque sei de onde vim e para onde vou! Vós, porém, não sabeis donde venho, nem para onde vou. Vós julgais segundo a carne. Eu não julgo ninguém. Mesmo que Eu julgue, é verdadeiro o Meu juízo, porque não são Eu só, sou Eu e o Pai, que Me enviou». «Ora na nossa Lei está escrito que é verídico o testemunho de duas pessoas. Sou Eu a dar testemunho de mim mesmo e dá testemunho de Mim o pai, que Me enviou». Perguntaram-Lhe então: «Onde está o Teu Pai?» Jesus respondeu: «Nem a Mim Me conheceis, nem a Meu Pai. Se Me conhecêsseis, também conheceríeis a Meu Pai». Jesus disse estas palavras na Tesouraria, quando estava a ensinar no Templo. E ninguém O prendeu, porque ainda não chegara a sua hora.
 
AVISO AOS JUDEUS INCRÉDULOS Disse-lhes ainda: «Eu vou-Me embora: Vós haveis de procurar-Me e morrereis no vosso pecado. Para onde Eu vou, vós não podeis ir». Diziam então os judeus: «Irá Ele matar-Se? Pois está a dizer: Para onde Eu vou, vós não podeis ir Ele foi-lhes dizendo: «Vós sois cá de baixo. Eu sou lá de cima; vós sois deste mundo. Eu não sou deste mundo». «Ora Eu disse-vos: Morrereis no vosso pecado porque, se não acreditardes que Eu sou, morrereis no vosso pecado». Perguntaram-Lhe então: «Tu quem és?» Disse-Lhe Jesus: «Em absoluto, o que precisamente vos digo! Tenho, a vosso respeito, muito que dizer e que julgar. Mas Aquele que Me enviou é verídico e Eu, o que Lhe ouvi, ao mundo comunico». Eles não perceberam que lhes falava do Pai. Disse então Jesus: «Quando elevardes o Filho do Homem, então sabereis quem Eu sou e que por Mim nada faço, mas conforme o Pai Me ensinou é que falo. Aquele que Me enviou está Comigo; não Me deixou só, porque Eu sempre faço o que é do Seu agrado».
 
JESUS E ABRAÃO – … Enquanto assim falava, muitos acreditaram n’Ele. Dizia então Jesus aos judeus que n’Ele tinham acreditado: «Se permanecerdes na Minha Palavra, sereis verdadeiramente Meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade libertar-vos-á». Eles responderam-Lhe: «Nós somos a descendência de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém; Como é que Tu dizes: Ficareis livres Retorquiu-lhes Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: todo aquele que comete o pecado é escravo do pecado. Ora o escravo não fica na sua casa para sempre; o filho é que fica para sempre. Portanto, se o Filho vos libertar, sereis realmente livres. Eu sei que sois a descendência de Abraão, mas vós procurais matar-Me porque a Minha palavra não tem cabimento em vós. Eu digo o que vi junto de Meu Pai e vós fazeis o que ouvistes ao vosso pai». Disseram-Lhe eles em resposta: «O nosso pai é Abraão!» «Se fôsseis filhos de Abraão, disse-lhes Jesus, faríeis as obras de Abraão. Mas vós procurais matar-Me, a Mim que vos disse a verdade que ouvi a Deus! Isso não fez Abraão! Vós fazeis as obras do vosso pai». Disseram-Lhe eles: «Nós não nascemos da prostituição; só temos um Pai que é Deus». «Se fosse Deus o vosso Pai, vós amar-Me-íeis, pois de Deus é que Eu saí e venho. É que Eu não vim de mim  próprio mas foi Ele que Me enviou. Porque motivo não entendeis a Minha linguagem? Porque não podeis ouvir a Minha Palavra? Vós sois filhos de um pai que é o Diabo e quereis cumprir os desejos do vosso pai. Ele foi assassino desde o princípio e não se manteve na verdade, porque nele não há verdade. Quando profere a mentira, fala do que lhe é próprio, porque também é mentiroso e pai da mentira. Mas a Mim, que vos digo a verdade, porque motivo não Me acreditais? Qual de vós me acusará de pecado? Se vos digo a verdade, porque motivo Me não acreditais? Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; o motivo porque as não escutais é que não sois de Deus». Disseram-Lhe os judeus em resposta: «Não é com razão que nós dizemos que Tu és samaritano e estás possesso do demónio?» «Eu não estou possesso do demónio, retorquiu Jesus; honro a Meu Pai, ao passo que vós Me afrontais. Eu não procuro a Minha glória; há Quem a procura e faça justiça. Em verdade, em verdade vos digo: Se alguém guardar a Minha palavra, nunca mais verá a morte». Disseram-Lhe os judeus: «Agora sabemos nós que estais possesso do demónio. Abraão morreu, os profetas também, e Tu dizes: Se alguém guardar a Minha Palavra, nunca mais experimentará a morte. Serás Tu maior que o nosso pai Abraão, que morreu? E os profetas morreram também! Quem pretendes ser?» Jesus replicou: «Se Eu Me glorificar a Mim mesmo nada será a Minha glória. É Meu Pai Quem Me glorifica. Ele de quem dizeis: é o nosso Deus. Vós, porém, não O conheceis; Eu é que O conheço. E se dissesse que O não conhecia, seria, como vós, mentiroso. Mas Eu conheço-O e guardo a Sua Palavra. O vosso pai Abraão exultou com a ideia de ver o Meu dia; viu-o e rejubilou». Disseram-lhe então os judeus: «Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão!?» Retorquiu-lhes Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo. Antes de Abraão existir, Eu sou». Então, apanharam pedras para lhas atirar, mas Jesus ocultou-Se e saiu do Templo.
 
Amanhã, dia 10/3/12, segue-se o Capítulo seguinte do Evangelho de SÃO JOÃO.

 

António Fonseca

aarfonseca0491@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...