quinta-feira, 15 de março de 2012

Nº 1225 - 2ª Página - EVANGELHO, SEGUNDO S. LUCAS - ANO B – 15 DE MARÇO DE 2012

 
(13)
 
Nº 1225-2ª Página

EVANGELHO DE S. JOÃO
 
VII – A ÚLTIMA PÁSCOA
 
ÚLTIMA CEIA
 
13 – JESUS LAVA OS PÉS AOS DISCÍPULOS … Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo para o Pai, Ele que amara os Seus que estavam no mundo, levou até ao extremo o Seu amor por eles. E, no decorrer da ceia, tendo já o Diabo metido na cabeça a Judas Iscariotes, filho de Simão, que O entregasse, sabendo Jesus que o Pai depositara nas Suas mãos todas as coisas e que havia saído de Deus e ia para Deus, levantou-Se da mesa, tirou as vestes e, tomando uma toalha, colocou-a à cinta. depois, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha que pusera à cinta. Ao chegar a Simão Pedro, este disse-Lhe: «Tu vais lavar-me os pés?» Jesus respondeu-lhe: «O que Eu faço, tu não podes entendê-lo agora, mas hás-de sabê-lo depois». Pedro insistiu: «Nunca me lavarás os pés». Jesus respondeu-lhe: «Se Eu não te lavar, não terás parte Comigo». «Senhor, disse-lhe Simão Pedro, não só os pés, mas também as mãos e a cabeçaJesus respondeu-lhe: «Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois está todo limpo. Também, vós estais limpos, mas não todos». Ele bem sabia quem O ia entregar; por isso, disse: «Nem todos estais limpos». Depois de lhes lavar os pés, de retomar as Suas vestes e de Se pôr de novo à mesa, disse-lhes: «Compreendeis o que vos fiz? Vós chamais-Me Mestre e Senhor, e dizeis bem, visto que sou. Ora, se Eu vos laveis os pés, sendo Senhor e Mestre, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que, como Eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo: Não é o servo maior que o senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Uma vez que sabeis estas coisas, felizes sereis se as puserdes em prática. Não falo de todos vós; conheço os que escolhi, mas é para se cumprir a Escritura: «O que come o pão Comigo levantou contra Mim o seu calcanhar». Desde já vo-lo digo antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis Quem Eu sou. Em verdade, em verdade vos digo: Quem recebe aquele que Eu enviar, é a Mim que recebe; e quem Me recebe a Mim, recebe Aquele que Me enviou».
 
O ANÚNCIO DA TRAIÇÃO DE JUDAS – … Dito isto, perturbou-Se Jesus interiormente e afirmou: «Em verdade, em verdade vos digo que um de vós há-de entregar-Me». Então os discípulos olharam uns para os outros, sem saberem de quem Ele falava. Ora um dos discípulos, aquele que Jesus amava, estava à mesa junto do peito de Jesus. Simão Pedro fez-lhe sinal e disse-lhe: «Pergunta-lhe de quem  fala». E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, perguntou-Lhe: «Quem é, Senhor?» Jesus respondeu: «É aquele a quem Eu der o bocado que vou molhar». E, molhando o bocado, deu-o a Judas Iscariotes, filho de Simão. E, depois de engolir o bocado, entrou nele Satanás. Disse-lhe então Jesus: «O que tens a fazer, fá-lo depressa sem demorar». Mas nenhum dos que estavam à mesa compreendeu a que propósito lhe dissera isto; porque, como Judas era quem tinha a bolsa, pensaram alguns que Jesus lhe tinha dito: Vai comprar aquilo de que precisamos para a festa; ou então que desse alguma coisa aos pobres. Tendo, pois, tomado o bocado, Judas saiu imediatamente. E era noite. Depois de ele sair, Jesus disse-: «Agora, foi glorificado o Filho do Homem e Deus foi glorificado n’Ele. Se Deus foi glorificado n’Ele, Deus também o há-de glorificar em  Si mesmo e glorificá-Lo-á sem demora».
 
A DESPEDIDA – «Filhinhos, ainda estou um pouco convosco. Procurar-Me-eis e, como disse aos Judeus, também vo-lo digo agora: “Para onde Eu vou, vós não podeis ir. Um novo mandamento vos dou: “Que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei, vós também vos deveis amar uns aos outros”. É por isto que todos saberão que sois Meus discípulos: Se vos amardes uns aos outros».
 
PREDIÇÃO DA NEGAÇÃO DE PEDRO – Disse-lhe Simão Pedro: «Para onde vais, Senhor?» Jesus respondeu: «Para onde Eu vou não podes tu seguir-Me, por agora; seguir-Me-ás depois». Disse-lhe Pedro: «Porque não posso seguir-Te agora? Por ti darei a minha vida» Disse-lhe Jesus: «Tu darás a tua vida por Mim?! Em verdade, em verdade te digo; “Não cantará o galo sem tu Me haveres negado por três vezes”».
 
 
Amanhã, dia 16/3/12, segue-se o Capítulo seguinte do Evangelho de SÃO JOÃO.

António Fonseca

aarfonseca0491@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...