sexta-feira, 16 de março de 2012

Nº 1226 - 2ª Página - EVANGELHO, SEGUNDO S. LUCAS - ANO B – 16 DE MARÇO DE 2012

 
(14)
 
 
Nº 1226-2ª Página

EVANGELHO DE S. JOÃO
 
 
VII – A ÚLTIMA PÁSCOA
 
 
ÚLTIMA CEIA
 
 
14 – JESUS PREPARA UM LUGAR PARA OS DISCÍPULOS … «Não se turve o vosso coração: Credes em Deus, credes também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora ter-vo-lo-ia dito, pois vou preparar-vos, um lugar. E, quando Eu tiver ido e vos tiver preparado um lugar, virei outra vez, e levar-vos-ei Comigo, para que, onde Eu estiver, estejais vós também. E vós sabeis para onde eu vou e conheceis o caminho». Disse-Lhe Tomé: «Senhor, nós não sabemos para onde vais; como podemos saber o caminho!» Disse-lhe Jesus: «Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim. Se vós Me conhecêsseis, também conheceríeis Meu Pai; desde agora o conheceis e O tendes visto». Filipe disse-lhe: «Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta». Disse-lhe Jesus: «Estou há tanto tempo convosco e não Me conheces Filipe? Quem Me vê, vê o Pai. Como é que tu dizes: Mostra-nos o Pai? Não crês que Eu estou no Pai e que o Pai está em Mim? As palavras que Eu vos digo, não as digo de Mim mesmo, mas o Pai que está em Mim, é que faz as obras. Acreditai que estou no Pai, e o Pai em Mim: Crede-Me ao menos por causa das mesmas obras». «Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que acredita em Mim fará também as obras que Eu faço; e fará obras maiores do que estas, porque Eu vou para o Meu Pai. E tudo quanto pedirdes em Meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em Meu nome Eu o farei».
 
 
NÃO VOS DEIXAREI ORFÃOS – …«Se Me amardes, guardareis os meus mandamentos. E Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador, para estar convosco para sempre, o Espírito da Verdade que o mundo não pode receber, porque não O vê nem conhece, mas que vós conheceis porque habita convosco e está em vós». «Não vos deixarei órfãos: voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo já Me não verá mais, mas vós ver-Me-eis; porque eu vivo, e vós vivereis. Nesse dia, conhecereis que estou em meu Pai e vós em Mim e Eu em vós. Aquele que tem os Meus Mandamentos e os guarda, esse é que Me ama, e aquele que Me ama será amado por Meu Pai, e Eu amá-lo-ei e manifestar-Me-ei a ele». Disse-lhe Judas, - não o  Iscariotes - : «Senhor, como é que Te vais manifestar a nós e não ao mundoJesus respondeu: «Se alguém Me ama, guardará a Minha Palavra; Meu Pai amá-lo-á e viremos a ele e faremos nele morada. Quem Me não ama não guarda as Minhas palavras; e a palavra que ouvistes não é Minha, mas do Pai que Me enviou. Tenho-vos dito isto, estando convosco. Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, esse ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito».
 
 
PALAVRAS DE PAZ E DE DESPEDIDA – …«Deixo-vos a Paz, a Minha Paz vos dou. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turve o vosso coração nem se atemorize. Ouvistes que Eu vos disse: Vou, mas voltarei para vós. Se Me amásseis, certamente vos alegraríeis por Eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que Eu. Disse-vo-lo agora, antes que aconteça, para que acrediteis quando acontecer. Já não falarei muito convosco, pois vai chegar o príncipe deste mundo. Ele nada pode contra Mim, mas é para que o mundo saiba que Eu amo o Pai, que faço como o Pai Me mandou». «Levantai-vos, vamo-nos daqui».
 
 
Amanhã, dia 17/3/12, segue-se o Capítulo seguinte do Evangelho de SÃO JOÃO.

António Fonseca

aarfonseca0491@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...