(2)
Nº 1212-2ª Página
EVANGELHO DE S. JOÃO
2 – AS BODAS DE CANAÃ – Três dias depois, houve um casamento em Canaã da Galileia, e a mãe de Jesus estava presente. Jesus e os Seus discípulos também foram convidados para a boda. Como viesse a faltar o vinho, a mãe de Jesus disse para Este: «Não têm vinho». Jesus retorquiu: «Que temos nós com isso, mulher? A Minha hora ainda não chegou». Sua mãe disse aos servidores: «Fazei o que Ele vos disser». Havia ali seis talhas de pedra para a purificação dos judeus, e cada uma delas levava duas ou três medida. Disse-lhes Jesus: «Enchei de água essas talhas». E encheram-mas até cima. Disse-lhes depois: «Tirai agora e levai ao chefe da mesa». Assim fizeram. O chefe da mesa, depois de provar a água transformada em vinho, como não sabia de onde viera, pois só o sabiam os servos que tinham tirado a água, chamou o noivo, e disse-lhe: «Toda a gente serve primeiro o vinho bom e, quando os convidados tiverem bebido bem, serve então o pior. Tu, porém, guardaste o vinho bom até agora». Foi este o primeiro milagre de Jesus. Realizou-o em Canaã de Galileia. Manifestou a Sua glória e os Seus discípulos acreditaram n’Ele. Depois disto, desceu a Cafarnaum com a mãe, os irmãos e os discípulos, e ali ficaram alguns dias.
A FESTA DA PÁSCOA
A PURIFICAÇÃO DO TEMPLO – … A Páscoa dos judeus estava próxima, e Jesus subiu a Jerusalém. Encontrou no Templo os vendedores de bois, de ovelhas e de pombas e os cambistas abancados. Com umas cordas, fez um chicote e expulsou-os a todos do Templo, com as ovelhas e bois. Deitou por terra o dinheiro dos banqueiros, derribou-lhes as mesas, e disse aos que vendiam pombas: «Tirai tudo isto daqui e não façais da casa de Meu Pai, casa de comércio». E os Seus discípulos lembraram-se do que estava escrito: «Devorar-Me-á o zelo pela Tua casa». Então, os judeus tomaram a palavra e disseram-Lhe: «Que sinal nos apresentas para justificares o teu proceder?» Jesus respondeu: «Destruí este santuário e Eu em três dias o levantarei». Os judeus replicaram: «Foram, precisos quarenta e seis anos para edificar este santuário e Tu reedificá-lo-ás em três dias?» Mas Ele falava do santuário do Seu corpo. Por isso, quando Ele ressuscitou dos mortos, recordaram-se os discípulos do que tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra que Jesus dissera.
ESTADIA EM JERUSALÉM – … Enquanto Ele estava em Jerusalém, pela festa da Páscoa, muitos, vendo os milagres que fazia, acreditaram no Seu nome. Mas Jesus não Se fiava neles, pois conhecia-os a todos, e não precisava de ser informado acerca de homem algum, porque Ele próprio conhecia o interior de cada um.
Amanhã, dia 2/3/12, segue-se o Segundo Capítulo do Evangelho de SÃO JOÃO.
António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.