antoniofonseca1940@hotmail.com
Mapa antigo de Israel
Segundo Discurso de MOISÉS
22 - DEVERES DE CARIDADE – «Se vires o boi ou a ovelha do teu irmão extraviados, não te desviarás deles; mas levá-los-ás a teu irmão. Se o teu irmão não estiver próximo de ti ou se não conheceres o dono, recolherás o animal em tua casa, onde permanecerá até que o teu irmão o reclame: então , entregar-lho-ás. Procederás do mesmo modo com o seu jumento, com a sua capa ou com qualquer outra coisa perdida pelo teu irmão e encontrada por ti. Não tens o direito de te desinteressares.
Se vires o jumento de teu irmão ou o seu boi caídos no caminho, não te desviarás deles, mas ajudá-los-às a levantar.
Prescrições diversas - Uma mulher não poderá usar roupas de homem e um homem não poderá vestir-se com roupas de mulher, porque o Senhor, teu Deus, abomina quem assim procede. Se encontrares no teu caminho, em cima de uma árvore ou no chão, o ninho de uma ave com as avezinhas ou os ovos cobertos pela mãe, não apanharás a mãe com a ninhada; deixarás fugir a mãe e só poderás ficar com os filhotes; procedendo assim, serás feliz e os teus dias prolongar-se-ão.
Quando edificares uma casa nova, terás uma balaustrada à volta do teto, para que a tua casa não seja ocasião de morte a alguém que venha a cair lá de cima.
Não semearás na tua vinha uma segunda semente , porque seria tudo declarado coisa santa; o grão que semeaste e o produto da vinha Não lavrarás com um boi e com um jumento atrelados juntos (2 Cor 6, 14) Não te vistas com um tecido misto, no qual a lã e o linho estejam misturados.
Porás cordões em forma de franja, nos quatro cantos do vestuário com que te cobrires (Mt 23, 5).
Leis sobre o casamento – Se um homem, depois de ter casado com, uma mulher e coabitado com ela, vier a aborrecê-la (2 Sam 13, 5), e, inventando contra ela acusações caluniosas, começar a difamá-la, dizendo;: «Casei com esta mulher e ao aproximar-me dela não a encontrei virgem», o pai e a mãe da donzela tomarão as provas da sua virgindade e apresentá-las-á diante dos sacerdotes da cidade, no tribunal. O pai da donzela dirá aos anciãos: «dei a minha filha em casamento a este homem, mas ele tomou-lhe aversão, e inventa agora acusações contra ela, dizendo: «Não encontrei na tua filha os sinais da virgindade». Ora aqui estão as provas da virgindade da minha filha!» E mostrará as roupas aos anciãos da cidade. Então os anciãos da cidade apoderar-se-ã desse homem e castigá-lo-ão condenando-o a pagar cem siclos de prata, que entregarão ao pai da donzela, em reparação da calúnia levantada contra uma virgem de Israel. Ela continuará a ser sua mulher, e ele, enquanto viver, não a poderá repudiar (Mt 19, 8 s; Mc 10, 11; Lv 16, 18). Mas, se a acusação for verdadeira e não se provar a virgindade da donzela esta será conduzida à entrada da casa de seu pai e os habitantes da sua cidade apedrejá-la-ão até que a morte sobrevenha, porque cometeu uma infâmia em Israel, prostituindo-se na casa paterna. assim extirparás o mal do meio de ti.
Se um homem for surpreendido a dormir com uma mulher casada, ambos deverão morrer; o homem que teve relações com a mulher e também a mulher. Assim farás desaparecer esse mal de Israel (Jo 8, 5).
Se uma donzela, ainda virgem, estiver noiva, e se um homem encontrando-a na cidade, coabitar com ela, levareis os dois para a porta dessa cidade e apedrejá-los-eis até que a morte sobrevenha: a donzela por não ter gritado, pedindo ajuda, encontrando-se na cidade, e o homem, por ter abusado da noiva do seu próximo. Assim extirparás o mal do meio de ti. Mas, se foi nos campos que o homem encontrou a donzela que estava noiva, e se ele usou de violência para com ela, somente morrerá o homem que a tiver violado, e nada fareis à donzela, pois ela nada fez que merecesse a morte. Porque tudo se passou como se um homem se lançasse sobre outro e o matasse traiçoeiramente. Encontrou-a no campo, a donzela gritou, mas ninguém a pôde socorrer.
Se um homem encontrar uma donzela virgem, que não esteja noiva, e sobre ela exercer violência abusando dela, e se forem surpreendidos em flagrante, o homem dará ao pai da donzela cinquenta siclos de prata, e ela tornar-se-á sua mulher, porque a violou. Não a poderá repudiar enquanto viver.
Homem algum poderá casar com a mulher de seu pai, e descobrir assim o leito paterno (1 Cor 5, 1).
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.