antoniofonseca1940@hotmail.com
Mapa antigo de Israel
Terceiro Discurso de MOISÉS
CÂNTICO DE MOISÉS
33 - BÊNÇÃO PROFÉTICA DAS TRIBOS – Eis a bênção com que Moisés, o homem de Deus, abençoou os filhos de Israel, antes de morrer. Disse assim:
«O Senhor apareceu no alto do Sinai. Resplandeceu para eles do Seir! Revelou-Se sobre o monte Pharan. Deixou as miríades santas que O rodeiam. Tendo na Sua direita uma lei de fogo – para eles! (Act 7, 53; Gal 3, 19; Heb 12, 22; Jud 14; Ap 5,11). Sim, Ele ama os povos; A Sua mão protege todos os Seus santos: E eles deitam-se a teus pés. Meditando na tua palavra (Lc 10, 39; Act 22, 3). Foi para nós que Ele ditou a lei a Moisés; E ela será a herança da comunidade de Jacob» (Jo 1, 17; 7, 19).
Tornou-se, assim, rei de Yechurum. Quando se reuniram os chefes do povo. E as tribos de Israel, de comum acordo…
Que Ruben viva e seja imortal: Que a sua descendência seja inumerável!
A Judá, dirigiu esta bênção. Escuta, Senhor, a voz de Judá. Associando-o ao seu povo: Que o braço seja poderoso. E lhe sirva de auxílio contra os inimigos».
A respeito de Levi, exprimiu-se assim:
Os thummim e os teus urim. Foram confiados ao homem que te é fiel. Que experimentaste em Massa. Reprimido pela águas do Meriba. Que diz de seu pai e de sua mãe: «Não os tenho em consideração!» Que não distingue os seus irmãos. E não conhece a seus filhos. Fiel somente à tua palavra. Guardião da tua aliança (Mt 2, 4-7; Mt 10, 37; 23, 2-4). Eles ensinam Teus preceitos a Jacob. E a tua lei a Israel. Apresentam o incenso diante do Teu rosto. E o holocausto sobre o Teu altar. Abençoa, Senhor os seus esforços. E aceita a obra das suas mãos! Esmaga os rins dos seus agressores e inimigos. Para que eles não possam levantar-se!»
A respeito de Benjamim disse: Favorito do Senhor. Repousa confiadamente junto d’Ele. Que lhe concede abrigo para sempre. Que reside nos seus ombros.
A respeito de José, falou assim: A sua terra é abençoada pelo Senhor, e possuí os dons do céu, o orvalho. Assim como os do abismo subterrâneo. Os tesouros que o sol amadurece, os que germinam durante a lua. Os produtos preciosos das antigas montanhas. E as delicias das colinas primitivas. as delicias do solo e a sua abundância. E a graça da d’Aquele que teve por trono uma sarça… Possa ela repousar sobre a cabeça de José. Sobre a fronte do eleito dos seus irmãos! (Act 7, 30-35). Como é majestoso o toiro, seu primogénito! Os seus chifres são como os do búfalo; Com eles derruba os povos. Todos juntos, até aos confins da terra. Um deles, são as miríades de Efraim, e o outros, os milhares de Manassés!»
A Zabulão disse estas palavras: «Sê feliz, Zabulão, nas tuas viagens.
E tu Isaachar, nas tuas tendas! Convidarão os povos para a montanha, para ali oferecerem sacrifícios piedosos; Porque sorverão as riquezas dos mares E os tesouros misteriosos ocultos na areia».
A respeito de Gad, disse: «Bendito seja Aquele que engrandece a Gad! Ele acampa como um leopardo. reduz a pedaços o braço e a cabeça. Ajuntou para si as primícias da conquista. E essa é a parte que o Legislador lhe reservou: Avança, entretanto, à frente das fileiras do seu povo. Fiel à justiça do Senhor e aos seus deveres para com Israel!
A respeito de Dan, disse: Dan é um leãozinho que se arroja de Basan. A Neftali disse: Ó Neftali, saciado com as divinas graças, Cumulado de bênçãos do Senhor. Que o Ocidente e o Sul sejam a tua herança!
A respeito de Aser, disse: Bendito seja Aser entre os filhos de Israel; Seja o favorito entre os seus irmãos. E que banha com o óleo o seu pé. Teus ferrolhos serão de ferro e bronze. E a tua segurança durará tanto como a tua vida…
Ninguém, ó Yechurum, é semelhante ao Todo-poderoso! Ele é o teu amparo. Ele que habita nos céus. E cuja majestade paira sobre as nuvens. Tens por refúgio o Deus primordial. Por apoio os seus braços fraternos: Ele expulsa o inimigo diante de ti. decreta a sua ruína. E Israel vive em segurança. A fonte de Jacob corre solitária. Numa terra rica de trigo e vinho. Sob os céus que lhe dão orvalho. Tu és feliz, ó Israel! Quem é como tu. Um povo que o Senhor protege? Escudo que te salva. Ele é, também, a espada que te dá o triunfo: Os teus inimigos rastejarão diante de ti, e tu calcarás as suas alturas (Is 45, 17).
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.