antoniofonseca1940@hotmail.com
Mapa antigo de Israel
Terceiro Discurso de MOISÉS
30 - PROMESSAS DE REDENÇÃO – «Quando, pois, sobrevierem todos esses acontecimentos, a bênção ou a maldição, que deixo à tua escolha, se os tomares a peito no meio de todos os povos entre os quais o Senhor te tiver desterrado, e te voltares de novo para o Senhor, teu Deus, e obedeceres à sua voz – tu e os teus filhos –com todo o teu coração, o Senhor, teu Deus, terá piedade de ti, porá fim ao teu exílio e te juntará de novo, tirando-te do meio dos povos entre os quais o Senhor te dispersou. mesmo que os teus exilados se encontrassem na extremidade dos céus, mesmo dali te chamaria o Senhor, teu Deus, e mesmo ali iria procurar-te. O Senhor, teu Deus, reconduzir-te-á ao país que teus pais possuíram e que, por tua vez possuirás, fazendo-te prosperar e multiplicar, mais que a teus pais. O Senhor, teu Deus, circuncidará teu coração e o da tua posteridade, para que ames o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma, a fim de que possas viver (Col 2, 11). O Senhor, teu Deus, desencadeará então todas as maldições sobre os teus inimigos e sobre aqueles que te odiarem e perseguirem e tu, voltando ao que é justo, serás dócil, à voz do Senhor e cumprirás todos os Seus mandamentos que hoje te prescrevo. E o Senhor, teu Deus, cumular-te-á de bens, fazendo prosperar todo o trabalho das tuas mãos, o fruto das tuas entranhas, o fruto do teu gado e o fruto do teu solo, porque o Senhor comprazer-Se-á de novo em fazer-te bem, como fez aos teus antepassados, contanto que obedeças â voz do Senhor, teu Deus, cumprindo os Seus preceitos e as Suas leis escritos neste livro da lei, e te voltes de novo para o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma.
Porque a lei que hoje te imponho não está acima das tuas forças nem fora do teu alcance (Mt 11, 30). Não está no céu, para que digas: «Quem subirá por nós ao céu e no-la irá buscar, para que a escutemos e a pratiquemos?» Não está tão-pouco do outro lado do mar, para que digas: « Quem atravessará o mar para no-la buscar e no-la fazer ouvir para que a observemos? Não, ela está muito perto de ti: está na tua boca e no teu coração: e tu a podes cumprir.
Vê, ofereço-te hoje, de um lado, a vida e o bem; do outro, a morte e o mal. Recomendo-te hoje que ames o Senhor, teu Deus, que andes nos Seus caminhos, que guarde os Seus preceitos, Suas leis e Seus decretos. Se assim fizeres, viverás, engrandecer-te-ás e serás abençoado pelo Senhor, teu Deus, na terra em que vais entrar para a possuir. Mas, se o teu coração se alhear de Mim, se não obedeceres, se te extraviares a ponto de te prostrares diante de deuses estrangeiros para os adorar, declaro-vos hoje que certamente morrereis, que os vossos dias não se prolongarão na terra em que ides entrar para a possuir, depois de ter passado o Jordão.
Tomo hoje por testemunhas os céus e a terra contra vós: coloco diante de ti a vida e a morte, a felicidade e a maldição. escolhe a vida, e então viverás com a tua posteridade. Ama o Senhor, teu Deus, escuta a Sua voz e permanece-Lhe fiel . Disto depende a vida e a longevidade dos teus dias sobre a terra que o Senhor jurou dar aos teus antepassados, Abraão, Isaac e Jacob (Jo 11, 25).
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.