antoniofonseca1940@hotmail.com
Mapa antigo de Israel
Segundo Discurso de MOISÉS
25 - LEIS DIVERSAS – «Se entre dois homens se levantar uma querela, apresentar-se-ão diante do tribunal e serão julgados; o inocente será absolvido e condenar-se-á o culpado. E se o culpado merecer a flagelação, o juiz ordenará que o estendam por terra, e que, na sua presença, lhe apliquem um número de açoites proporcional ao seu delito. Não poderá infligir-lhe mais de quarenta açoites porque, se lhe infligir mais do que isso, o teu irmão ficará aviltado aos teus olhos. Não açaimarás o boi enquanto ele pisa o grão (1 Tim 5, 18).
Se os irmãos residirem juntos, e um deles morrer sem deixar filhos, a viúva não poderá casar com um estranho; o seu cunhado é que se juntará a ela e a tomará como mulher, observando o costume do levirato (Mt 22, 24; Mc 12, 19; Lc 20, 28). E o primeiro filho que ela tiver usará o nome do irmão morto, a fim de que esse nome não se extinga em Israel. Mas, se o homem se recusar a casar com sua cunhada, esta irá ter com os anciãos no tribunal e dirá: «O meu cunhado recusa-se a perpetuar o nome do seu irmão em Israel e não quer observar o levirato para comigo». Então os anciãos da cidade mandá-lo-ão comparecer e interrogá-lo-ão. Se persistir na negativa e disser: «Não me agrada recebê-la por mulher», a cunhada aproximar-se-á dele, na presença dos anciãos, tirar-lhe-á a sandália do pé e cuspir-lhe-á no rosto, dizendo: «É assim que se deve tratar o homem quer não quer edificar a casa de seu irmão!» (Is 50, 6). E a família desse homem será chamada em Israel a família do descalçado.
Se dois homens se envolverem numa rixa, e a mulher de um deles intervier para libertar o marido do que o agride e pega a este pelas partes vergonhosas, cortar-lhe-ás as mãos, sem piedade alguma. Não terás no teu saco dois pesos desiguais, um grande e um pequeno (Ez 45, 10; Am 8, 5; Miq 6, 11). Não terás em tua casa duas medidas desiguais, uma grande e uma pequena. Só possuirás pesos exatos e leais, medidas exatas e leais, para que os teus dias se prolonguem na terra que o Senhor, teu Deus, te der. Porque o Senhor, teu Deus, abomina todos os que procedem mal e praticam uma desleal ação.
Recorda-te do que fez Amalec na viagem, quando saíste do Egipto; como te surpreendeu no caminho e caiu sobre todos os que se arrastavam na retaguarda. Estavas cansado, com as forças esgotadas, e ele não temia a Deus. Quando, pois, o Senhor, teu Deus, te livrar de todos os inimigos que te rodeiam, na terra que te há-de dar por herança, apagarás debaixo dos céus a memória de Amalec. Não o esqueças».
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.