terça-feira, 19 de março de 2013

Nº 1594 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - DEUTERONOMIO - (24) - 19 de Março de 2013

19 de Março de 2013
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t[1]_thumb

Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1592

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS (Estes já estão…) – Faltam apenas 1030 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.
DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) . Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++

Nº 1594 - 2ª Página

19 de Março de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

DEUTERONÓMIO
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]_thumb

Mapa antigo de Israel

DEUTERONÓMIO

Segundo Discurso de MOISÉS

24  -  O DIVÓRCIO – «Se um homem escolher uma mulher, coabitar com ela e depois ela deixar de lhe agradar, porque descobriu nela qualquer coisa de inconveniente; escrever-lhe-á uma carta de divórcio, entregar-lhe-á na mão e despedi-la-á de sua casa (Mt 5 31; Mc 10, 4). Se uma vez saída da casa conjugal, desposar outro homem, e este último também a aborrecer, escrever-lhe-á uma carta de divórcio, entregar-lhe-á na sua mão, e despedi-la-á de sua casa. Se o segundo marido vier a falecer, o primeiro marido, que a repudiou, não poderá voltar a recebê.-la, porque ficou contaminada. isto seria uma abominação aos olhos do Senhor, e não deves desonrar a terra que o Senhor, teu Deus, te der em herança.

Se um homem tiver casado recentemente, será dispensado do serviço militar e não lhe será imposto nenhum trabalho penoso; poderá dedicar-se livremente ao seu lar, durante um ano, para fazer feliz, a mulher com quem casou. Não receberás como penhor a mó superior e a inferior de um moinho, pois seria receber como penhor a própria vida. Se um homem tiver raptado um dos seus irmãos israelitas para fazer dele seu escravo ou para o vender, esse raptor será punido com a morte. Assim extirparás o mal do meio de ti (1 Tim 1, 10).

Observa cuidadosamente, pondo-as em prática, as prescrições relativas à lepra; cumpre fielmente tudo o que os sacerdotes, descendentes de Levi, te ensinarem, de acordo com o que lhes prescrevi. Lembra-te do que o Senhor, teu Deus, fez a Miriam, durante a vigem, quando saístes do Egipto.

Se fizeres ao teu próximo um empréstimo qualquer, não entrarás em sua casa para te garantires com algum penhor. Aguardarás de foras; é ali que o teu devedor te levará esse penhor. E se é um pobre, não te deitarás sem lhe entregar primeiro, o seu penhor; és obrigado a devolver-lho ao pôr do sol, para que possa repousar sob a sua capa e para que te abençoe, e isto será contado diante do Senhor, teu Deus, como uma boa obra.

Não explorarás o trabalhador pobre e necessitado, quer seja um dos teus irmãos, quer um dos estrangeiros que estão na tua terra, numa das tuas cidades. Entregar-lhe-ás o seu salário todos os dias,. antes do pôr do sol, porque ele é pobre e espera o salário com ansiedade. Teme que ele clame contra ti ao Senhor e isso te seja imputado como pecado (Tgo 5, 4).

Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais. Cada um será condenado à morte pelo seu proprio delito. Não violarás o direito do estrangeiro nem o do órfão e não receberás como penhor o vestido da viúva. Recorda-te que foste escravo no Egipto e que o Senhor teu Deus, te libertou. É por isso que te dou esta ordem.

Quando procederes à ceifa do teu campo e te esqueceres de algum  feixe, não voltes atrás para o levar. Deixá-lo-ás para o estrangeiro, o órfão e a viúva, a fim de que o Senhor, teu Deus, abençoe todas as obras das tuas mãos.

Quando varejares as tuas oliveiras, não voltes a colher o resto que ficou nos galhos; deixá-lo-ás para o estrangeiro, o órfão e a viúva. Quando vindimares a tua  vinha, não rebusques o que ficou: deixá-lo-ás para o estrangeiro, o órfão e a viúva. Lembra-te de que foste escravo na terra do Egipto. Por isso te dou esta ordem.

 

Tbuas-da-Lei---Moiss_thumb_thumb_thu[2]_thumb

Os Dez Mandamentos

Discursos de Moisés durante o Êxodo e Apêndice relatando a fim da sua atuação e a sua morte,

antes de chegar à Terra Prometida

Textos do LivroDEUTERONÓMIOdo ANTIGO TESTAMENTO

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

19 de MARÇO de 2013 – 10.15 h
ANTÓNIO FONSECA
7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2],

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...