antoniofonseca1940@hotmail.com
Mapa antigo de Israel
Introdução
É incontestável que o autor deste livro dispôs de documentos anteriores à conquista de Jerusalém feita por David (Jos 15, 63) e à conquista de Gezer feita pelo Faraó, sogro de Salomão (Jos 16, 10; I Reis 9, 17). O que não se sabe é quem o escreveu, nem a data em que foi escrito.
Divide-se em duas partes e termina com um Epílogo.
PRIMEIRA PARTE : – Conquista da Terra Prometida (1-12); Exortação de Deus a Josué (1). Os exploradores de Jericó (2). A passagem do Jordão (3-5). Conquista de Jericó –6- Conquista de Hai (7-8). A batalha de Gabaon (9-10). A batalha do lago Merton (11). Lista dos reis vencidos.
SEGUNDA PARTE: – A distribuição da terra (13-22), A terra a distribuir (13-14), Primeira distribuição (15-17). Segunda distribuição (18-19). Cidades de refúgio (20). Cidades levíticas (21). Despedida das tribos transjordânicas (22).
EPILOGO: – (23-24) – Exortação de Josué ao povo e aos seus chefes (23). Despedida de Josué em Siquém (24)
CONQUISTA DA TERRA DE PROMISSÃO
1 - A PARTIDA - Tendo morrido Moisés, servo do Senhor, o Senhor disse a Josué, filho de Nun, ministro de Moisés (Heb 3, 5): «Moisés, meu servo, morreu. Levanta-te e passa o Jordão, tu e todo o povo, e entra na terra que Eu darei aos filhos de Israel. Todo o lugar que pisar a planta dos vossos pés. Eu vo-lo darei como prometi a Moisés. Desde o deserto e do Líbano até ao grande rio Eufrates, toda a terra dos heteus até ao mar grande, ao ocidente, tudo vos pertencerá. Enquanto viveres, ninguém te poderá resistir. Como estive com Moisés, assim estarei contigo; não te deixarei, nem te abandonarei (Heb 13, 5). Sê firme e não desanimes, porque hás-de introduzir este povo na posse da terra que jurei a seus pais dar-lhes. Por isso, sê forte e corajoso para fielmente observar toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu; não te afastes dela nem para a direita, nem para a esquerda, a fim de seres feliz em todas as tuas obras. Que as palavras do livro desta lei, jamais se afastem da tua boca: medita-o constantemente, observa tudo quanto nele se contém. Assim, terás prosperidade em teus caminhos e chegarás a bom termo. Escuta: é uma ordem que te dou: tem coragem! Não temas! Porque o Senhor, teu Deus, será contigo, em qualquer lugar para onde te dirijas». Josué deu ordens aos chefes do povo, dizendo: «Percorrei o acampamento e proclamai ao povo o seguinte: – “Preparai provisões, porque, passados três dias, atravessareis o Jordão e tomareis posse da terra que o Senhor vosso Deus, vos concederá».
Aos rubenitas, aos gaditas e à meia tribo de Manassés, disse: «Lembrai-vos do que Moisés, servo do Senhor, vos prescreveu, quando vos disse: O Senhor, vosso Deus, vos deu descanso e toda esta terra. – Vossas mulheres, filhos e animais, ficarão na terra que Moisés vos deu além do Jordão, mas vós, todos os homens fortes e valentes, passareis armados à frente de vossos irmãos, e dar-lhes-eis auxílio, até que o Senhor tenha dado repouso a vossos irmãos, como a vós, e que também eles entrem na posse da terra que o Senhor, vosso Deus, lhes dará. Depois, regressareis à terra que vos pertence, aquela que Moisés, servo do Senhor, vos deu além do Jordão, ao oriente». Eles responderam a Josué: «Faremos como nos ordenaste, e iremos onde quer que os enviares. Obedecer-te-emos em todas as coisas, tal como fizemos com Moisés. Unicamente desejamos que o Senhor esteja contigo como sempre esteve com Moisés! Aquele que for rebelde e desobedecer às suas ordens será morto. Mas sê forte e não desanimes!».
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.