antoniofonseca1940@hotmail.com
Nº 1595
20 de MARÇO de 2013
Bom
ANO D E 2 0 1 3
************************************************************
Nº 1595-1 - (79-13)
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
E U S O U
AQUELE QUE SOU
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»«««««««««««««««««««««««««««««««««
Nº 1595-1 - (79-13)
EUFÉMIA, Santa
Há várias santas, com este nome:
1) Uma que faz parte de um grupo de nove mártires pelo ano de 300, em Amásia, entre o Ponto e a Paflagónia. Celebra-se a 20 de Março.
2) Outra, virgem e mártir, celebra-se a 16 de Agosto na diocese de Orense, em Espanha. Ver em “Santa Marinha”, em 8 de Junho, quase no fim.
3) A terceira, com mais três mártires, sacrificada em Aquileia, no Adriático, as quais, no tempo de Nero, após cruéis tormentos, foram degoladas no ano de 68. A comemoração é, ou era, a 3 de Setembro.
4) E ainda outra Santa Eufémia, virgem e mártir, em Calcedónia da Bitínia, Ásia Menor; a qual, no tempo do imperador Diocleciano e do procônsul Prisco (ano de 303), por amor de Nosso Senhor Jesus Cristo, superou os tormentos, cárceres, açoites, rodas, o fogo, as feras, as feridas de varas e as serras agudas. Mas, levada outra vez ao anfiteatro e exposta de novo às feras, pôs-se em oração, pedindo a Deus que recebesse a sua alma; então, uma das feras mordeu-lhe o santo corpo, enquanto as outras lhe lambiam os pés, e assim entregou a sua alma ao Criador, É celebrada a 16 de Setembro.
Transcrição direta através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt
REMÍGIO DE ESTRASBURGO, Beato
Bispo e confessor (783)
Remígio, filho de Hugo, conde de Alsácia e sobrinho de Santa Odília, foi educado na abadia de Munster, perto de Colmar, onde se fez religioso e veio a ser abade. Peregrinou a Roma, onde o papa Adriano I, recebendo-o favoravelmente, lhe deu as relíquias das santas Sofia, Fé, Esperança e Caridade, mártires (ver 30 de Setembro). No regresso, Remígio colocou estas relíquias no mosteiro que mandara construir para cónegos em Eschau, na confluência do Reno com o Ródano. Acabava de ser nomeado bispo de Estrasburgo. Cita-se ainda outra das suas fundações, na Suíça. Em 778, no seu testamento (monumento singular da época) constituiu sua herdeira universal a bem-aventurada Virgem Maria, a quem pedia que, por si mesma, velasse pela execução das suas últimas vontades. Remígio morreu a 29 de Março de 783. A 18 de Maio desde mesmo ano, transferiram-lhe o corpo para abadia de Eschau, onde mandara construir o seu túmulo.
O papa Luís IX autorizou a sua festa a 20 de março , na abadia de Munster, onde é honrado como beato.
Transcrição direta através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt
FRANCISCO PALAU Y QUER, Beato
Fundador (1811-1872)
Nasceu em Aytona (Lérida) – Espanha, aos 29 de Dezembro de 1811. Ainda jovem, entrou no seminário de Lérida. Todavia, depois de receber a tonsura, pediu para ingressar nos carmelitas descalços de Barcelona. Vestiu o hábito em 1832 com o nome de Francisco de Jesus Maria e José. Professou a 15 de Novembro do ano seguinte. Desejoso de corresponder fielmente aos ideais da própria vocação, esforçou-se por ser perfeito no silêncio, obediência, pobreza e demais virtudes. Pela oração e meditação procurava crescer mais e mais na intimidade com Deus.
A revolução de Julho de 1835, que queimou o seu convento, atirou-o para o mundo, onde continuou os estudos, logrando ordenar-se em Barbastro (Huesca) a 2 de Abril de 1836. Passou dois anos em Aytona, dedicado a trabalhos apostólicos e capelão no hospital carlista de Huesca. Para auxiliar os cristãos, privados dos seus pastores, que tinham sido mortos ou exilados, percorreu várias dioceses, atendendo às confissões e às pregações, na medida do possível. Recrudescendo a perseguição religiosa na Espanha, em 1840 refugiou-se na França e lá permaneceu até 1851. Compôs nesses anos os seus primeiros livros.
Regressando à pátria, foi acolhido pelo Bispo de Barcelona que o nomeou diretor espiritual do seminário e o encarregou de pregar a Palavra de Deus. Abriu uma escola para catequizar adultos, que deu frutos excelentes. Todavia, os inimigos da Igreja em 1854 obrigaram o Padre Francisco a retirar-se para a Ilha de Ibiza.
Todos estes contratempos e sobretudo a prolongada oração levaram o Servo de Deus a compreender mais a fundo o mistério da Igreja, que ele amava como mãe querida, disposto a dar a vida por Ela.
Com o andar do tempo, tornou-se um missionário destemido, lutando contra todos os obstáculos. Para alargar o âmbito da sua ação, nos anos 1860-1861, fundou em Ciudadela uma associação que se dividiu depois em, dois Institutos Religiosos femininos: as Carmelitas Missionarias Teresianas, cuja finalidade era a contemplação, a assistência a doentes e educação da juventude. Em 1863-1864 deu início ao Instituto dos Irmãos Carmelitas do ensino para educação de crianças, sobretudo as mais pobres. Essa fundação não chegou a vingar. Contudo isto mostra-nos o zelo que inflamava o coração do Padre Francisco pela salvação das almas, que foi crescendo até à sua morte em Tarragona, a 20 de março de 1872. Foi beatificado a 24 de Abril de 1988. AAS 79 (1987) 467-73; L’OSS. ROM. 1.5.1988; DIP 6, 1083-6.
Transcrição direta através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt
MARIA JOSEFA DO CORAÇÃO DE JESUS, Beata
Fundadora (1842-1912)
Nasceu a Serva de Deus a 7 de Setembro de 1842, em Vitória (Espanha). No dia seguinte recebeu no batismo o nome de Maria José.
Aos 16 anos foi para Madrid, para casa de uns parentes. Ali, com a aprovação do diretor espiritual, a 3 de Dezembro de 1865, inscreveu-se na Congregação das Servas de Maria, recentemente fundada por Santa Maria Torres Acosta (1826-1887). Assistiu com eximia caridade às vítimas da peste que flagelou Madrid, Medina del Campo e Osuna.
Pareceu-lhe, então, que no Instituto que abraçara deveria haver mais oração, recolhimento e vida de comunidade. Expôs o seu ponto de vista às Superioras, mas sem resultado. Por isso, ao terminar o tempo dos votos temporários de cinco anos, por conselho de homens prudentes e com licença do Arcebispo de Toledo, foi para Bilbau com um pequeno grupo de companheiras que partilhavam do seu parecer, e ali fundou uma nova Congregação, as Servas de Jesus da Caridade, que foi aprovada em 1874 pelo Bispo de Vitória e confirmada definitivamente por Leão XIII em 1886.
Maria José Sancho Guerra, que em religião tomou o nome de Irmã Maria do Coração de Jesus, eleita Superiora Geral, governou o Instituto até à morte, que ocorreu em Bilbau, a 20 de Março de 1912. Em vida teve a alegria de ver a sua Congregação estender-se às cidades de Vitória, Santander, Valladolid, Burgos e Chile, contando cerca de 300 religiosas, que tratavam de doentes em domicílios, hospitais, clinicas, sanatórios e centros de enfermos crónicos. Cuidavam também de idosos e crianças abandonadas, que viviam em instituições públicas.
A Irmã Maria do Coração de Jesus, que faleceu com fama de santidade, teve as suas virtudes heroicas aprovadas no dia 7 de Setembro de 1989 e foi beatificada por João Paulo II, a 27 de Setembro de 1992. AAS 64 (1972) 323-4; DIP 8, 422-3; 1324-6.
Transcrição direta através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt
____________________________________________________________________________________________________
Como decerto hão-de ter reparado, são visíveis algumas mudanças na apresentação deste blogue (que vão continuar… embora não pretenda eu que seja um modelo a seguir, mas sim apenas a descrição melhorada daquilo que eu for pensando dia a dia para tentar modificar para melhor, este blogue). Não tenho a pretensão de ser um “Fautor de ideias” nem sequer penso ser melhor do que outras pessoas. Mas acho que não fica mal, cada um de nós, dar um pouco de si, todos os dias, para tentar deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos, quando nascemos e começamos depois a tomar consciência do que nos rodeia. No fim de contas, como todos sabemos, esta vida é uma passagem, e se Deus nos entregou o talento para o fazer frutificar e não para o guardar ou desbaratar, a forma que encontrei no “talento” de que usufruo, é tentar fazer o melhor que posso, aliás conforme diz o Evangelho.
Outros assuntos que venham aparecendo emergentes dos acontecimentos que surjam tanto em Portugal, como no estrangeiro; e, ainda, alguns vídeos musicais (ou outros) que vão sendo recolhidos através do Youtube e foram transferidos para o meu canal “antónio0491” que se encontra inserido logo após o Título e sua descrição.
Registe-se também que através de Blogs Católicos, União de Blogs Católicos, etc., estou inscrito em muitos blogs que se vão publicando em Portugal, Brasil, e outros países, que, por sua vez, também publicarão este blogue. Há ainda mais algumas alterações que já fiz e vou continuando a efetuar na parte lateral do blogue, retirando ou colocando vários complementos.
Como também já deve ser do conhecimento de muitos, encontro-me inscrito na rede social, Google + Facebook, e outros, individualmente e, também ali poderão encontrar este blogue. O meu correio electrónico foi modificado e será inscrito no início de cada página (pelo menos na primeira, de cada dia).
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.