antoniofonseca1940@hotmail.com
Mapa antigo de Israel
Segundo Discurso de MOISÉS
23 - LEIS DIVERSAS – «Aquele que se tornou eunuco, por acidente ou por mutilação, não será admitido na Assembleia do Senhor. O filho ilegítimo também não será admitido na assembleia do Senhor; nem mesmo a sua décima geração poderá ser ali admitida.
Um amonita ou moabita não serão admitidos na assembleia do Senhor; serão excluídos da assembleia do Senhor, mesmo depois da décima geração, e perpetuamente, porque não vos ofereceram o pão e a água quando saístes do Egipto; e, além disso, porque aliciaram contra ti Balaão, filho de Behor, de Pethor, na Mesopotâmia, para que ele te amaldiçoasse (Act 7, 2; 2 Ped 2, 15). Mas o Senhor, teu Deus, que te ama, não quis executar Balaão e transformou em bênção a sua maldição, porque o Senhor, teu Deus, te ama. Não te interesses, então, pelo seu bem-estar e pela sua prosperidade durante toda a tua vida.
Não abominarás o idumeu, porque ele é teu irmão; não abominarás o egípcio, porque residiste no seu país. Os filhos que lhes nascerem poderão ser admitidos na assembleia do Senhor, a partir da terceira geração.
Quando saíres a combater contra teus inimigos, evitarás toda a má ação. Se estiver nas tuas fileiras um, homem que não esteja puro, devido a um acidente noturno, retirar-se-á do acampamento e não regressará. Ao cair da tarde, lavar-se-á com água, e depois do sol posto, entrará de novo no acampamento.
Reservarás um sitio, fora do acampamento, para onde possa dirigir-te: terás também, no teu acampamento, uma pá, e, quando para ali fores, cavarás a terra com esse instrumento, cobrindo as tuas dejecções. Porque o Senhor, teu Deus, anda pelo meio do acampamento para te proteger e para te livrar dos teus inimigos: o teu acampamento deve ser santo, para que o Senhor não se desvie de ti, ao ver qualquer coisa aviltante (Mt 28, 20).
Não entregarás um escravo ao seu senhor, se ele vier a refugiar-se junto de ti, abandonando o seu senhor. Deixa-o ficar em tua casa; na tua terra, no lugar que ele escolher , numa das duas cidades, naquela que lhe agradar e não o importunes.
Não haverá prostituta nenhuma entre as filhas de Israel, nem sodomita algum entre os filhos de Israel. Não levarás à casa do Senhor teu Deus, como oferta votiva de qualquer espécie, o salário de uma cortesã ou o que receberes em troca de um cão, porque, uma e outra coisa, são abominadas pelo Senhor (Ap 22, 15).
Não exigirás juros aos teu irmão, quer se trate de dinheiro, quer se trate de géneros. Poderás emprestar com juros ao estrangeiro. mas não ao teu irmão, se queres que o Senhor, teu Deus, abençoe todos os teus trabalhos na terra em que vais entrar para a possuir.
Quando tiveres feito um voto ao Senhor, teu Deus, não demorarás em cumpri-lo, porque o Senhor, teu Deus, não deixaria de te pedir contas disso e terias de responder por um pecado. Além de que, se te abstiveres de fazer voto, não merecerás repreensão alguma. Uma vez saída dos teus lábios, a palavra deve ser executada religiosamente porque votaste ao Senhor, teu Deus, uma oferta voluntária prometida pela tua própria boca.
Quando entrares na vinha do teu próximo, poderás comer uvas até ficares saciado, mas não as levarás no teu cesto. Quando entrares na seara do teu próximo, poderás escolher espigas com a mão mas não meterás a foice na seara do teu próximo (Mt 12, 1; Mc 2, 23; Lc 6, 1).
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.