terça-feira, 26 de março de 2013

Nº 1601 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - DEUTERONÓMIO - (31) - 26 de Março de 2013

26 de Março de 2013
Nº 1601 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t[2]_thumb

Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1601

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS (Estes já estão…) – Faltam apenas 1030 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.
DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) . Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++

Nº 1601 - 2ª Página

26 de Março de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

DEUTERONÓMIO
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib_thumb

Mapa antigo de Israel

DEUTERONÓMIO

Terceiro Discurso de MOISÉS

31  -  MOISÉS DESPEDE-SE DOS FILHOS DE ISRAEL «Moisés dirigiu, em seguida, estas palavras a todo o Israel: «Tenho hoje cento e vinte anos. Já não posso mais servir-vos de guia. Além disso, o Senhor disse-me: «Não atravessarás o Jordão. O Senhor, teu Deus, é quem  irá diante de ti. Ele mesmo aniquilará esses povos para que possuas a sua terra. Josué será o teu guia, como o senhor te afirmou. E o Senhor tratá-los-á como tratou Seon e Og, reis dos amorreus, e a sua terra que condenou á ruína. O Senhor entregar-vos-á esses povos e procedereis com eles exatamente como vos ordenei. Sede fortes e valentes! Não vos deixeis intimidar nem aterrorizar por eles! Porque o Senhor, teu Deus, vai adiante de ti. Não te deixará sucumbir nem te abandonará» Então Moisés chamou Josué e disse-lhe: «Sê forte e valente!! Porque és tu que vais entrar com este povo na terra que o Senhor jurou dar aos seus antepassados. És tu que a dividirás entre eles. O próprio Senhor caminhará adiante de ti e estará a teu lado; não deixará que o teu joelho se dobre e não te abandonará. Nada receies, portanto, e não desfaleças».

Moisés escreveu esta lei e confiou-a aos sacerdotes, descendentes de Levi, encarregados de transportar a arca da aliança do Senhor, e a todos os anciãos de Israel. E ordenou-lhes: «Todos os sete anos, no ano da remissão, pela festa dos tabernáculos, quando todo o Israel comparecer diante do Senhor, vosso Deus, no lugar que Ele tiver escolhido, procederás à leitura desta leia todo o Israel, que a escutará atentamente. Reunirás ali todo o povo, homens, mulheres e crianças como o estrangeiro que estiver nas tuas cidades, a fim de que aprendam a reverenciar o Senhor, vosso Deus, e cumpram todas as palavras desta lei. Os seus filhos, que delas não tiverem conhecimento, também as ouvirão, e aprenderão a venerar o Senhor, vosso Deus, enquanto viverdes na terra de que ides tomar posse, depois da passagem do Jordão».

O Senhor disse a Moisés: «Os teus dias aproximam-se do fim. Chama Josué, e apresentai-vos na tenda da reunião, para que lhe dê as Minhas ordens». Apresentaram-se, pois, Moisés e Josué na tenda da reunião. O Senhor apareceu ali, numa coluna de nuvem, a qual parou à entrada da tenda. E o Senhor disse a Moisés: «Eis que irás repousar com teus pais e este povo deixar-se-á corromper pelos deuses do país bárbaro em que vai penetrar: abandonar-Me-á e quebrará a aliança que conclui com ele. Nesse dia, a Minha cólera inflamar-se-á contra ele e abandoná-lo-ei; ocultarei dele o Meu rosto, e será devorado por todos os males e angústias que cairão sobre ele. Então dirá: «Na verdade, é porque Deus não está mais comigo que me vêm todas estas desgraças”. Mesmo assim, continuarei a ocultar o Meu rosto por causa do grave delito por ele cometido, ao voltar-se para deuses estrangeiros. E agora escrevei para vós este Cântico. Ensinai-o aos filhos de Israel e colocai-o na sua boca, a fim de que ele me sirva de testemunho contra os filhos de Israel. Quando tiver introduzido este povo na terra que prometi, por juramento, a seus antepassados, terra onde corre o leite e mel; quando viver na abundância e estiver cumulado de delicias, dirigir-se-á aos deuses estrangeiros, servi-los-á, desprezando-Me e violando a minha aliança. Depois que tiverem caído sobre eles muitos males e angústias, testemunhará contra eles este cântico, que seus descendentes não esquecerão. Conheço as disposições deste povo, desde sempre, antes mesmo de o introduzir na terra que lhes prometi». Nesse mesmo dias, Moisés escreveu este cântico e o ensinou aos filhos de Israel. O Senhor deu as suas ordens a Josué, filho de Nun, dizendo-lhe: «Sê firme e corajoso! Porque és tu que introduzirás os israelitas na terra que lhes prometi. Eu estarei contigo».

Quando Moisés acabou de escrever, até ao fim, as palavras desta lei, deu aos levitas, que transportavam a arca da aliança do Senhor, esta ordem: «Tomai este livro da lei e depositai-o ao lado da arca da aliança do Senhor, vosso Deus; ficará ali como uma testemunha contra ti, porque conheço a tua indocilidade e o teu carácter obstinado. Se hoje que estou ainda vivo no meio de vós, vos rebelais contra o Senhor, o que será, então, depois da minha morte! Mandai reunir à minha volta todos os anciãos das vossas tribos e os vosso magistrados. Quero dirigir-lhes estas palavras e tomar como testemunhas contra eles o céu e a terra. Porque sei que, depois da minha morte, corromper-vos-eis desviando-vos do caminho que hoje vos prescrevi; sei que sereis atingidos pelo infortúnio nos tempos que hão-de vir, por terdes feito o que desagrada ao Senhor, por O terdes ofendido com as obras   das vossas mãos».

E Moisés fez ouvir toda a assembleia de Israel as palavras deste cântico, até ao fim:

 

Tbuas-da-Lei---Moiss_thumb_thumb_thu[2]_thumb

Os Dez Mandamentos

Discursos de Moisés durante o Êxodo e Apêndice relatando a fim da sua atuação e a sua morte,

antes de chegar à Terra Prometida

Textos do LivroDEUTERONÓMIOdo ANTIGO TESTAMENTO

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

26 de MARÇO de 2013 – 10.15 h
ANTÓNIO FONSECA
7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2],

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...