antoniofonseca1940@hotmail.com
Mapa antigo de Israel
Segundo Discurso de MOISÉS
26 – PRIMÍCIAS E DÍZIMOS – «Quando entrares na terra que o Senhor, teu Deus, te há-de dar em herança, e ali te fixares e estabeleceres, tomarás as primícias de todos os frutos que colheres na terra que te der o Senhor, teu Deus; pô-lo-ás num cesto e irás ao lugar que o Senhor, teu Deus, tiver escolhido para aí habitar o Seu nome. Apresentar-te-ás ao sacerdote de serviço nessa altura, e dir-lhe-ás:
«Reconheço hoje, perante o Senhor, meu Deus, que me instalei na terra que o Senhor tinha jurado a nossos pais». O sacerdote receberá o cesto da tua mão e depositá-lo-á diante do altar do Senhor, teu Deus. Dirás, então, em voz alta, diante do Senhor, teu Deus: «Meu pai era um arameu errante que desceu ao Egipto com um pequeno número e ali viveu como estrangeiro, tornando-se depois numa nação poderosa e numerosa (Is 27, 13; Act 7, 14s). Então, os egípcios trataram-nos iniquamente, oprimindo-nos e impondo-nos uma penosa servidão. Clamamos ao Senhor, Deus de nossos pais, e o Senhor ouviu o nosso clamor, tomou em consideração a nossa miséria, o nosso trabalho e a nossa angústia e tirou-nos do Egipto, com Sua mão poderosa e o vigor do Seu braço, realizando sinais e prodígios. Introduziu-nos nesta região e deu-nos esta terra, terra onde corre o leite o mel. Por isso, ofereço agora nos primeiros frutos da terra que me destes, ó Senhor!». Depois, colocá-los-ás diante do Senhor, teu Deus, e prostrar-te-ás na Sua presença. Alegrar-te-ás por todos os bens que o Senhor, teu Deus, te tiver dado a ti e à tua família, e alegrar-se-ão também o levita e o estrangeiro que moram contigo.
Quando tiveres acabado de separar a dízima de todos os teus produtos, no terceiro ano, que é o ano da dízima, e quando tiveres dado ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva o que lhe é devido para que tenham, que comer e fiquem saciados nas tuas cidades, dirás ao Senhor, teu Deus; «Tirei da minha casa o que era consagrado para o dar ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, exatamente como me ordenaste; não transgredi nem omiti nenhum dos Teus preceitos. Não comi nada dessas coisas durante o meu luto, nada separei em estado de impureza, e delas nada dei a um morto. Obedeci à voz do Senhor, meu Deus, e conformei-me inteiramente com as tuas prescrições. Lança um olhar do alto dos céus, da Tua santa morada m,e abençoa o Teu povo de Israel e a terra que nos deste, como juraste aos nossos pais, terra onde corre o leite e o mel!» (Is 63, 15; Bar 2, 16; Zac 2, 13).
Conclusão – O Senhor, teu Deus, ordena-te hoje que ponhas em prática estas leis e estes preceitos. Observá-los-ás com todo o teu coração e com toda a tua alma. Glorificaste hoje o Senhor, prometendo que Ele seria o teu Deus e que andarias nos Seus caminhos, observando fielmente as Suas leis, os seus preceitos e os Seus mandamentos. E o Senhor, teu Deus, por Sua vez, glorificou-te, escolhendo-te para Si como um povo privilegiado, como te anunciou, escolhendo-te para cumprires todos os Seus mandamentos (Jer 13, 11). Ele quer que venhas a ser a primeira de todas as nações que Ele criou, em glória, em renome e em dignidade, e sejas assim, um povo consagrado ao Senhor, teu Deus, como Ele te disse (Sl 85, 9).
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.