segunda-feira, 25 de março de 2013

Nº 1600-1 - (84-13) - SANTOS DE CADA DIA - ANUNCIAÇÃO DO SENHOR - 2ª FEIRA SANTA - 25 de Março de 2013 - 5º ano

antoniofonseca1940@hotmail.com

Nº 1600

25 de MARÇO de 2013

Bom

ANO D E 2 0 1 3


ImageProxyCA5PQ4KQ_thumb_thumb_thumb[1]

SEMANA SANTA

************************************************************


Nº 1600-1 - (84-13)


Imagem3189_thumb1_thumb_thumb_thumb_[1]

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


IAmPosters_thumb12222222

E U  S O U

AQUELE  QUE  SOU

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»«««««««««««««««««««««««««««««««««


Nº 1600-1 - (84-13)


#####################################
##################################### #####################################

ANUNCIAÇÃO DO SENHOR

Memória

O título atual, e antigo, desta solenidade mostra o seu carácter cristologico mais que mariano. É a solenidade do grande mistério cristão, da Encarnação do Verbo de Deus. É a celebração litúrgica e agradecida daquela frase inspirada e densa da Águia da ilha de Patmos: E o Verbo fez-Se Carne. Texto que hoje está gravado numa placa de mármore diante do altar que se levanta na gruta da Basílica nazaretana da Anunciação; é beijada, com lábios transbordantes de amor e lágrimas, por todos os peregrinos que têm a ventura de lá se ajoelharem: Aqui de Maria Virgem fez-Se carne o Verbo.

A data de 25 de Março não é arbitrária: está em função do Nascimento de Jesus, que é celebrado exatamente nove meses depois. Já no século VII, a data de 25 de Março se fundava numa tradição tão venerável e universal que o II Concilio Trulano, em 692, se bem que proibisse durante a Quaresma todas as festas, exceptuou a da Encarnação. E os  Gregos ainda hoje, enquanto dura a Quaresma, omitem a celebração diária do santo sacrifício, excepto nos sábados, nos domingos e no dia 25 de Março. E na Idade Média a solenidade de hoje indicava nos países cristãos , o verdadeiro principio do ano civil.

No Oriente celebrava-se a Encarnação do Senhor já antes de 446. No Ocidente é posterior, pois não figura no missal Galicano e só aparece nos Sacramentários Gelasiano e Gregoriano do primeiro período carolíngio. Mas pelo Livro Pontifical sabemos que São Sérgio I (687-701) ordenou fosse celebrada solenemente a Encarnação em Roma, com uma procissão estacional que partia da diaconia de Santo Adriano e terminava em Santa Maria Maior. Na Península Ibérica, por ser dia de jejum, trasladou-se na Idade Média para 18 de Dezembro.

O mistério comemorado na festa de hoje é a Conceição do Filho de Deus no seio da Bem-aventurada Virgem Maria. São Lucas deixou-nos, no primeiro capitulo do seu Evangelho, uma narração simples e grandiosa.

A Encarnação realiza-se na aldeiazinha de Nazaré, a ocultas dos olhares curiosos dos homens, num vale alegre e florido da Galileia. Por todos os lados circundadas de montes, evoca na Primavera a imagem duma flor solitária que se abre para o céu no seu fresco e verde cálice.

Neste asilo de reconhecimento e oração, vivia, cinco ou seis anos antes de começar a era cristã, uma jovem chamada Maria, órfã de pai e mãe. Sabemos que se antecipara nela a graça à natureza, que nenhum hálito impuro a manchara, que era a única filha de Adão isenta do pecado original desde que fora concebida Imaculada, em resultado dum milagre único, de Redenção preservativa. Deus esgotara nela os tesoiros do seu amor e omnipotência, para lhe embelezar o corpo e a alma. A fidelidade da Virgem, multiplicando sem cessar as graças do céu, aumentou para além de toda a medida os seus méritos, e chegou a ser  a mais formosa, a mais nobre e a mais sublime de todas as obras saídas das mãos do Todo-poderoso. Os seus patrícios e parentes não deram todavia conta da sua grandeza e plenitude. Quando ao cair do sol ia com o seu cântaro buscar água à fonte única de Nazaré, não se distinguia das companheiras. Era a pérola preciosa, ignorada pelos homens, cujo valor só o artista divino conhecia. Ele que a escolhera entre todas as mulheres para sua mãe.

O anjo do Senhor anunciou a Maria. A Virgem estava recolhida em oração, talvez meditando na profecia de Isaías sobre a donzela que havia de dar à luz um  menino. O anjo disse-lhe: «Paz, cheia de graça». Os Gregos, ao encontrarem-se, desejavam mutuamente a alegria; os Romanos, a saúde; os Semitas, então como hoje, a paz. Muitas personagens ilustres do Antigo testamento - Abraão, David, Isaías, Jeremias… – tinham recebido promessas alentadoras, de auxílio e proteção divina, para desempenharem a missão dolorosa que Deus as destinava. Mas nunca uma criatura humana ouvira a saudação dum mensageiro celestial em termos tão encomiásticos: cheia de graça.

As palavras do anjo, mais que a sua presença, preocuparam momentaneamente Maria, até que São Gabriel a tranquilizou, explicando-lhe o sentido delas: «Não tenhas receio, Maria, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus dar-lhe-á o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.

A Virgem estava familiarizada com a Sagrada escritura e compreendeu imediatamente do que se tratava. O Anjo oferecia-lhe a maternidade do Messias, do Filho de Deus, do Emanuel ou Deus connosco.

Qualquer donzela se desvaneceria com anúncio tão lisonjeiro, que formava a realização do sonho dourado de todas as judias. A Virgem Maria, essa escuta serena, crê nas palavras do anjo, mas encontra dificuldades. Em consciência está ligada  com uma promessa de virgindade, incompatível, humanamente falando,. com a maternidade. Como será isso, se eu não conheço homem? É maneira delicada e bíblica de afirmar o seu propósito absoluto de continência total. Nem Sara, nem a mãe de Samuel, nem mulher alguma, a quem Deus prometia um filho, tinha proposto nunca semelhante inconveniente. A Virgem, mais iluminada que todas elas, conhece o tesoiro da pureza, a estima que Deus lhe dedica, e antepõe-o à maternidade.

O anjo resolve-lhe, em nome de Deus, a dificuldade, explicando-lhe o modo sobrenatural e milagroso como há-de chegar a ser mãe: O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso mesmo é que o Santo que vai nascer há-de chamar-Se Filho de Deus. Maria não tem que temer pela sua virgindade. Ela, a cheia de graça, receberá efusão nova no momento em que Deus a envolver com o seu poder criador. A presença divina fica, no seu seio, muito mais real que antigamente sobre a Arca da Aliança, quando a nuvem luminosa cobria o Tabernáculo. Aquele que há-de nascer dela, sem cooperação nenhuma de homem mas só pela atividade do Espírito Santo, será verdadeiramente Filho de Deus.

Gabriel desempenhou a sua mensagem, e só espera o consentimento de Maria. Ela não o pode recusar mas, na atual ordem da providência, é necessário que o género humano aceite o seu Redentor, e aceita-o na pessoa da Virgem-Mãe. Convinha que uma mulher cooperasse para a nossa salvação e regeneração, como outra mulher tinha contribuído para a nossa queda e ruína no Paraíso.

Eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.

Como o sacerdote, em nome do Pontífice eterno, com cinco palavras de autoridade faz descer sobre o altar o Filho de Deus, assim Maria, em nome da humanidade, que representa, fá-lo descer ao próprio seio com cinco palavras de obediência e humildade, com que se entrega.

E o Verbo fez-Se carne e habitou entre nós. Este é o anúncio mais consolador que em algum tempo foi comunicado a ouvidos humanos. Deus fez-Se um de nós. Deus vem salvar-nos, e vem por meio de Maria.

 

Transcrição direta através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt

DIMAS, O bom ladrão, Santo

Crucificado (33)

Pela hora última em que o perdão lhe é concedido e pelo pouco tempo que dura a sua penitência, é o santo que melhor mostra ser a misericórdia divina sem limites. “Hoje mesmo, diz-lhe Jesus, estarás comigo no paraíso” (Lc 23, 43). É verdade que as suas disposições só se tornaram boas no último momento. Primeiro, arrepende-se e aceita expiar: «Não tenho senão o que mereci, confessa (Lc 23, 41). Depois, tem fé, pois acredita que Jesus possui as chaves do reino e pode levá-lo a ele para lá (Lc 23, 42). Por último, ama a Cristo Senhor, pois tem pena dos sofrimentos injustos d’Ele e ordena ao seu incivil companheiro que pare de insultar (Lc 23, 40). Mas que é que lhe valeu a graça de ter este fim? O Evangelho não o diz. São os Apócrifos que asseguram que Dimas a mereceu, uns 30 anos antes, no deserto, quando a Sagrada Família fugia para o Egipto. Lançando-se ele sobre dois bandidos da sua igualha, que tinham roubado a bolsa e o jumentinho a São José, obrigara-os a tudo restituir imediatamente. E o Menino Jesus agradeceu-lhe, prometendo que lhe pagaria na devida altura.

 

Transcrição direta através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt

____________________________________________________________________________________________________

  • Nossa Senhora de Fátima, pediu aos Pastorinhos:
  • “REZEM O TERÇO TODOS OS DIAS”

  • aos-ps-de-mARIA2222222
  • /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
  • NOTA:
  • Como decerto hão-de ter reparado, são visíveis algumas mudanças na apresentação deste blogue (que vão continuar… embora não pretenda eu que seja um modelo a seguir, mas sim apenas a descrição melhorada daquilo que eu for pensando dia a dia para tentar modificar para melhor, este blogue). Não tenho a pretensão de ser um “Fautor de ideias” nem sequer penso ser melhor do que outras pessoas. Mas acho que não fica mal, cada um de nós, dar um pouco de si, todos os dias, para tentar deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos, quando nascemos e começamos depois a tomar consciência do que nos rodeia. No fim de contas, como todos sabemos, esta vida é uma passagem, e se Deus nos entregou o talento para o fazer frutificar e não para o guardar ou desbaratar, a forma que encontrei no “talento” de que usufruo, é tentar fazer o melhor que posso, aliás conforme diz o Evangelho.


    Assim, a principiar pela imagem principal, a partir de hoje, e se possível todos os dias, ela será modificada mediante o que eu for encontrando passível de aproveitamento para isso. A partir de Quarta-feira de Cinzas, acrescentei mais 2 páginas (uma que vigorará só na Quaresma e outra que será diária) – São elas VIVER A QUARESMA e ENCONTRO DIÁRIO COM DEUS e, por conseguinte haverá mais 2 números a incluir que serão o 7 e o 8.
  • (sendo a Pág. 1Vidas de Santos; Pág. 2O Antigo Testamento; e Pág. 3O Papado – 2000 anos de história). Além disso, semanalmente (ao Domingo e alguns dias santificados – quando for caso disso –) a Pág. 4A Religião de Jesus; e a Pág. 5 - Salmos) e, ainda, ao sábado, a Pág. 6In Memorian.
  • Outros assuntos que venham aparecendo emergentes dos acontecimentos que surjam tanto em Portugal, como no estrangeiro; e, ainda, alguns vídeos musicais (ou outros) que vão sendo recolhidos através do Youtube e foram transferidos para o meu canal “antónio0491” que se encontra inserido logo após o Título e sua descrição.

    Registe-se também que através de Blogs Católicos, União de Blogs Católicos, etc., estou inscrito em muitos blogs que se vão publicando em Portugal, Brasil, e outros países, que, por sua vez, também publicarão este blogue. Há ainda mais algumas alterações que já fiz e vou continuando a efetuar na parte lateral do blogue, retirando ou colocando vários complementos.

    Como também já deve ser do conhecimento de muitos, encontro-me inscrito na rede social, Google + Facebook, e outros, individualmente e, também ali poderão encontrar este blogue. O meu correio electrónico foi modificado e será inscrito no início de cada página (pelo menos na primeira, de cada dia).

    Para terminar, gostaria de que os meus leitores se manifestassem, bastando para tal marcar o quadrado que entendam, que segue sempre abaixo de cada publicação, como aliás eu faço, relativamente aos blogues que vou vendo sempre que me é possível, com o que ficaria muito grato
    Desculpem e Obrigado mais uma vez – António Fonseca

    0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000




  • 00000000000000000000000000000000000000000000000000000000

    Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
    Viso---mapa2222222
    http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com
    ===================================
    0000000000000000000000000000000000000000000000
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$


    «««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

  • Meus endereços:
  • Nome do blogue: SÃO PAULO (e Vidas de Santos)
  • Endereço de Youtube: antonio0491@youtube.com
  • António Fonseca
  • ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    Gostei.
    Muito interessante.
    Medianamente interessante.
    Pouco interessante.
    Nada interessante.

    Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

    Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

    Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...