antoniofonseca1940@hotmail.com
Nº 1597
22 de MARÇO de 2013
Bom
ANO D E 2 0 1 3
************************************************************
Nº 1597-1 - (81-13)
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
E U S O U
AQUELE QUE SOU
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»«««««««««««««««««««««««««««««««««
Nº 1597-1 - (81-13)
DEOGRÁCIAS, Santo
Quando Genserico, rei dos vândalos, tendo caído sobre a África, se apoderou de Cartago, no ano de 439, expulsou e desterrou os bispos católicos e os nobres do país, depois de os ter despojado dos seus haveres. Por espaço de catorze anos, ficou a Igreja de Cartago sem Pastor, até que a pedido do imperador Valentiniano III, no tempo do qual teve lugar esta invasão, Genserico permitiu que se lhe desse por bispo um exemplar sacerdote, chamado Deográcias, que foi sagrado no ano de 453. Era este sacerdote de vida admirável e de grande prudência e sabedoria.
Dois anos depois da sua elevação à cátedra episcopal, permitiu o Senhor que Genserico invadisse Roma, a pedido de Eudóxia, viúva de Valentiniano, e saqueasse aquela cidade, levando muitos prisioneiros. Chegados a África os prisioneiros, foram barbaramente separados os filhos dos pais e as mulheres dos maridos. Este ato encheu de horror a todos, especialmente ao santo bispo, que logo vendeu todos os vasos de oiro e de prata dedicados aos erviço do altar, para com o seu produto redimir os cativos.
Como as habitações de Cartago não bastassem para alojar tanta gente, destinou para isso as duas grandes igrejas de São Fausto e São Vero, onde os proveu de tudo o necessário.
Tendo adoecido muitos daqueles infelizes, o santo prelado ia visitá-los incessantemente, levava-lhes médicos e remédios, que lhes subministrava por suas próprias mãos, e isto tanto de noite como de dia.
Longe de o louvarem por tanta caridade, os arianos tinham-lhe tal ódio que se valeram de todos os meios tendentes a impedir que Deográcias favorecesse os católicos, chegando o seu furor ao extremo de atentarem contra a sua vida. Deus, porém, livrou o seu fiel serviço das emboscadas dos hereges, chamando-o ao céu no ano de 457, ao fim dum breve mas glorioso pontificado de três anos e alguns meses.
Transcrição direta através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt
LEIA, Santa
Viúva (383)
Sem dúvida, como Marcela, Melânia e outras, fez parte do círculo de nobres romanas a quem São Jerónimo, quando estava em Roma, dava lições da sagrada Escritura. Enviuvando. Leia retirou-se para um mosteiro romano de que veio a ser superiora. Morreu ao mesmo tempo que certo cônsul que, segundo parece, levou vida bastante livre; tanto que São Jerónimo o lança, sem mais, no inferno. Da sua gruta de Belém onde vivia, assim escreve em resumo a Marcela, que permanecia em Roma:
«Quem renderá à bem-aventurada Leia os louvores que merece? Renunciou a pintar o rosto e a adornar a cabeça com pérolas brilhantes. Trocando os ricos atavios por vestido de saco, deixou de dar ordens aos outros para obedecer a todos; viveu num canto com alguns móveis; passava as noites em oração; ensinava as companheiras mais com o exemplo de que com admoestações ou discursos; esperou a chegada ao Céu para ser recompensada pelas virtudes que praticou na terra.
É lá que ela goza, daqui em diante, felicidade perfeita. Do seio de Abraão, onde está com Lázaro, olha para o nosso cônsul, outrora coberto de púrpura e agora revestido de ignominia, pedindo em vão uma gota de água para matar a sede. Embora ele tivesse subido ao Capitólio entre os aplausos da população e a sua morte enlutasse toda a cidade, é em vão que sua mulher proclama imprudentemente que ele foi para o Céu e lá ocupa um grande palácio. A realidade é que foi precipitado nas trevas exteriores, ao passo que Leia, que queria passar na terra por insensata , foi recebida, na casa do Pai, ao festim do Cordeiro.
Por isso vos peço, com as lágrimas nos olhos, que não procureis os favores do mundo e que renuncieis a tudo o quer é da carne. Em vão se procuraria seguir ao mesmo tempo o mundo e Jesus. Vivemos na renúncia de nós mesmos, porque o nosso corpo em breve se converterá em pó e o resto não durará também muito”.
À falta doutras informações sobre Santa Leia, falecida por 383, temos de nos contentar com esta passagem de São Jerónimo,
Transcrição direta através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt
ZACARIAS, Santo
Papa (752)
Filho de pai grego, residente na Calábria, foi eleito papa em 741 e morreu em 752.
Ao contrário do seu predecessor Gregório III, relativamente a Liutprando, rei dos Lombardos, julgou ser melhor partido inaugurar com ele relações amistosas. Concluiu assim um acordo bastante vantajoso, recuperando quatro fortalezas e vários patrimónios; estipulou também com ele uma trégua de trinta anos. Mas não conseguiu impedir os Lombardos de tirarem aos Bizantinos o exarcado de Ravena. Zacarias soube tornar favorável à Igreja Romana o Imperador Constantino V e recebeu mesmo territórios como dádiva. Em 747 aprovou a mudança de regime em França, com a proclamação de Pepino, o Breve. Foi bom administrador das terras da Igreja, as quais progrediram n o seu tempo. Restaurou o palácio de Latrão e embelezou, no sopé do Palatino, a igreja de Santa Maria Antiga, onde se conserva ainda o seu retrato, pintado, quando ele ainda vivia.
Transcrição direta através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt
____________________________________________________________________________________________________
Como decerto hão-de ter reparado, são visíveis algumas mudanças na apresentação deste blogue (que vão continuar… embora não pretenda eu que seja um modelo a seguir, mas sim apenas a descrição melhorada daquilo que eu for pensando dia a dia para tentar modificar para melhor, este blogue). Não tenho a pretensão de ser um “Fautor de ideias” nem sequer penso ser melhor do que outras pessoas. Mas acho que não fica mal, cada um de nós, dar um pouco de si, todos os dias, para tentar deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos, quando nascemos e começamos depois a tomar consciência do que nos rodeia. No fim de contas, como todos sabemos, esta vida é uma passagem, e se Deus nos entregou o talento para o fazer frutificar e não para o guardar ou desbaratar, a forma que encontrei no “talento” de que usufruo, é tentar fazer o melhor que posso, aliás conforme diz o Evangelho.
Outros assuntos que venham aparecendo emergentes dos acontecimentos que surjam tanto em Portugal, como no estrangeiro; e, ainda, alguns vídeos musicais (ou outros) que vão sendo recolhidos através do Youtube e foram transferidos para o meu canal “antónio0491” que se encontra inserido logo após o Título e sua descrição.
Registe-se também que através de Blogs Católicos, União de Blogs Católicos, etc., estou inscrito em muitos blogs que se vão publicando em Portugal, Brasil, e outros países, que, por sua vez, também publicarão este blogue. Há ainda mais algumas alterações que já fiz e vou continuando a efetuar na parte lateral do blogue, retirando ou colocando vários complementos.
Como também já deve ser do conhecimento de muitos, encontro-me inscrito na rede social, Google + Facebook, e outros, individualmente e, também ali poderão encontrar este blogue. O meu correio electrónico foi modificado e será inscrito no início de cada página (pelo menos na primeira, de cada dia).
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.