segunda-feira, 18 de março de 2013

Nº 1593-1 - (77-13) - SANTOS DE CADA DIA - 18 de MARÇO de 2013 - 5º ANO

antoniofonseca1940@hotmail.com

Nº 1593

18 de MARÇO de 2013

Bom

ANO D E 2 0 1 3


ImageProxyCA5PQ4KQ_thumb_thumb_thumb[2]

Quaresma

************************************************************


Nº 1593-1 - (77-13)


Imagem3189_thumb[1]

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


IAmPosters_thumb1

E U  S O U

AQUELE  QUE  SOU

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»«««««««««««««««««««««««««««««««««


Nº 1593-1 - (77-13)


#####################################
##################################### #####################################

CIRILO DE JERUSALÉM, Santo

Bispo – Doutor da Igreja (315-386)

A celebração deste grande Bispo e Doutor da Igreja foi instituída por Leão XIII em 1882 e está em relação com o grande esforço para atrair as Igrejas do Oriente à unidade católica. 

Nasceu São Cirilo pelo ano de 315, não consta onde: foi educado em Jerusalém. Aí mesmo foi elevado ao sacerdócio em 345 e dedicou-se fervorosamente ao ensino do catecismo como preparação para os que haviam de receber o santo baptismo. Em 348 foi consagrado bispo de Jerusalém pelo metropolita Acácio de Cesareia. Ter decidido defender os interesses da fé diante das maquinações dos hereges, mereceu-lhe três vezes ser desterrado. Da última viu-se obrigado a andar errante pelas cidades da Ásia e pelas lauras cenobíticas durante onze anos. Voltando ele a Jerusalém no ano de 362, Juliano Apóstata pretendeu, mas, em vão, reconstruir o Templo. Em 381 foi Cirilo a Constantinopla tomar parte no terceiro Concilio Ecuménico. Faleceu, segundo a opinião comum, a 18 de Março de 386.

A obra providencial de São Cirilo, que lhe deu o nome na história da literatura cristã antiga, são as suas 24 catequeses, verdadeiros discursos que pronunciou no principio do seu pontificado pelos anos de 348 a 350, na basílica do Santo Sepulcro. Foram, publicados, graças a cópias taquigráficas feitas por um ouvinte.

As primeiras catequeses tratam dos pecados, da penitência e da fé, como preparação necessária para receber o Santo Baptismo. Segue-se a exposição do Credo católico, que ensinavam aos catecúmenos em Jerusalém. O qual é muito semelhante ao Símbolo do Sínodo Constantinopolitano de 361. As catequeses mais importantes são as cinco últimas, nas quais se explicam, os sacramentos que recebia o catecúmeno no dia de Páscoa. Chamam-se catequeses mistagógicas, visto constituírem iniciação nos mistérios cristãos.

Tem, especial interesse a doutrina de São Cirilo sobre a Sagrada Eucaristia e a maneira como descreve a comunhão no seu tempo.

«Sob a forma de pão é o corpo que te é dado, e, sob a forma de vinho, o sangue; de tal maneira que, ao receberem o Corpo e Sangue de Cristo, te transformas, com Ele, num só corpo e num só sangue»

«O que parece pão não é pão, muito embora assim pareça ao gosto, mas é o corpo de Cristo; e o que parece vinho não é vinho, ainda que tenha esse sabor, mas é o sangue de Cristo».

A presença real de Cristo na Eucaristia consegue-se pela mudança de substâncias, comparável àquilo que se realizou em Canaã da Galileia.

«Em Canaã da Galileia mudou a água em vinho, que tem parecenças com o sangue, e não há-de merecer fé quando muda o vinho em sangue?» “Em virtude da palavra do sacerdote vem o Espírito Santo, que santifica e muda tudo aquilo em que toca com a sua divina presença invisível”.

Por São Cirilo sabemos como recebiam a comunhão os fiéis em Jerusalém no século IV: “Fazei da vossa mão esquerda como que um trono em que se apoie a mão direita, que há-de receber o rei. Santificai os vossos olhos com o contacto do corpo divino e comungai. Não percais nem sequer a menor partícula. Dizei-me: se vos entregassem palhinhas de ouro, não as guardaríeis com o maior cuidado? Pois, mais preciosas que o outro e as pedrarias são as espécies sacramentais”.

Transcrição direta através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt

ALEXANDRE DE JERUSALÉM, Santo

Bispo (250)

Depois de ser nomeado bispo da Capadócia, junto ao Mar Negro, ofereceu hospitalidade a Clemente de Alexandria, que fora privado desta sua cátedra episcopal. Mas tocou a Clemente, pouco depois, substituir Alexandre que fora preso, e longamente preso, pelo delito de proselitismo, isto é, de fazer apostolado cristão. Liberto este, finalmente, da prisão, foi Alexandre visitar os Lugares Santos, e teve de ficar definitivamente em Jerusalém.

Na verdade, sucedeu a São Narciso, bispo desta cidade santa. E ofereceu também hospitalidade a Orígenes, igualmente banido de Alexandria; ordenou-o sacerdote e procurou-lhe asilo pacifico em Cesareia, onde este grande intelectual, mas por vezes um tanto perigoso na expressão das ideias, pôde continuar o ensino e continuar a sua obra imensa.

E se Alexandre não conseguiu pacificar os cristãos vindos do Judaísmo, evitou pelo menos que os outros, os vindos do paganismo, insistissem em os molestar. Teve ainda outro mérito; o de fundar uma biblioteca com as obras de valor do seu tempo. Orígenes escreveu a respeito de Santo Alexandre: «Nunca encontrei um bispo que fosse tão amável e tão cheio de bondade».

Foi preso na perseguição de cio (248-251).Coroado de cabelos brancos”, escreveu Eusébio,deu testemunho da sua fé nos pretórios e morreu coberto de grilhões numa prisão da Cesareia”. Isto pelo ano de 250.

 

Transcrição direta através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt

EDUARDO, Santo

Rei, mártir (978)

Eduardo, filho mais velho de Eadgar, o Pacifico, rei de Inglaterra, e de Etelfleda, que o rei desposara em segundo matrimónio, foi batizado por São Dunstano. Pouco depois do seu nascimento, a mãe morreu-lhe e Eadgar contraiu terceiras núpcias com Elfrida, de quem teve outro filho, que ficou a chamar-se Etelredo. Mostrando Eduardo favoráveis disposições, foi-lhe dada educação digna para herdeiro do trono.

Tinha aproximadamente doze anos quando lhe morreu o pai. Houve divisões entre os príncipes ingleses por causa do sucessor no trono. Formou-se um partido fomentado por Etelredo; pretextou-se ter Eduardo um carácter violento, chegando mesmo a bater nos seus servidores. Mas Dunstan, ajudado por Osvaldo, sentiu-se feliz conseguindo fazer que prevalecessem os direitos de Eduardo; sagrou-o na presença de todos os senhores e tomou a responsabilidade em favor do seu pupilo. Este, por seu lado, sempre dócil aos conselhos de Dunstan, mostrou-se piedoso, afável, cheio de doçura e de bondade; e deu provas duma sabedoria adiantada e de grande pureza de costumes. Mas a felicidade do reino, dirigido por um príncipe tão completo, não foi de longa dura. Elfrida, descontente por não ter conseguido elevar o próprio filho ao trono, jurou deitar a perder Eduardo e depressa encontrou ocasião de realizar o seu desígnio. O jovem rei não ignorava as criminosas disposições da sua madrasta, mas dava a esta todas as mostras de respeito e afecto sincero. Amava também com ternura seu irmão Etelredo.

Elfrida tinha-se retirado com o filho para o castelo de Wareham, no condado de Dorset. Andando um dia à caça na floresta vizinha, Eduardo quis visitar a madrasta; e esta desleal princesa achou favorável a ocasião para se desembaraçar do jovem rei. Veio portanto ao seu encontro, mandou-lhe apresentar um copo, para ele se refrescar quando ainda estava a cavalo. E, no momento em que Eduardo levava o cálix aos lábios, um criado inscrito na conspiração apunhalou-o. Logo que se viu ferido, Eduardo esporeou o cavalo para voltar para os seus; mas como o sangue corria em abundância da ferida, caiu logo imediatamente m,orto (18 de Março de 978).

Transcrição direta através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt

MARTA AMADA LE BOUTEILLER, Beata

Religiosa (1816-1883)

Nasceu no bairro La Henrière da cidade de Saint-Lô (França), de uma família que possuía pequenos prédios e se dedicava à arte de tecer. Os pais confiaram a sua educação às Religiosas de Nossa Senhora do Monte Carmelo. Tocou por sorte à menina ter por preceptora uma santa religiosa, que usava repetir esta jaculatória: «Da negligência das tuas inspirações, Livra-nos, Senhor!”.

Marta Amada, aos 25 anos, resolveu abraçar a vida consagrada. João Paulo II, na homilia da beatificação, a 4 de Novembro de 1990, assim retrata a fisionomia espiritual da religiosa: «Desejosa de se doar totalmente ao Senhor e aos outros, ela entrou na Congregação fundada por Santa Maria Madalena Postel e, ao longo das suas ocupações quotidianas na cozinha, na quinta, nos campos e na despensa, teve uma vida de união com Deus, realizando ‘de maneira grande as coisas pequenas’, seguindo uma máxima querida à Fundadora: ‘Façamos o maior bem possível, ocultando-nos o mais possível’»

A Irmã Marta soube encontrar na sua vida oculta com Cristo, a alma do seu apostolado de bondade: ‘Quem está em Mim e Eu nele, essa dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer’ (Jo 15, 5). Muito unida à Santa Fundadora e à Beata Plácida Viel, a “boaIrmã Marta viveu as suas humildes tarefas, com uma qualidade de amor que suscita admiração.

Possa esta nova Beata atrair as jovens gerações de hoje e de amanhã a descobrirem a alegria do dom de si ao Senhor, na consagração religiosa! Possa ajudá-las a compreender a primazia da vida espiritual, a fim der participarem na edificação da Igreja e de realizarem uma ação fecunda ao serviço dos homens! Os nossos contemporâneos têm necessidade de que o seu caminho seja cruzado por rostos que manifestem, a felicidade autêntica, levando à intimidade com Deus. A Irmã Marta, a Irmã da Misericórdia, de facto, soube irradiar ao redor de si o amor de Deus. A extrema simplicidade da sua existência não impediu que as suas Irmãs reconhecessem nela uma verdadeira autoridade espiritual Ela deu fruto para glória do Pai: “Dando vós muito fruto, Meu Pai é glorificado; e assim sereis meus discípulos” (Jo 15, 8)». AAS 76 (1984) 502-6; L’OSS. ROM. 11.11.1990.

 

 

____________________________________________________________________________________________________

  • Nossa Senhora de Fátima, pediu aos Pastorinhos:
  • “REZEM O TERÇO TODOS OS DIAS”

  • aos pés de mARIA
  • /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
  • NOTA:
  • Como decerto hão-de ter reparado, são visíveis algumas mudanças na apresentação deste blogue (que vão continuar… embora não pretenda eu que seja um modelo a seguir, mas sim apenas a descrição melhorada daquilo que eu for pensando dia a dia para tentar modificar para melhor, este blogue). Não tenho a pretensão de ser um “Fautor de ideias” nem sequer penso ser melhor do que outras pessoas. Mas acho que não fica mal, cada um de nós, dar um pouco de si, todos os dias, para tentar deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos, quando nascemos e começamos depois a tomar consciência do que nos rodeia. No fim de contas, como todos sabemos, esta vida é uma passagem, e se Deus nos entregou o talento para o fazer frutificar e não para o guardar ou desbaratar, a forma que encontrei no “talento” de que usufruo, é tentar fazer o melhor que posso, aliás conforme diz o Evangelho.


    Assim, a principiar pela imagem principal, a partir de hoje, e se possível todos os dias, ela será modificada mediante o que eu for encontrando passível de aproveitamento para isso. A partir de Quarta-feira de Cinzas, acrescentei mais 2 páginas (uma que vigorará só na Quaresma e outra que será diária) – São elas VIVER A QUARESMA e ENCONTRO DIÁRIO COM DEUS e, por conseguinte haverá mais 2 números a incluir que serão o 7 e o 8.
  • (sendo a Pág. 1Vidas de Santos; Pág. 2O Antigo Testamento; e Pág. 3O Papado – 2000 anos de história). Além disso, semanalmente (ao Domingo e alguns dias santificados – quando for caso disso –) a Pág. 4A Religião de Jesus; e a Pág. 5 - Salmos) e, ainda, ao sábado, a Pág. 6In Memorian.
  • Outros assuntos que venham aparecendo emergentes dos acontecimentos que surjam tanto em Portugal, como no estrangeiro; e, ainda, alguns vídeos musicais (ou outros) que vão sendo recolhidos através do Youtube e foram transferidos para o meu canal “antónio0491” que se encontra inserido logo após o Título e sua descrição.

    Registe-se também que através de Blogs Católicos, União de Blogs Católicos, etc., estou inscrito em muitos blogs que se vão publicando em Portugal, Brasil, e outros países, que, por sua vez, também publicarão este blogue. Há ainda mais algumas alterações que já fiz e vou continuando a efetuar na parte lateral do blogue, retirando ou colocando vários complementos.

    Como também já deve ser do conhecimento de muitos, encontro-me inscrito na rede social, Google + Facebook, e outros, individualmente e, também ali poderão encontrar este blogue. O meu correio electrónico foi modificado e será inscrito no início de cada página (pelo menos na primeira, de cada dia).

    Para terminar, gostaria de que os meus leitores se manifestassem, bastando para tal marcar o quadrado que entendam, que segue sempre abaixo de cada publicação, como aliás eu faço, relativamente aos blogues que vou vendo sempre que me é possível, com o que ficaria muito grato
    Desculpem e Obrigado mais uma vez – António Fonseca

    0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000




  • 00000000000000000000000000000000000000000000000000000000

    Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
    Viso - mapa
    http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com
    ===================================
    0000000000000000000000000000000000000000000000
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$


    «««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

  • Meus endereços:
  • Nome do blogue: SÃO PAULO (e Vidas de Santos)
  • Endereço de Youtube: antonio0491@youtube.com
  • António Fonseca
  • ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    Gostei.
    Muito interessante.
    Medianamente interessante.
    Pouco interessante.
    Nada interessante.

    Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

    Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

      Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...