antoniofonseca1940@hotmail.com
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Após a edição do nº 22 do Livro do APOCALIPSE, e terminada a transcrição dos textos do NOVO TESTAMENTO – Introdução, Evangelhos de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João, dos Actos dos Apóstolos, das Cartas de São Paulo – aos Romanos, 1ª e 2ªaos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, das 1ª e 2ª aos Tessalonicenses, das 1ª e 2ª a Timóteo, a Tito, a Filémon, aos Hebreus, Cartas de São Tiago, 1ª e 2ª de São Pedro, 1ª., 2ª e 3ª de São João, de São Judas e, finalmente o Apocalipse (segundo São João),
perguntei a mim mesmo:
E Agora! O que irei tentar fazer a seguir?
Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
– GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
– SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos. Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
“IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Nº 1507 - 2ª Página
22 de Dezembro de 2012
ANTIGO TESTAMENTO
Ê X O D O
A MISSÃO DE MOISÉS
40 – MOISÉS ERIGE O TABERNÁCULO – O Senhor falou a Moisés nestes termos: «No primeiro dia do primeiro mês, erigirás o tabernáculo da tenda da reunião. Depões nele a arca do Testemunho e cobri-la-ás com o véu. Introduzirás a mesa e colocarás nela o que a deve guarnecer; introduzirás o candeeiro e acenderás as lâmpadas. Instalarás o altar de oiro para o perfume diante da arca do Testemunho e suspenderás a cortina de entrada diante do tabernáculo. Instalarás o altar do holocausto diante da entrada do tabernáculo da tenda de reunião. Colocarás a bacia entre a tenda da reunião e o altar, e enchê-la-ás de água. Disporás o átrio em redor, e colocarás a cortina à porta do átrio. Tomarás o óleo da unção e ungirás o tabernáculo e tudo quanto encerra; consagrá-lo-ás com todos os utensílios, e será SANTO. Ungirás o altar dos holocaustos e todos os seus utensílios; consagrarás o altar, que se tornará SANTÍSSIMO. Ungirás a bacia com a base, e consagrá-la-ás».
Consagração dos sacerdotes – «Mandarás avançar Aarão e os filhos até à entrada da tenda da reunião e lavá-los-ás com água. Revestiras Aarão com as vestes sagradas; ungi-lo-ás e consagrá-lo-ás ao Meu serviço. Mandarás aproximar os filhos, e vestir-lhes-ás as túnicas. Ungi-los-ás como ungiste o pai, e serão sacerdotes ao Meu serviço. Esta unção conferir-lhes-á o sacerdócio para sempre, de geração em geração». Moisés obedeceu: fez tudo quanto o Senhor lhe ordenara.
A Arca do Santo dos Santos – No primeiro dia do primeiro mês do segundo ano, foi erigido o tabernáculo: assentou as bases, as pranchas, as travessas e ergueu as colunas; estendeu a tenda sobre o tabernáculo e, por cima, a cobertura da tenda, como o Senhor lhe tinha ordenado. Tomou o Testemunho e depositou-o na arca; meteu os varais na arca, sobre a qual colocou o propiciatório. Transportou a arca para o tabernáculo, suspendendo o véu de proteção para cobrir a arca do Testemunho, como o Senhor lhe tinha ordenado.
Disposição geral – Colocou, em seguida, a mesa na tenda da reunião, do lado norte do tabernáculo, da parte de fora do véu, e distribuiu ordenadamente sobre ela os pães diante do Senhor, como o Senhor lhe tinha ordenado. Colocou o candelabro na tenda da reunião, em frente da mesa, do lado sul do tabernáculo, e acendeu as lâmpadas diante do Senhor, como o Senhor lhe tinha ordenado. Colocou o altar de oiro na tenda de reunião, diante do véu, e queimou os perfumes, como o Senhor lhe tinha ordenado. Fixou a cortina à entrada do tabernáculo. Colocou o altar dos holocaustos à entrada do tabernáculo, da tenda da reunião e ali ofereceu o holocausto e a oblação, como o Senhor lhe tinha ordenado. Instalou a bacia entre a tenda da reunião e o altar, e nela deitou água para as abluções. Moisés, Aarão e os filhos deviam lavar ali as mãos e os pés. Sempre que entravam na tenda da reunião e se aproximavam do altar, deviam fazer estas abluções, como o Senhor tinha ordenado a Moisés. Erigiu, por fim, o átrio em volta do tabernáculo e do altar, e colocou a cortina à porta do átrio. E assim Moisés concluiu a sua obra.
Manifestação da glória do Senhor – Então, a nuvem cobriu a tenda da reunião e a majestade do Senhor encheu o tabernáculo. Moisés já não pôde entrar na tenda da reunião, porque a nuvem pairava sobre ela e a glória do Senhor enchia o tabernáculo. Quando a nuvem se retirava de cima do tabernáculo, os filhos de Israel partiam, e quando a nuvem não se retirava, não partiam, até ao instante em que ela se afastava. Porque uma nuvem divina cobria o tabernáculo durante o dia, e um fogo brilhava ali durante a noite aos olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas caminhadas.
A Arca da Aliança
FIM DO LIVRO DO ÊXODO
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.