quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Vida dos Papas da Igreja Católica (4) - 13 de Dezembro de 2012

 

Caros Amigos:

Conforme escrevi em 11-12 continuo a transcrição das Vidas do Papas (e Antipapas)

segundo textos do Livro O PAPADO – 2000 Anos de História.

*********************************

SANTO HIGINO 

50px-Papa_Igino

Santo Higino

(De 136 a 140)

Foi um homem culto, filho de um filósofo ateniense cujo nome se desconhece, sendo-lhe atribuída a ordenação de sete bispos, enviados a presidir a comunidades cristãs do Império, e a instituição de padrinhos para o baptismo.

Durante o seu pontificado, a comunidade de Roma viu-se perturbada com a chegada dos dois primeiros heresiarcas gnósticos. Valentino e Cerdon. Com raízes no platonismo e no masdeísmo, pretendiam aplicar os elementos dos mistérios pagãos ao cristianismo, abusando da exegese alegórica da Escritura. Conclui-se, portanto, que o gnosticismo se apresentou como o primeiro grande perigo doutrinal para a Igreja primitiva, superiorizando-se às perseguições.

Santo Higino procurou esclarecer os seus principais fautores, Valentino e Cerdon, mas não o conseguiu porque morreu martirizado a 11 de Janeiro de 140, ficando sepultado no Vaticano, perto do lugar onde está São Pedro.

Durante o seu pontificado, expôs e defendeu a verdadeira crença nas suas doutíssimas Apologias da Religião Cristã.

Aperfeiçoou os regulamentos de disciplina, ordenando em cada um dos graus eclesiásticos o modo de exercer as respectivas funções.

 

*****************************

SÃO PIO I

50px-Pius_I

Santo Pio I

(De 140 a 155)

São Pio, eleito bispo de Roma, ter-se-á apoiado pastoralmente na capacidade do irmão, mas foi-lhe útil na luta contra o gnosticismo a ajuda de São Justino, filósofo, que seria o grande apologeta da Igreja.

Ajudado por São Justino, Pio I enfrenta e combate Valentino e Marcião, os quais perturbavam a Cristandade.

Valentino viera de Alexandria e escreveu uma obra, O Evangelho da Verdade, que desvirtua a fé e perturba os espíritos, e Marcião, expulso do Ponto (Ásia Menor), funda em Roma uma seita dentro da esfera gnóstica, com liturgia semelhante à da Igreja universal. São Pio, que combateu, quanto pôde, esta perturbação da Igreja no campo da fé, morreu degolado, sem a ver extinta, a 11 de Julho de 155, e foi sepultado no Vaticano.

Durante o seu pontificado, ordenou que os judeus convertidos ao cristianismo se confirmassem com a Igreja romana no dia de Páscoa da Ressurreição, decretou graves penas contra quem alienasse os bens da Igreja e colocou especial cuidado em acabar com a negligência dos sacerdotes na celebração do santo sacrifício.

Foi-lhe atribuída a fixação do fecho da celebração da Páscoa, no domingo a seguir à lua cheia de Março.

*****************************

SANTO ANICETO

50px-Papa_Aniceto_cropped

Santo Aniceto

(De 155 a 166)

Deve ter sido escolhido para bispo de Roma devido à sua capacidade teológica, numa altura em que a Igreja enfrentava a agitação provocada pelo gnosticismo.

Logo no começo do pontificado, São Policarpo visita Roma para tentar um acordo quanto à data das festas da Páscoa, que na Ásia Menor se celebrava sempre no mesmo dia e no Ocidente num domingo (logo a seguir ao 14 de Nissan – ou lua cheia depois do equinócio da Primavera).

Mesmo tendo São Policarpo um grande prestigio, por ter sido discípulo do apóstolo São João, não conseguiu convencer Santo Aniceto, que conservou, segundo o costume dos pontífices romanos, o dies Dominica (“dia do Senhor”), o que não provocou discordância entre os dois santos, mantendo-se a paz.

Santo Aniceto terá proibido o uso de cabelos compridos aos sacerdotes, não sendo ainda a tonsura que só apareceu no século VI.

Julga-se que terá morrido mártir, em 166, no reinado de Marco Aurélio, que lançou a quarta grande perseguição aos cristãos. Foi sepultado no Vaticano, mas trasladado mais tarde para a cripta papal das catacumbas de São Calisto.

Em 1590, Minúcio, arcebispo de Munique, levou a cabeça do santo para aquela cidade e colocou-a na igreja dos padres da Companhia, onde ainda hoje é objecto de grande devoção.

Os restos mortais de Santo Aniceto estão atualmente, num sepulcro que terá pertencido à família de Septimio Severo e que é o suporte do altar-mor da capela do Colégio Espanhol, de Roma.

Continua:…

Post colocado em 13-12-12 – 11H00

ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...