1513-3
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.com – info@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.
28 de Dezembro de 2012
OS SANTOS INOCENTES
Mt 2, 13-18
Jesus e o Egipto - Depois de partirem, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, e disse-lhe: «Levanta-te, toma o Menino e Sua Mãe, foge para o Egipto e fica lá até que eu te avise, pois Herodes procurará o Menino para O matar». E ele levantou-se, de noite, tomou o Menino e Sua mãe e partiu para o Egipto, permanecendo ali até à morte de Herodes. Assim se cumpriu o que o Senhor anunciou pelo profeta: «Do Egipto chamei o meu Filho».
O martírio dos inocentes – Então Herodes, ao ver que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irado e mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o seu território, da idade de dois anos para baixo, conforme o tempo que, diligentemente, tinha inquirido dos magos. Cumpriu-se, então, o que o profeta Jeremias dissera:
«Ouviu-se uma voz em Ramã, uma lamentação e grande pranto: - É Raquel que chora os seus filhos e não quer ser consolada, porque já não existem».
1 – Este relato não é histórico. É uma saga ou uma lenda, que não encaixa com o verosímil. Resulta inexplicável porque Herodes, um homem tão cruel, aguardou dois anos para realizar uma matança tão massiva, politicamente tão torpe. É uma história inventada para reforçar a tradição de Belém como cidade do Messias. E não quadra com os dados da infância que oferece Lucas (Ulrich Luz).
2 – Sem dúvida alguma, a lição importante deste estranho relato e a atualidade dramática que tem no século XXI. A crueldade e o saneamento das crianças é hoje mais brutal que a violência que se exercia contra elas na antiguidade. É verdade que então os menores careciam de direitos, enquanto que hoje não os têm. Mas tão certo como isso é que, atualmente, a lei do mais forte se impõe acima do direito. De facto, sabemos que a maior mortandade, nos países pobres, corresponde às crianças. Uns 30 000 menores morrem de fome e má nutrição em cada 24 horas. A isso há que somar a violência que supõe o tráfico de crianças, para a venda de órgãos, o comércio sexual, os abusos contra menores, a falta de atenção sanitária e educativa, o desamparo dos que são abandonados nos campos de refugiados…
3 – Por que a violência se intensifica especialmente com os menores? Simplesmente, porque são os mais fracos e a eles se pode agredir com a maior impunidade. É a prova mais patente da cobardia que entranha a corrupção do mundo em que vivemos. Tudo o que é carência de atenção sanitária, educativa e afectiva às crianças, é responsabilidade dos políticos e dos cidadãos, que, com o seu silêncio, contribuem para tais formas de violência.
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com/
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários.
NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais uma nota ainda:
Estes são os meus endereços atuais:
Para contactos normais: antoniofonseca1940@hotmail.com
e sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
Hiperligações normais que utilizo para textos insertos no blogue:
- http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
Post para publicação em 28-12-2012 - 10,30 h
Até lá, se Deus quiser.
António Fonseca
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.