Caros Amigos:
Resolvi iniciar hoje a transcrição das Vidas do Papas (e Antipapas)
segundo textos do Livro O PAPADO – 2000 Anos de História.
Sendo assim, já editei a “biografia” de São Pedro há poucos minutos atrás. Vou tentar publicar diariamente uma ou mais “biografias” dos que se seguem
SÃO LINO
São Lino – I Papa
(De 67 a 76)
O martírio de São Pedro e São Paulo foi um rude golpe para a Igreja. Com a morte de Pedro é o seu companheiro Lino, o presbítero mais qualificado para lhe suceder, porque a ele estava ligado no anúncio de Jesus.
Assim, São Lino governou a Igreja durante nove anos e, ao que parece, determinou que as mulheres cobrissem a cabeça com um véu nas assembleias religiosas (o que ainda hoje se mantém) e ordenou 15 bispos e 18 sacerdotes, para que administrassem sacramentos, cuidassem dos pobres e gerissem várias comunidades cristãs, com a ajuda de presbíteros e de diáconos.
Opôs-se à doutrina de Menandro, um discípulo de Simão, o Mago, que lutava contra o cristianismo e simulava ter poderes para realizar milagres.
No seu pontificado, as tropas de Tito destruíram Jerusalém (ano 70).
Morreu decapitado, em Roma, em 23 de Setembro de 76, no tempo de Saturnino, às mãos de sacerdotes pagãos, contra os quais pregara, bem como contra os seus ídolos.
Foi sepultado junto ao túmulo de São Pedro.
****************************************
SANTO ANACLETO (ou CLETO) I
São Cleto (ou Anacleto) I
(De 76 a 88)
Durante o seu pontificado ordenou 25 presbíteros e todos o veneravam pela sua piedade.
Tinha já doze anos de governação de Roma quando Domiciano decretou uma das mais horríveis perseguições aos cristãos e ordenou que prendessem o bispo de Roma.
São Cleto, quando encarcerado, mostrou-se tão feliz, que tanto os cristãos como os pagãos se admiraram. Domiciano ficou furioso e resolveu acabar-lhe com a vida, o que se deu a 26 de Abril de 88, em Roma, tendo sido ornado com a coroa do martírio.
Foi no seu pontificado que se deu a erupção do Vesúvio, que sepultou as cidades de Herculano e Pompeia (ano 79).
Foi canonizado com o nome de São Cleto.
*********************************
SANTO CLEMENTE I
São Clemente I
(De 88 a 97)
Foi o terceiro sucessor de São Pedro e um colaborador de São Paulo, tendo trabalhado intimamente com São Pedro.
Destaca-se no seu pontificado a Carta aos Coríntios (ano 96), na qual, com autoridade, ameaça os desobedientes.
Este documento histórico, de valor incalculável, mostra bem como estava preocupado com as desordens entre eles, pois apela à paz e unidade de todos. Esta intervenção, a primeira de um pontífice, confirma que Clemente, para além de bispo de Roma, se sentia responsável e com superioridade sobre as outras Igrejas.
Confirmando a importância deste escrito, há a carta de Dionisio, bispo de Corinto, ao papa São Sotero (ano 170), em que diz: «Hoje celebramos o santo dia do Senhor e nele lemos um,a carta vossa que continuaremos a ler para nossa edificação, tal como lemos a que nos escreveu Clemente».
Já bispo de Roma foi desterrado para a Crimeia, no Sul da Rússia, por ordem do imperador Trajano e, quando pretenderam que adorasse Júpiter, negou-se, pelo que foi lançado ao Mar Negro com uma âncora amarrada ao pescoço, morrendo mártir, mas, diz a lenda, uma grande onda devolveu o seu cadáver à margem para que pudesse ser venerado por aqueles a quem havia convertido e confortado em vida.
Conservam-se algumas cartas suas, dirigidas a cristãos de ambos os sexos que fizeram voto de virgindade e alguns fragmentos de uma segunda epístola aos Coríntios.
Continua:…
Post colocado em 11-12-12 – 20H45
ANTÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.