1515-3
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.com – info@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.
30 de Dezembro de 2012
SAGRADA FAMÍLIA
8º DOMINGO DEPOIS DO NATAL
Lc 2, 41-52
Seus pais iam todos os anos a Jerusalém, pela festa da Páscoa. Quando chegou aos doze anos, subiram até lá, segundo o costume dos dias de festa. Terminados esses dias, regressaram a casa e o Menino ficou em Jerusalém, sem que os pais o soubessem. Pensando que Ele Se encontrava na caravana, fizeram um dia de viagem e começaram a procurá-Lo, entre os parentes e conhecidos. Não O tendo encontrado, voltaram a Jerusalém, à Sua procura. Volvidos três dias, encontraram-N’O no Templo, sentado entre os doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Todos quantos O ouviam estavam estupefactos com a Sua inteligência e as Suas respostas. Ao vê-Lo ficaram assombrados e Sua mãe disse-Lhe: «Filho, porque nos fizeste isto? Olha que Teu pai e eu andávamos aflitos à Tua procura». Ele respondeu-lhes: «Porque me procuráveis? Não sabíeis que devia estar em casa de Meu Pai? Mas eles não compreenderam as palavras que lhes disse. Depois desceu com eles, voltou para Nazaré e era-lhes submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração. E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens.
1 – O Domingo seguinte ao Natal, é dedicado sempre pela Igreja para recordar a Família de Jesus, já que isso é um bom motivo para que nós cristãos reflitamos sobre a importância que tem a instituição familiar na vida. Costuma-se dizer que a família está em crise. Daí a preocupação dos bispos por este tema. Sem embargo, não teria que se dizer, ou melhor, que o que está em crise são as relações humanas? Não teria que se pensar que a aspiração imediata ao bem estar material tem hoje mais força que o respeito ao outro, a fidelidade à palavra dada, a tolerância e a bondade acima de tudo e sempre?
2 – A família é a instituição básica que sustenta a estabilidade do tecido social. As crianças que vêm ao mundo integram-se na sociedade por meio da família. As relações de família nascem e crescem equilibradamente ou se desfazem para toda a vida. Daí a importância de que, nas relações com o pai e a mãe, cada ser humano integre a sua vida no amor, na responsabilidade, na honradez, no respeito a todos os outros…
3 – As relações de família não são livres. Ninguém escolhe o seu pai ou a sua mãe. São relações que nos são dadas e impostas. Daí a necessidade de que a relação de “parentesco” evolucione para a única forma de relação que é inteiramente livre, a relação de “amizade”. O ideal seria que nossos pais ou irmãos cheguem a ser os nossos melhores amigos, as pessoas com quem tenhamos mais confiança e mais transparência. Aliás, não esqueçamos que não há nenhum amor eterno. Por isso o carinho entre seres humanos é a experiência mais preciosa e a que necessita ser cuidada com mais delicadeza e, se for necessário, com mais sacrifício.
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com/
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários.
NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais uma nota ainda:
Estes são os meus endereços atuais:
Para contactos normais: antoniofonseca1940@hotmail.com
e sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
Hiperligações normais que utilizo para textos insertos no blogue:
- http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
Post para publicação em 30-12-2012 - 10,30 h
Até lá, se Deus quiser.
António Fonseca
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.