quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Vida dos Papas da Igreja Católica - (10) - 19 de Dezembro de 2012

Caros Amigos:

Conforme escrevi em 11-12 continuo a transcrição das Vidas do Papas (e Antipapas)

segundo textos do Livro O PAPADO – 2000 Anos de História.

 

*********************************

SANTO DIONÍSIO

 

Dionísio

 

Santo Dionísio

(De 259 a 268)

 

Sendo um simples padre, assumiu o pontificado em 22 de Julho de 260, depois de muitos meses de sede vacante, ainda na fúria das perseguições. No ano seguinte o imperador Valeriano, derrotado pelos persas de Spor I, foi feito prisioneiro e morreu no exílio em Edessa, sucedendo-lhe seu filho Galieno, que, influenciado pela mãe, que simpatizava com os cristãos, põe termo às perseguições e publica um édito mandando devolver as igrejas e os cemitérios confiscados.

São Dionisio aproveitou os anos de paz para organizar o regime paroquial e diocesano, criando 25 títulos presbiterianos em Roma, correspondentes a outras tantas zonas da cidade.

Esta paz viria a ser perturbada por desvios teológicos provenientes da Cirenaica. Sabélio, heresiarca da Ptolemaida, na Líbia, faz renascer o monarquianismo, que negava a existência das três pessoas da Santíssima Trindade, reduzindo-as a uma simples questão de nomes, pelo que foi condenado por São Dionisio.

Os bispos cirenaicos submetem o caso à autoridade do bispo Dionísio, de Alexandria, o qual cai em imprecisões como discípulo de Orígenes.

São Dionisio escreve-lhe fazendo-lhe ver as imprecisões doutrinais e pedindo-lhe que se explique. O bispo Dionisio escreve então uma Apologia, repondo no devido lugar as afirmações possíveis de desvios na doutrina trinitária.

São Dionisio distinguiu-se pela sua extrema caridade e teria conseguido uma avultada quantia para enviar à Igreja de Cesareia para o resgate dos cristãos retidos em cativeiro.

 

*****************************

SÃO FÉLIX I

 

Félix I

 

Santo Félix I

(De 269 a 274)

 

Oriundo do clero romano, foi eleito bispo de Roma em 5 de Maio de 269. Começou o seu pontificado lutando energicamente contra o ressurgimento das antigas heresias de Paulo de Samósata, que tinha conseguido ocupar a cadeira episcopal de Antioquia, por influência da rainha Zenóbia.

Alarmados com o ressurgimento, em novos moldes, da antiga heresia adopcionista, os bispos do oriente, reunidos em concílio (268), depõem-no do múnus episcopal.

Félix I toma conhecimento da vida pouco edificante de Paulo de Samósata, pela carta enviada pelo Sínodo de Antioquia e não hesita em concordar com a exoneração do indigno bispo. Contudo, este, com o apoio de Zenóbia, recusa entregar a residência episcopal ao seu sucessor, provocando na história da Igreja o primeiro recurso à autoridade civil.

São Félix ordenou que a missa só fosse celebrada por sacerdotes e dentro do templo, excepto por necessidade. determinou que, caso houvesse dúvidas sobre a consagração de alguma igreja, se voltasse a consagrá-la e decretou que se celebrassem missas em memória dos mártires.

Mandou erguer uma basílica na Via Aurélia, a duas milhas de Roma, onde o seu corpo veio a ser sepultado.

O imperador Aureliano teve de intervir e, talvez por influência de influentes cristãos de Roma, determinou que a sede antioquena fosse pertença legitima de quem  apresentasse como credencial a sua união com o bispo de Roma, uma atitude extraordinária por parte de um imperador pagão, ajudando o pontificado de São Félix.

 

*****************************

SANTO EUTIQUIANO

 

Sisto-II_thumb1

 

Santo Eutiquiano

(De 275 a 283)

 

Foi elevado a bispo de Roma em 4 de Janeiro de 275 e o seu pontificado decorreu em tempo de paz, o que lhe permitiu expandir e consolidar a Igreja.

Ordenou que se benzessem os frutos da terra, em especial as uvas, no ofertório da missa, talvez como reação à heresia maniqueísta, de origem persa, que atribuía ao vinho o princípio do mal, pelo que não deveria usar-se na consagração.

Condenou os maniqueus.

Foi martirizado em 7 de Dezembro de 283 e sepultado no Cemitério de São Calisto, e em Roma, mas em 1659 as suas relíquias foram levadas para a Catedral de Sarzana, onde foi coloca uma estátua sua.

O próprio São Sisto foi degolado na cadeira onde instruía os cristãos no Cemitério de Pretextato, a 7 de Agosto de 258.

 

Continua:…

Post colocado em 19-12-12 – 11H00

ANTÓNIO FONSECA

2 comentários:

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...