1509-3
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.com – info@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.
24 de Dezembro de 2012
Véspera (Noite) de Natal
Lc 1, 67-79
Então Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo, e profetizou:
«Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e libertou o Seu povo, e nos suscitou um poderoso Salvador na casa de David, Seu servo, conforme tinha dito pela boca dos Seus Santos profetas de outrora; para nos salvar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam, para exercer a Sua misericórdia a favor de nossos pais e lembrar-Se da Sua santa aliança, do juramento que fez a Abraão, nosso pai, de nos conceder que, sem temor, libertos das mãos dos inimigos, O sirvamos em santidade e justiça na Sua presença, em todos os nossos dias. E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo; Porque irás adiante do Senhor preparar os Seus caminhos. Para dar a conhecer ao Seu povo a Sua salvação pela remissão dos pecados, graças ao coração misericordioso do nosso Deus, devido ao qual nos visitará a luz do alto, a fim de iluminar aqueles que se encontram nas trevas e na sombra da morte, e guiar os nossos passos no caminho da paz.»
1 – Mesmo na véspera do nascimento de Jesus, a liturgia da Igreja recorda-nos o cântico que o Evangelho de Lucas põe na boca do sacerdote Zacarias, pai de João Baptista. É o louvor a Deus que faz um clérigo nacionalista e bom servidor da religião de Israel. Este bom judeu recorda, antes de tudo, «a força da salvação» que nos traz Jesus.
2 – De que nos salva Deus, no julgamento do sacerdote Zacarias? Salva-nos dos “inimigos”. Salva-nos “dos que nos odeiam”. E liberta-nos “do temor”. Inimigos, ódio e medo, uma religião nacionalista, que se vê perseguida e que se sente sempre ameaçada, não pode pensar senão na salvação de ameaças e fantasmas. Uma espiritualidade assim, é uma espiritualidade que danifica. Ao que vive e ao que está perto. A religião do medo vê inimigos e perigos por toda a parte a toda a hora. Uma religião assim, envenena a convivência entre os humanos. Muito disto ocorre-nos com frequência em Espanha (…e Portugal…). onde há fanatismos e pessoas fundamentalistas.
3 – Mas há que ser justos. Zacarias via também a salvação «que guia nossos passos pelo caminho da paz». Zacarias, no fim de contas, estava anunciando a vinda de Jesus. E Jesus, quando se aproxima e se faz presente, não pode senão levar «por caminhos de paz». Os caminhos de confrontação e violência nem nos traz Jesus nem nos levam a Jesus.
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com/
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários.
NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais uma nota ainda:
Estes são os meus endereços atuais:
Para contactos normais: antoniofonseca1940@hotmail.com
e sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
Hiperligações normais que utilizo para textos insertos no blogue:
- http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
Post para publicação em 24-12-2012 - 10,30 h
Até lá, se Deus quiser.
António Fonseca
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.