Caros Amigos:
Conforme escrevi em 11-12 continuo a transcrição das Vidas do Papas (e Antipapas)
segundo textos do Livro O PAPADO – 2000 Anos de História.
*********************************
SANTO SOTERO
Santo Sotero
(De 166 a 175)
Pouco se sabe deste bispo de Roma, embora elogiado por Dionísio, bispo de Corinto, que dele diz: «Sotero, a exemplo dos seus predecessores, dava salutares conselhos exortando à firmeza na fé e à união com os bispos e padres».
Na sua atuação como pastor teve algumas determinações de ordem disciplinar.
Opôs-se, com muito acerto, à heresia de Montano e estabeleceu como dever para todos os fiéis a participação na eucaristia da Quinta-feira Santa; proibiu que as virgens consagradas encarregadas da preparação das funções do culto tocassem nos vasos sagrados; preceituou o jejum, completo antes da celebração da missa e determinou como obrigatória a bênção sacerdotal para a validade do matrimónio. Para alguns historiadores esta norma já viria do tempo do pontificado de Santo Evaristo (97-105).
Embora não haja certezas, julga-se que morreu mártir a 2 de Abril de 175, dando a sua vida em defesa da fé, dado que o sue nome está incluído no Martirológio Romano.
Foi sepultado no Vaticano, mas as suas relíquias foram trasladadas no século IX para o Cemitério de São Calisto e depois para a igreja romana dos Santos Silvestre e Martinho.
*****************************
SÃO ELEUTÉRIO
Santo Eleutério
(De 175 a 189)
O seu pontificado viveu tempos difíceis com as perseguições do imperador Marco Aurélio. Dois anos depois de ser eleito papa, uma feroz perseguição na Gália fez muitas vítimas em Lyon e Vienne.
A subida ao trono do imperador Cómodo (180-182) aliviou a situação, muito embora as ferozes determinações de Marco Aurélio continuassem em vigor, de tal modo que, em Roma, o senador Apolónio, membro da alta nobreza romana, foi martirizado por ser cristão.
No seu pontificado espalham-se entre a cristandade de Roma os exageros montanistas, com exaltações proféticas relacionadas com o fim do mundo e rigorismos exagerados quanto à prática da penitência e da vida matrimonial.
Santo Ireneu foi a Roma em 178, a pedido da comunidade de Lyon, para pedir orientação ao bispo de Roma.
Data deste pontificado o primeiro documento referindo a Igreja nas Espanhas – o tratado Adversus Haereses (“Contra as heresias”), escrito por Santo Ireneu em 180, onde, argumentando contra os gnósticos e para exaltar o crescimento da Igreja romana, fala das Igrejas da Ibéria.
Em 183, o rei Lúcio, da Bretanha, pediu-lhe que enviasse alguns dos seus ministros para que ele e todos os seus se tornassem cristãos. Santo Eleutério encarregou Fugácio e Damião da tarefa e tão bem a desempenharam que o próprio rei alcançou a santidade.
Santo Eleutério decretou que nenhum sacerdote fosse deposto sem que tivesse admitido ter participado em delito grave e que nenhum fosse condenado antes de ser ouvido. Ordenou 12 padres, oito diáconos e 15 bispos.
Após o martírio, em Roma, em 189, foi sepultado no Vaticano.
*****************************
SANTO VÍTOR I
São Vítor I
(De 189 a 199)
O facto mais saliente deste pontificado foi a fixação obrigatória da Páscoa, pondo fim às divergências com as comunidades asiáticas, o que já vinha do pontificado de Santo Aniceto, quando São Policarpo defendeu a data da Páscoa contra a celebração ocidental. São Vítor entendeu que devia manter a tradição vinda de Pedro e Paulo, celebrando a Páscoa no domingo seguinte ao 14º dia da lua de Março, ou seja, a seguir à data judaica do 14 de Nissan.
Reunidos os bispos de Itália, no primeiro sínodo que se conhece no Ocidente, realizado com a permissão do imperador Cómodo, o papa comunicou aos bispos orientais a sua decisão, sob pena de os considerar excluídos da Igreja se persistissem na data judaica. A aceitação deste decisão de Roma foi quase unânime, com a exceção do bispo Polícrates, que no Sínodo de Éfeso, se viu desautorizado por excomunhão, valendo a intervenção de Santo Ireneu, junto de São Vítor, para que essa excomunhão não se verificasse, o que aconteceu.
São Vítor, defendendo a fé, condenou e excomungou Teódoto, que, vindo de Bizâncio, agitava a comunidade de Roma.
Segundo São Jerónimo, São Vítor foi o primeiro dos escritores cristãos a utilizar o latim.
Incide no período do pontificado de Vítor I uma tese de Tertuliano (era professor de Direito, convertido ao cristianismo e ordenado presbítero em 195), que foi o primeiro a fundamentar a posição de precedência de Pedro na promessa do primado feita por Cristo (Mt 16, 18). O poder de Pedro ter-se-ia transmitido a toda a Igreja que estivesse ligada a ele pela tradição e sucessão. Ainda que Pedro pertença à Igreja na totalidade, a Igreja de Roma teria com ele uma relação especial. Por isso se passou a invocar a proclamação de Jesus como fundamento do primado do bispo de Roma.
Segundo o Liber Pontificalis, determinou a criação de clérigos supranumerários (sequentes), terá promovido 12 bispos em diversos lugares e estabeleceu que, em caso de urgência, se pudesse usar qualquer água para administrar o baptismo.
Morreu em Roma, a 28 de Julho de 199, sendo sepultado no Vaticano.
Continua:…
Post colocado em 13-12-12 – 11H00
ANTÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.