1511-3
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.com – info@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.
26 de Dezembro de 2012
SANTO ESTEVÃO PROMÁRTIR
Mt 10, 17-22
«Tende cuidado com os homens: Hão-de entregar-vos aos tribunais do Sinédrio e açoitar-vos-ão nas sinagogas; sereis levados perante governadores e reis, por Minha causa, para dar testemunho diante deles e dos pagãos. Mas, quando vos entregarem, não vos preocupeis nem com o que haveis de falar nem com o que haveis de dizer. Não sereis vós a falar, é o Espírito do vosso Pai que falará por vós. O irmão entregará o seu irmão à morte, e o pai, o seu filho; os filhos erguer-se-ão contra os pais e hão-de causar-lhes a morte. E vós sereis odiados por todos, por causa do Meu nome. Mas aquele que se mantiver firme até ao fim será salvo».
1 – Ontem, nós cristãos recordávamos o nascimento de Jesus, que segue sendo uma denúncia de todos os nossos abusos económicos e da corrupção em que se amassa a desgraça de milhões de criaturas. Hoje, o dia seguinte de um parto no desamparo, recordamos uma morte violenta. A morte do primeiro cristão, que irritou os fanáticos da religião. Se Jesus nos emociona com a única coisa que podia ter, a sua bondade; Estevão nos impressiona com o que mais se destaca nele, sua liberdade
2 – Estevão era o líder de um grupo de judeus, que se haviam feito cristãos, mas que procediam do estrangeiro. Eram helenistas (de origem grega). O mais provável é que estes helenistas não sabiam hebreu. Por isso, seguramente tinham sérias diferenças com os cristãos de Jerusalém. Eram pior tratados dos que os cristãos de língua hebraica. E tinham diferenças importantes em dois assuntos básicos da religião. A Estevão o acusavam de que falava contra o templo e contra a lei (Act 6, 13).
3 – O facto é que Estevão havia dado conta de algo que, muito antes, viu o próprio Jesus: quando a religião dá mais importância “ao sagrado” (o templo, a lei) do que “ao humano” (o que necessitam as pessoas), essa religião engana as pessoas, perverte os fiéis, e não leva a Deus. Mas, é claro: os dirigentes religiosos, os de então e os de agora, não suportam nem esta maneira de pensar nem este discurso. E ali começou o aterrador discurso dos cristãos, que disseram e dizem: «Eu, pela religião, mato!». Desde então há na Igreja vítimas e verdugos. É a máxima traição a Jesus, e à sua Igreja.
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com/
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários.
NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais uma nota ainda:
Estes são os meus endereços atuais:
Para contactos normais: antoniofonseca1940@hotmail.com
e sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
Hiperligações normais que utilizo para textos insertos no blogue:
- http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
Post para publicação em 26-12-2012 - 10,30 h
Até lá, se Deus quiser.
António Fonseca
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.