segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Vida dos Papas da Igreja Católica - (8) - 17 de Dezembro de 2012

Caros Amigos:

Conforme escrevi em 11-12 continuo a transcrição das Vidas do Papas (e Antipapas)

segundo textos do Livro O PAPADO – 2000 Anos de História.

*********************************

SANTO FABIÃO (ou FABIANO)

Fabiano

Santo Fabião

(De 236 a 250)

Eleito em 10 de Janeiro de 236, este bispo de Roma beneficiou de seis anos tranquilos, sem perseguições, que lhe permitiram, tomar algumas medidas de ordem prática na comunidade romana, uma delas dividindo a cidade em sete zonas administrativas e circunscrições eclesiásticas, sob a responsabilidade de diáconos.

O seu sucessor, São Cornélio, sobre esta ação de São Fabião, escreveu numa carta: «Há 46 presbíteros, sete diáconos, sete subdiáconos, 42 acólitos, 52 exorcistas, leitores e porteiros».

Aproveitando a paz, conseguiu, sem problemas, a trasladação de São Ponciano e Santo Hipólito da Sardenha para o Cemitério de São Calisto, em Roma.

S. Fabião mandou ampliar as catacumbas usadas pelos cristãos, instituiu as quatro ordens menores, estabeleceu sete subdiáconos para que em cada um dos sete bairros de Roma redigissem e guardassem as atas dos mártires sob a sua proteção; ordenou que todos os anos se renovasse o crisma na Quinta-feira Santa; proibiu o casamento entre parentes até ao quarto grau e castigou Privato, bispo de Lambisa (África) pelas suas ideias heréticas e pela vida escandalosa que levava.

Atribui-se-lhe também a consagração de sete bispos para fazerem apostolado na Gália.

Ao zelo deste bispo de Roma deve a Igreja de França a pregação de vários missionários dirigidos por São Dinis.

Quando Décio subiu ao poder, em 249, recomeçaram as perseguições, nas quais viria a perder a vida, martirizado em 20 de Janeiro de 250.

Em 1915 foi descoberto o seu sepulcro nas catacumbas de São Calisto.

*****************************

SÃO CORNÉLIO

Cornélio

Santo Cornélio

(De 251 a 253)

As perseguições ordenadas por Décio foram de tal ordem que só catorze meses depois da morte de São Fabião se conseguiu eleger São Cornélio, em 21 de Março de 251.

Foi um pontificado curto, de apenas 15 meses, e muito agitado, pois nele surgiria o segundo antipapa declarado, Novaciano, que se opôs à eleição de São Cornélio e se fez sagrar por três bispos italianos dissidentes.

São Cornélio era conhecido pela sua grande bondade para com os apóstatas. Durante a perseguição de Décio, Novaciano pretendia que a Igreja fosse constituída por um grupo de puros e não facilitasse o perdão aos pecadores, principalmente os caídos na idolatria ou apostasia.

São Cornélio reagiu a essa ousadia do antipapa e num sínodo, realizado em Roma, que reuniu 60 bispos, anatematiza Novaciano, tendo o apoio do bispo de Cartago, São Cipriano.

Pouco depois o imperador Galo, com a acusação de que os cristãos eram os responsáveis pela peste que flagelava o povo, intensificou as perseguições.

Ainda antes do desterro para Centumcelae, São Cornélio comunicou que a comunidade romana, em 253, contava, além, dos bispos, com 46 sacerdotes, sete diáconos., sete subdiáconos, 42 acólitos, 52 leitores e socorria 1500 viúvas e indigentes, o que pressupõe uma comunidade de cerca de 30 000 fiéis, o que era muito importante.

Morreu no desterro em 14 de Setembro de 253 e está sepultado em Santa Maria do Trastevere, Roma.

*****************************

NOVACIANO – (Antipapa)

 

Novaciano

(Em 251)

Escritor de grande talento, a sua obra principal é De Trinitate («Sobre a Santíssima Trindade»); escreveu também o primeiro tratado de teologia em língua latina.

Quando São Cornélio foi eleito pelo clero romano, Novaciano fez-se consagrar por três bispos italianos dissidentes, constituindo-se como antipapa (251), o segundo da história da Igreja. Para esta ação, teve a ajuda de Novato, um padre africano que tinha ido a Roma para evitar a sua condenação  em Cartago, tentando enganar São Cornélio e o seu conselheiro São Cipriano. Ao ver que nada conseguia, juntou-se à aventura de Novaciano.

Novaciano censurava a benevolência com  que Cornélio encarava os cristãos que haviam renegado a sua fé durante as perseguições, e pretendia que a Igreja fosse apenas constituída por um grupo seleto de puros.

Também São Cipriano, bispo de Cartago, condena o novacianismo e apoia São Cornélio, acabando com a aventura do antipapa.

Da sua vida posterior pouco se sabe, supondo-se que tenha morrido mártir em 258.

Continua:…

Post colocado em 17-12-12 – 11H00

ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...