antoniofonseca1940@hotmail.com
Mapa com a distribuição das 12 tribos de Israel
Primeiro Discurso de MOISÉS
3 – DERROTA DE OG, REI DE BASAN – «Dirigimo-nos, depois, para os lados de Basan. Og, rei de Basan, saiu ao nosso encontro com todo o seu povo para nos dar batalha em Edrei. E o Senhor disse-me: «Nada receies, porque o entregarei nas tuas mãos, com todo o o seu povo e a sua terra; tratá-los-ás como trataste Seon, rei dos amorreus, que residia em Hesbon». O Senhor, nosso Deus, entregou-nos também Og, rei de Basan, com todo o seu povo; e de tal modo o derrotamos que nem um só dos seus escapou. Tomámos, então, todas as cidades; e não houve um só lugar que não caísse nas nossas mãos: sessenta cidades formando o distrito de Argod, o reino de Og, em Basan. Todas essas cidades eram fortificadas com altas muralhas, portas e ferrolhos, sem contar as numerosas cidades abertas. Anatematizámo-las, como fizemos a Seon, rei de Hesbon, com os homens, as mulheres e as crianças. Ficámos, porém, com todo o gado e os despojos dessas cidades.
Conquistámos, assim, naquele tempo, o país dos dois reis dos amorreus, que reinavam além do Jordão desde a torrente do Arnon até à montanha de Hermon (Sl 41, 7; 88, 13; 132, 3) (os sidónios dão a Hermon o nome de Siron, e os amorreus chamam-lhe Senir) (Ez 27, 5); todas as cidades da planície, todo o Galaad e todo o Basan, até Salca e Edrei, cidades do reino de Og, em Basan (Jer 48, 8, 21). Og, rei de Basan, era o único que restava da raça dos refaim; vê-se ainda o seu sarcófago, um sarcófago de ferro, em Rabbat, capital dos amonitas; tem nove côvados de comprimento e quatro de largura, em côvados usuais» (Jer 49, 2; Ez 21, 20; 25, 5; Am 1, 14; Ap 21, 17)
Partilha das terras conquistadas - Tomámos, então, posse desse país. Dei às tribos de Ruben e de Gad o território desde Aroer, que está no vale de Arnon, até à metade do monte Galaad, com as suas cidades. Dei à meia tribo de Manassés o resto do Galaad e todo o Basan, onde reinara Og, todo o distrito de Argob, isto é, todo o Basan, conhecida como terra dos refaim. Yair, descendente de Manassés, dominou todo o distrito de Argob até aos confins de Ghechur e de Maaca, e deu o seu nome às aldeias de Basan, chamadas ainda hoje de Aldeias de Yair. A Makhir dei o Galaad. E aos filhos de Ruben e de Gad, dei depois o Galaad até à torrente do Arnon, cujo meio serve de limite, e depois até à torrente de Jacob, fronteira dos filhos de Ammon; e, enfim, a planície do Jordão, desde Kinreth até ao mar da planície ou mar Salgado, na encosta oriental do Pisga.
Nesse tempo, dei-vos a seguinte ordem: «O Senhor, vosso Deus, deu-vos este país como herança. Vós, pois, homens corajosos, marchai, armados, à frente dos vossos irmãos, os filhos de Israel. Somente as vossas mulheres, as vossas famílias e o vosso gado – sei que tendes muitos animais – ficarão nas cidades que vos dei, até que o Senhor tenha assegurado o descanso de vossos irmãos, como a vós e tenham, por sua vez, tomado posse da terra que o Senhor, vosso Deus, lhes destina do outro lado do Jordão. Então, cada um de vós regressará à possessão que eu lhes dei». Ao mesmo tempo, exortei Josué, dizendo-lhe: «Viste com os teus próprios olhos tudo o que o Senhor, vosso Deus, fez a estes dois reis: assim fará o Senhor a todos os reinos onde vais entrar. Não temas, porque é o Senhor vosso Deus, que combaterá por vós».
Entretanto, dirigi ao Senhor esta prece: «Eterno Senhor! Já mostraste ao Teu Servo a Tua grandeza e a força do Teu braço; quem, nos céus ou na terra, poderá imitar as Tuas obras e as Tuas maravilhas? Ah! se pudesse, também eu, atravessar e ver esse ditoso país que está do outro lado do Jordão, essa bela montanha, e o Líbano!» Mas o Senhor, irritado comigo por vossa causa, não me atendeu; e o Senhor disse-me: «Basta! não me fales mais a esse respeito. Sobe ao cume do Pisga, olha para o Ocidente e para o norte, para o sul e para o oriente, e contempla tudo com os teus olhos: mas tu não passarás o Jordão. Dá as tuas instruções a Josué, anima-o e conforta-o, porque será ele quem irá à frente do povo e lhe dará a possessão da terra que vais contemplar». E assim, nos detivemos no vale, em frente de Beth-Peor».
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.