antoniofonseca1940@hotmail.com
Mapa antigo de Israel
Segundo Discurso de MOISÉS
13 - A IDOLATRIA E A APOSTASIA – «Se no meio de ti se levantar um profeta ou um visionário, oferecendo-te como penhor um sinal ou um prodígio (Mt 7, 22s; 24, 24, 2; Tes 2, 9, 11; Ap 13, 13 s), e suceder o que ele anunciou e te disser: «Sigamos os deuses estrangeiros – que não conheces –, e, adoremo-los». não ouvirás as palavras desse profeta ou desse visionário, porque o Senhor, vosso Deus, vos experimenta para verificar se realmente O amais com todo o vosso coração e com toda a vossa alma (Tgo 1, 13). É ao Senhor, vosso Deus, que deveis temer e seguir: cumprireis os Seus preceitos e não obedecereis senão a Sua voz; só a Ele prestareis culto e só a Ele vós servireis! Esse profeta ou esse visionário, será condenado à morte, porque pregou a revolta contra o Senhor, vosso Deus, que vos tirou da terra do Egipto e vos resgatou da casa da servidão, procurando assim desviar-vos do caminho que o Senhor, vosso Deus, vos mostrou. Extirparás, então, o mal do meio de ti (Cor 1, 5, 9, 13).
Se o teu irmão, filho da tua mãe, o teu filho ou a tua filha, a tua companheira ou o amigo a quem estimas vier secretamente seduzir-te, dizendo: «Vamos servir os deuses estrangeiros», – deuses que nem tu nem os teus pais conheceram, os deuses dos povos que estão à tua volta, na tua vizinhança ou longe de ti, de um extremo ao outro da terra, – tu não o ouvirás. Além disso, fecharás os teus olhos à piedade, não o pouparás nem ocultarás o seu crime. Pelo contrário, tens o dever de o matar. A tua mão será a primeira a levantar-se contra ele, para lhe dar a morte; e, a seguir, a mão de todo o povo (Act 7, 58). Apedrejá-lo-ás até morrer, porque ele tentou desviar-te do Senhor, teu Deus, que te libertou da terra do Egipto, da casa da servidão. Todo o Israel ao sabê-lo, tremerá e ninguém renovará mais tal delito no meio de vós.
Se ouvires dizer numa das cidades que o Senhor, teu Deus, te deu para habitação: «Homens perversos, nascidos no meio de vós, desencaminharam os habitantes desta cidade, dizendo: «Vamos e sirvamos os deuses estrangeiros» – deuses que vós não conheceis –, farás um inquérito, averiguarás e informar-te-ás com cuidado; se foi verdade que essa abominação foi cometida no meio de vós, passarás a fio de espada os habitantes dessa cidade e tudo o que nela houver, incluindo o gado. Reunirás, em seguida, no centro da praça todas as riquezas e queimá-las-ás juntamente com a cidade e todos os seus bens, não excluindo nada, em honra do Senhor, teu Deus. Ficará para sempre em ruínas e não voltará a ser reconstruída. Que a tua mão não retenha coisa alguma da cidade amaldiçoada, para que o Senhor aplaque a Sua cólera e use de piedade e misericórdia para contigo, e te multiplique como jurou a teus pais, se obedeceres à voz do Senhor, teu Deus, cumprindo todos os Seus mandamentos que hoje te prescrevo, e fazendo o que é justo aos olhos do Senhor, teu Deus».
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.