antoniofonseca1940@hotmail.com
Mapa antigo de Israel
Segundo Discurso de MOISÉS
19 - CIDADES DE REFÚGIO – «Quando o Senhor, teu Deus, fizer desaparecer os povos cuja terra de há-de dar, quando a despojares e te estabeleceres nas suas cidades e nas suas casas, reservarás três cidades na terra que o Senhor, teu Deus, te há-de dar. Facilitarás o acesso a essas cidades e dividirás em três partes a terra que o Senhor, teu Deus, te der, para que todo o homicida possa refugiar-se nelas. São estes os casos em que o homicida, ao refugiar-se nelas, terá a vida salva: se matar o seu próximo sem premeditação, sem ódio prévio. Por exemplo, se for à floresta com outro para cortarem lenha, e no momento de brandir o machado para derrubar a árvore, o ferro se separar do cabo e atingir mortalmente o seu companheiro e ele morrer, o homicida poderá fugir para uma dessas cidades e salvar a sua vida. De contrário, o vingador do sangue, na excitação do seu coração poderia persegui-lo ou alcançá-lo, matando-o, se o caminho fosse longo; no entanto, esse homem não merecia a morte, pois não odiava a vítima. Essa é a razão desta ordem. Reserva para ti três cidades. Quando o Senhor, teu Deus, alargar a tua fronteira, como jurou aos teus antepassados, e te der todo o país que prometeu a teus pais, – com a condição de pores em prática toda a lei que hoje te imponho, amando o Senhor, teu Deus, e andando sempre nos Seus caminhos, então, acrescentarás mais três cidades a essas três. Desse modo, não se derramará sangue inocente no país que o Senhor, teu Deus, te der por herança e não cairá sobre ti a responsabilidade do sangue. Mas, se alguém, por ódio, ao seu próximo, o espreitar lançando-se sobre ele e ferindo-o mortalmente, refugiando-se depois, numa dessas cidades, os anciãos da sua cidade ordenarão que o tirem de lá e entregá-lo-ão ao vingador do sangue, para ser morto. Não terás piedade dele, farás desaparecer de Israel o sangue inocente e tudo te correrá bem.
Os limites – o Testemunho – Não alterarás os limites do teu vizinho demarcados pelos teus predecessores na herança que te couber na terra que o Senhor, teu Deus, te há-de dar.
Um testemunho isolado não será suficiente contra uma pessoa, seja qual for o seu crime e a falta de que for acusado: só depois do depoimento de duas ou três testemunhas é que o caso será tomado em conta (Mt 18, 16; Jo 8, 17; 2 Cor 13, 1). Se uma falsa testemunha se apresentar contra alguém para o acusar de crime, as duas pessoas interessadas no debate comparecerão diante do Senhor, dos sacerdotes, e dos juízes em função nessa altura. Estes examinarão atentamente o caso; se a testemunha é uma testemunha falsa e proferiu uma mentira contra o seu irmão, tratá-la-eis como el a tinha pensado tratar o seu irmão. Assim extirparás o mal do meio de ti. Os outros aprenderão e ficarão atemorizados e ninguém mais se atreverá a cometer tão má ação no meio de ti. Não terás com eles piedade; vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé».
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.