antoniofonseca1940@hotmail.com
Mapa antigo de Israel
Segundo Discurso de MOISÉS
20 - AS LEIS DA GUERRA – «Quando avançares contra os teus inimigos a fim de os combateres, e vires a cavalaria, os carros de guerra e um exército mais numeroso que o teu, não te assustes, porque o Senhor, teu Deus, que te tirou do Egipto, está contigo. Quando se aproximar o momento do combate, o sacerdote avançará e falará ao povo. Dir-lhe-á: «Escuta Israel! Ides hoje dar batalha aos vossos inimigos; que a vossa coragem não desfaleça; não vos amedronteis e não vos deixeis desorientar ou aterrar por eles, porque o Senhor vosso Deus, acompanha-vos para combater os vossos inimigos e para vos dar vitória». A seguir os oficiais dirão ao povo: «Quem de entre vós construiu uma casa nova e ainda não tomou posse dela? Esse que parte e regresse à sua casa, pois poderia morrer na batalha, vir outro e apossar-se dela. Quem, de entre vós plantou uma vinha e ainda não se regozijou com os frutos? Esse que parta e regresse à sua casa; porque poderia morrer na batalha, vir outro e vindimá-la em seu lugar. Quem de entre vós prometeu casamento a uma mulher e a não desposou ainda? Esse que parta e regresse a sua casa; porque poderia morrer na batalha, e vir outro homem e desposá-la». Os oficiais dirão ainda ao povo: «Há alguém medroso e de coração desfalecido? Esse que se retire e regresse à sua casa para que o coração de seus irmãos não desfaleça como o seu». Quando os oficiais tiverem acabado de falar ao povo, os chefes das divisões colocar-se-ão à frente do povo.
Ao marchares sobre uma cidade para a atacares, oferecer-lhe-ás primeiro a paz. Se ela aceitar a paz e te abrir as portas toda a população se tornará tributária e te servirá. Mas, se não transigir e quiser entrar em guerra contigo, sitiá-la-ás. E quando o Senhor, teu Deus, a entregar nas tuas mãos, passarás todos os seus habitantes varões a fio da espada. Só poderás tomar para ti as mulheres, as crianças, o gado e tudo quanto se encontrar na cidade, como espólio, e aproveitarás os despojos dos teus inimigos, que o Senhor teu Deus, te entregar. Procederás assim com todas as cidades muito afastadas, que não fazem parte das cidades destas nações. Quanto às cidades daqueles povos que o Senhor, teu Deus, te há-de dar por herança, não deixarás subsistir nelas nem uma só alma. Votarás à interdição o heteu, o amorreu, o cananeu, o ferezeu, o heveu e o jebuseu, como te ordenou o Senhor, teu Deus, para que não vos ensinem, a imitar as abominações que praticam em honra dos seus deuses, e venhais a pecar contra o Senhor, vosso Deus.
Quando sitiares uma cidade durante muito tempo e a atacares para te apoderares dela, não destruirás as árvores a golpe de machado; alimentar-te-ás de seus frutos, mas não as derrubarás.Porque a árvore do campo não é um homem, para que a ataques durante o assédio. Somente poderás sacrificar e derrubar as árvores que não são de fruto, a fim de as utilizares nos trabalhos do cerco contra a cidade que está em guerra contigo até que ela sucumba».
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.