1494-3
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.com – info@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.
9 de Dezembro de 2012
2º Domingo do Advento
Lc 3, 1-6
No décimo quinto ano do reinado do imperador Tibério, sendo Pôncio Pilatos governador da Judeia, Herodes tetrarca da Galileia, seu irmão Filipe tetrarca da Irutreia e da Traconítide e Lisafás, a palavra de Deus foi dirigida a João, filho de Zacarias, no deserto. Começou a percorrer toda a zona do Jordão, pregando um batismo de penitência para remissão dos pecados, como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías:
«Voz do que brada no deserto: Preparai o caminho do Senhor, e endireitai as Suas veredas. Toda a ravina será preenchida, todo o monte e colina serão abatidos; os caminhos tortuosos ficarão direitos, e os escabrosos tornar-se-ão planos. E toda a criatura verá a salvação de Deus».
1 – O principal que faz o evangelho de Lucas é situar a vida de Jesus (e sua preparação, que foi o ministério de João Baptista) no ambiente, o contexto e os nomes dos governantes, desde o imperador de Roma até aos sumos sacerdotes de Jerusalém. Ou seja, Lucas pensa que, para relatar o evangelho, primeiro é ter presente a situação política e religiosa, condicionada pelos poderes constituídos: O Evangelho, em cada momento histórico; a teologia, em cada situação concreta; Jesus, em relação ao que se está passando agora mesmo.
2 – João, filho de um sacerdote (Zacarias), não aparece associado nem à religião oficial, nem servindo no templo. A Palavra de Deus faz-se presente no deserto, lugar de anacoretas (de ànachóresis), situação de “ausência ilegal” (H. Henne). Para o deserto iam os descontentes com o sistema legal e fiscal imperante.
3 – E desde ali, diz às pessoas, que iam ouvi-lo, palavras que se inspiram no profeta Is 40, 3-5. O resumo de seu discurso consiste em dizer a todo o mundo que o Senhor se aproxima e vem quando se prepara o caminho para ele. E a preparação consiste em aplanar dificuldades e igualar desigualdades. Quando a vida se faz mais fácil para toda a gente, quando se recortam as desigualdades, quando se dignifica o que é insignificante, Deus faz-se presente e Jesus aproxima-se de nossas vidas.
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com/
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários.
NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais uma nota ainda:
Estes são os meus endereços atuais:
Para contactos normais: antoniofonseca1940@hotmail.com
e sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
Hiperligações normais que utilizo para textos insertos no blogue:
- http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
Post para publicação em 9-12-2012 - 10,30 h
Até lá, se Deus quiser.
António Fonseca
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.