antoniofonseca1940@hotmail.com
Mapa antigo de Israel
Segundo Discurso de MOISÉS
11 - PROMESSAS E AMEAÇAS – «Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, e observar+as sempre as Suas leis, os Seus regulamentos e preceitos. Reconhecei hoje, – porque não falo aos vossos filhos que nada conhecem e nada viram – (reconhecei) os ensinamentos do Senhor, vosso Deus, a Sua grandeza, o poder da Sua mão e o vigor do Seu braço; no Egipto, contra o Faraó, rei do Egipto, e contra todo o seu país; o que Ele fez ao exército egípcio, aos carros e à sua cavalaria, como os submergiu nas águas do mar dos Juncos, quando vos perseguiam, e o Senhor os fez desaparecer para sempre; o que Ele fez por vós no deserto, até chegardes a este lugar; o que fez a Dathan e Abiram, filhos de Eliab, descendentes de Ruben, quando a terra, abrindo o seu seio, os engoliu na presença de todo o Israel, com as suas famílias, as suas tendas e todos os seres vivos que os seguiam. Os vossos olhos viram todas as grandes obras realizadas pelo Senhor!
Guardai, pois, os mandamentos que hoje vos dou, para que sejais fortes e entreis na posse da terra que ides conquistar. Então, vivereis longos dias na terra que o Senhor jurou dar aos vossos antepassados, assim como à sua posteridade, terra onde corre o leite e mel. A terra em que vais entrar para a possuir não se parece com a terra do Egipto donde saíste; lá, tinhas de semear o teu grão e de o regar com a ajuda do teu pé, como se rega uma horta. A terra que ides conquistar é um país de montanhas e de vales, impregnado das chuvas do céu, Uma terra pela qual o Senhor, teu Deus, vela e sobre a qual os Seus olhos estão continuamente voltados desde o começo do ano até ao fim. Se obedecerdes às leis que vos imponho amando o Senhor, vosso Deus, servindo-O com todo o vosso coração e com toda a vossa alma, o Senhor derramará sobre a vossa terra a chuva no seu tempo, chuva de Primavera e chuva de fim de Outono, e farás a colheita do teu trigo, do teu vinho e do teu azeite (Tgo 5, 7). Fará crescer a erva no teu campo para o teu gado, e viverás na abundância. Cuidai para que o vosso coração não ceda à sedução e sejais infiéis a ponto de servir outros deuses e de lhes prestardes culto. A cólera do Senhor inflamar-se-ia contra vós e Ele fecharia os céus: a chuva deixaria de cair, a terra recusar-vos-ia o seu fruto e vós desapareceríeis rapidamente da boa terra que o Senhor vos destina (Ap, 11, 6).
Gravai, pois, as palavras no vosso coração e no vosso pensamento: atai-as aos vossos braços como um símbolo, e trazei-as como um frontal entre os vossos olhos. Ensinai-as aos vossos filhos, repetindo-as sem cessar quando estiverdes em casa ou de viagem, ao deitar e ao levantar. Escreve-as nos pilares da tua casa e nas tuas portas. Então, a durabilidade dos vossos dias e as dos vossos filhos, no solo que o Senhor jurou dar a vossos pais, será igual à durabilidade do céu que está por cima da terra.
Sim, se cumprirdes convenientemente toda esta lei que vos prescrevo, amando o Senhor, vosso Deus, andando sempre nos Seus caminhos e permanecendo-Lhe fiéis, o Senhor expulsará da vossa presença todas as nações e submetereis povos maiores e mais fortes do que vós. Toda a região que for pisada pela planta dos vossos pés, pertencer-vos-á: o vosso território estender-se-á desde o deserto até ao Líbano e desde o rio Eufrates até ao mar ocidental. Ninguém vos poderá resistir; o Senhor, vosso Deus, espalhará o terror por todos os lugares onde puserdes o pé como vos afirmou. Vede, proponho-vos hoje a bênção ou a maldição: a bênção, quando obedecerdes aos mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos prescrevo; e a maldição, se não obedecerdes aos mandamentos do Senhor, vosso Deus, e vos afastardes do caminho que hoje vos mostro, para seguirdes deuses estrangeiros que não conheceis.
Quando o Senhor, teu Deus, te instalar no país que vais conquistar, proclamarás a bênção sobre o monte Garizim e a maldição sobre o monte Hebai. Estas montanhas estão além do Jordão, do outro lado do caminho que desce para o ocidente, na província dos cananeus que habitam na Planície, em frente de Ghilgal, próximo dos carvalhos de Moré (Gn 12, 6). Ides, pois, passar o Jordão e conquistar a terra que o Senhor, vosso Deus, vos dará. Apossar-vos-eis dela e ali habitareis. Cuidareis, então, de pôr em prática todas as leis e todos os preceitos que hoje vos proponho».
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.