sábado, 9 de março de 2013

Nº 1584-6 - IN MEMORIAN do Padre Mário Salgueirinho - 9 de Março de 2013


Nº 1584-6
(Post para publicação em 9 de MARÇO de 2013 – 10,30 h).
(Pde Mário Salgueirinho Barbosa)
Padre Mário Salgueirinho foi para todos nós um ser humano exemplar, uma pessoa marcante e ficam definitivamente as nossas vidas mais pobres sem o seu carácter, bondade e sabedoria.
Que descanse em paz com as honras do Senhor.
18\06\1927 - 29\10\2011

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»«««««««««««««««««««««««
Do livro “Caminhos da Felicidade”
O REI MAGO ATRASADO
Dia de Reis, festa que a liturgia chama Epifania.
Muitas pessoas conhecem aquela bela lenda do rei mago que se atrasou bastante no caminho para Belém.
Eram três os magos que partiram do Oriente, ansiosos por encontrar o Messias anunciado.
Canminharam, caminharam longos quilómetros, atravessando povoações e desertos.
Numa das aldeias encontraram um pobre muito. Um dos reis compadeceu-se e ficou a cuidar dele com solicitude. Os outros continuaram a caminhar. Andaram, andaram até encontrar Jesus. Abriram o coração, ajoelhando em adoração, e foram abrindo seus cofres para presentear o Menino Deus.
Entretanto chegou o rei mago que ficara para trás. Comelçoui a pedir perdão pelo seu atraso e diz a lenda que o Menino lhe respondeu: «Não porecisas de pedir perdão. Já me encontraste. Já me ofereceste tua adoração de amor e o maior presente de vós três, quando te debruçaste sobre aquele doente pobre a quem  trataste.
Como é bom lembrar-nos, desde o início do ano, da mensagem desta lenda: que encontramos Jesus ao longo dos nossos caminhos, presente e vivo nos nossos irmãos, - mais vivo que nos nossos presépios e nas imagens dos nossos templos...

Porto, Dezembro de 1998
Mário Salgueirinho
======================================
Do livro “Dar é receber”
AS TRÊS PENEIRAS
Conta-se que um jovem procurou o filósofo Sócrates para lhe dizer algo da vida de um companheiro.
O filósofo perguntou-lhe: «O que vais dizer-me pode passar por três peneiras?»
- Três peneiras? - interrogou surpreendido o jovem.
- Sim! - respondeu Sócrates. A primeira é a VERDADE. Se não tens a certeza de que o que vais dizer é verdadeiro, não digas, pois não passa na primeira peneira.
- A segunda é a BONDADE. O que queres dizer ajuda a elevar o bom nome do teu companheiro? Ou destrói a sua reputação? Se for destrutivo, não digas.
- Mas há ainda uma terceira peneira. É a NECESSIDADE. Se é verdadeiro o que vais contar, se é construtivo o que vais dizer, vê se passa pela peneira da necessidade: é necessário contar o que sabes? Ajuda o teu companheiro? Melhora o mundo?
- Se passar por estas três peneiras, conta. Porque iremos beneficiar todos: nós e o teu companheiro. Caso contrário, esquece. Será uma maledicência a menos que iria criar tristeza, discórdia e ressentimento.
A mensagem desta parábola simples tem um alcance extraordinário. Quantas vezes abrimos a boca para manchar o bom nome dos outros, baseados em boatos de inimigos, em suspeitas infundadas, em confusões ou difamações maldosas e vingativas.
A prudência nas palavras tem de ser um atributo de toda a gente, mas sobretudo do cristão, que tem a obrigação de lutar, pela palavra e pelo exemplo, pelo bom nome dos outros, uma forma de amar o proximo como a si mesmo.
Porto, Dezembro/2003
Mário Salgueirinho
=========

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
A publicar em:
9-Março-2013 - 10,30 horas
António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...