sábado, 9 de março de 2013

Nº 1584-2 - O ANTIGO TESTAMENTO - DEUTERONÓMIO (14) - 9 de Março de 2013

9 de Março de 2013
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t_thumb

Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1584

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS (Estes já estão…) – Faltam apenas 1030 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.
DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) . Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++

Nº 1584 - 2ª Página

9 de Março de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

DEUTERONÓMIO
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[1]_thumb

Mapa antigo de Israel

DEUTERONÓMIO

Segundo Discurso de MOISÉS

14 – ANIMAIS PUROS OU IMPUROS – «Vós sois os filhos do Senhor, vosso Deus, Não fareis, pois, incisão alguma no vosso corpo, não rapareis o cabelo entre os olhos em honra de um morto (Jo 1, 12; Rom 9, 8, 26; Gal 3, 26). porque és  um povo consagrado ao Senhor, teu Deus, que te escolheu para Ele como um povo especial entre todos os povos da terra.

Não comerás coisa alguma abominável (Act 10, 13). Eis os animais que podereis comer: o boi, o gado miúdo, a ovelha, a cabra, o veado, o cabrito, o gamo, o bode montês, o antílope e o búfalo. Comereis todos os quadrúpedes que tenha córnea no pé, e este dividido em duas unhas distintas uma da outra, entre os ruminantes. Não comereis dos que ruminam ou que apenas tenham a unha fendida, isto é, dos seguintes: o camelo, a lebre, o coelho, porque ruminam, mas não têm a unha fendida. Considerá-los-eis impuros. Não comereis o porco, porque tem a unha fendida, mas não rumina; considerá-lo-eis impuro. Não comereis da sua carne, nem tocareis no seu cadáver.

Dos animais que vivem na água, podeis comer todos os que têm barbatanas e escamas; mas não comereis o que não tiver barbatanas nem escamas. Considerá-los-eis impuros.

Também comereis qualquer ave pura. Eis as que não comereis: a águia, o xofrango, o esmerilhão, o falcão e o abutre de qualquer variedade, toda a espécie de corvos; o avestruz, a andorinha, a gaivota e o gavião, segundo as suas espécies; a coruja, o mocho, o íbis, o pelicano, co corvo marinho, a cegonha, toda a variedade de garças, o faisão e o morcego. Considerareis impuro qualquer insecto alado; não o comereis, mas podereis comer todas as aves puras.

Não comereis nenhum animal morto; dá-lo-ás a comer ao estrangeiro que residir nas tuas cidades, ou vendê-los-ás aos de fora, porque és um povo consagrado ao Senhor, teu Deus. Não cozerás um cabrito no leite de sua mãe».

Os dízimos – Separarás o dizimo do fruto da tua sementeira, de tudo o que o teu campo produzir anualmente. Comê-lo-ás na presença do Senhor, teu Deus, no lugar que Ele tiver escolhido para morada do Seu nome; comerás ali o dízimo do teu trigo, do teu vinho, do teu azeite, e os primogénitos do teu gado graúdo e miúdo, a fim de que te acostumes a honrar continuamente o Senhor, teu Deus. Mas se o caminho for demasiado longo para que o possas transportar, – em virtude de estares muito distante do lugar escolhido pelo Senhor, teu Deus, para morada do Seu nome e porque o Senhor, teu Deus, te cumulou de bens – , convertê-lo-ás em dinheiro, juntarás o seu total na tua mão, e irás ao local escolhido pelo Senhor, teu Deus. Comprarás com esse dinheiro tudo o que te agradar, gado graúdo ou miúdo, vinho ou licores fortes; enfim, tudo o que te aprouver e comê-lo-ás na presença do Senhor, teu Deus, alegrando-te com tua família. Não esquecerás o levita que estiver nas tuas cidades, porque ele não tem como tu, partilha nem património. No fim de três anos separarás o dizimo completo da colheita desse ano e depositá-lo-ás na tua cidade, para que o levita, que não tem, como tu, nem partilha nem património, o estrangeiro, o órfão e a viúva que estão nas tuas cidades possam comer e ficar saciados; e assim o Senhor, teu Deus, abençoará todas as obras de tuas mãos» (Sl 40, 2s Mal 3, 10).

 

Tbuas-da-Lei---Moiss_thumb_thumb_thumb



 

O Dez Mandamentos

Discursos de Moisés durante o Êxodo e Apêndice relatando a fim da sua atuação e a sua morte, antes de chegar à Terra Prometida

Textos do LivroDEUTERONÓMIOdo ANTIGO TESTAMENTO

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

9 de MARÇO de 2013 – 10.15 h
ANTÓNIO FONSECA

map-1195aeac0b2f22222222222222222[2],

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...