antoniofonseca1940@hotmail.com
Mapa antigo de Israel
Segundo Discurso de MOISÉS
16 – AS TRÊS GRANDES SOLENIDADES ANUAIS – A PÁSCOA – «No mês de Abib cuida de celebrar a Páscoa em honra do teu Senhor, teu Deus, porque foi no mês de Abib que o Senhor, teu Deus, te fez sair do Egipto, durante a noite. Imolarás ao Senhor, teu Deus, em sacrifício pascal, gado miúdo e graúdo, no lugar que o Senhor tiver escolhido para ali fixar o Seu nome. Não comerás pão fermentado com essas vítimas: durante sete dias comerás com elas ázimos. o pão da aflição, porque foi à pressa que saíste do Egipto, para te recordares assim durante toda a tua vida do dia da tua partida. Que não se veja fermento algum em tua casa e em todo o teu território durante sete dias; e que não fique para o dia seguinte coisa alguma da carne imolada no sacrifício oferecido na tarde do primeiro dia. Não poderás imolar o cordeiro pascal em nenhuma das cidades que o Senhor, teu Deus, te há-de dar; mas somente no lugar que o Senhor, teu Deus, tiver escolhido para ali estabelecer o Seu nome. Ali imolarás o sacrifício pascal ao cair da tarde, depois do pôr do sol, à hora em que saíste do Egipto. Cozê-lo-ás e comê-lo-ás no lugar que o Senhor, teu Deus, tiver escolhido. No dia seguinte, poderás regressar à tua tenda. Durante seis dias, comerás ázimos e, no sétimo dia, haverá uma festa solene em honra do Senhor, teu Deus, em que não farás trabalho algum.
A Festa das Semanas – Depois, contarás sete semanas, a partir do momento em que começares a meter a foice nas searas (Act 2, 1). Celebrarás, então, a festa das Semanas, em honra do Senhor, com as tuas ofertas voluntárias, segundo as bênçãos que o Senhor, teu Deus, te tiver concedido (1 Cor 16, 2). Alegrar-te-ás na presença do Senhor, teu Deus, com teu filho, tua filha, teu servo e tua serva, o levita que viver dentro das tuas portas, o estrangeiro, o órfão e a viúva que estiverem junto de ti no lugar que o Senhor, teu Deus, tiver escolhido para estabelecer o seu nome. recordar-te-ás que foste escravo no Egipto e cumprirás fielmente estas leis.
A festa dos Tabernáculos – Celebrarás a festa dos Tabernáculos durante sete dias, quando recolheres os produtos da tua eira e do teu lagar. Alegrar-te-ás durante a festa, com o teu filho, a tua filha, teu servo e a tua serva, com o levita, com o estrangeiro, com o órfão e com a viúva que estiverem dentro de tuas portas. festejarás esses sete dias em honra do Senhor, teu Deus, no lugar por Ele escolhido, pois o Senhor, teu Deus, abençoará todos os teus bens e toda a obra das tuas mãos; poderás, então, entregar-te inteiramente à alegria. Três vezes por ano, todos os varões se apresentarão diante do Senhor, teu Deus, no lugar que Ele tiver escolhido; na festa dos Ázimos, na festa das Semanas e na festa dos Tabernáculos. Não aparecerão com as mãos vazias diante do Senhor. Cada um dará segundo as suas posses, segundo as bênçãos que o Senhor, teu Deus, lhe houver concedido (2 Cor 8, 12).
A administração da Justiça – Estabelecerás juízes e magistrados em todas as cidades que o Senhor, teu Deus, te tiver dado, em cada uma das tuas tribos, para que julguem o povo com equidade. Não farás vergar a justiça, não farás distinção de pessoas e não aceitarás presentes corruptores, pois a corrupção cega os olhos dos sábios e perverte a palavra dos justos. Deves procurar a justiça e só a justiça, se queres conservar em teu poder a terra que o Senhor, teu Deus, te dá. Não plantarás bosque sagrado de qualquer árvore que seja, ao lado do altar que levantares ao Senhor, teu Deus. Não levantarás estátuas, porque o Senhor, teu Deus, as detesta».
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.