segunda-feira, 11 de março de 2013

Nº 1586-2 - O ANTIGO TESTAMENTO - DEUTERONÓMIO (16) - 11 de Março de 2013

11 de Março de 2013
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t[1]

Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1586

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS (Estes já estão…) – Faltam apenas 1030 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.
DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) . Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++

Nº 1586 - 2ª Página

11 de Março de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

DEUTERONÓMIO
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

DEUTERONÓMIO

Segundo Discurso de MOISÉS

16 – AS TRÊS GRANDES SOLENIDADES ANUAIS – A PÁSCOA – «No mês de Abib cuida de celebrar a Páscoa em honra do teu Senhor, teu Deus, porque foi no mês de Abib que o Senhor, teu Deus, te fez sair do Egipto, durante a noite. Imolarás ao Senhor, teu Deus, em sacrifício pascal, gado miúdo e graúdo, no lugar que o Senhor tiver escolhido para ali fixar o Seu nome. Não comerás pão fermentado com essas vítimas: durante sete dias comerás com elas ázimos. o pão da aflição, porque foi à pressa que saíste do Egipto, para te recordares assim durante toda a tua vida do dia da tua partida. Que não se veja fermento algum em tua casa e em todo o teu território durante sete dias; e que não fique para o dia seguinte coisa alguma da carne imolada no sacrifício oferecido na tarde do primeiro dia. Não poderás imolar o cordeiro pascal em nenhuma das cidades que o Senhor, teu Deus, te há-de dar; mas somente no lugar que o Senhor, teu Deus, tiver escolhido para ali estabelecer o Seu nome. Ali imolarás o sacrifício pascal ao cair da tarde, depois do pôr do sol, à hora em que saíste do Egipto. Cozê-lo-ás e comê-lo-ás no lugar que o Senhor, teu Deus, tiver escolhido. No dia seguinte, poderás regressar à tua tenda. Durante seis dias, comerás ázimos e, no sétimo dia, haverá uma festa solene em honra do Senhor, teu Deus, em que não farás trabalho algum.

A Festa das Semanas – Depois, contarás sete semanas, a partir do momento em que começares a meter a foice nas searas (Act 2, 1). Celebrarás, então, a festa das Semanas, em honra do Senhor, com as tuas ofertas voluntárias, segundo as bênçãos que o Senhor, teu Deus, te tiver concedido (1 Cor 16, 2).  Alegrar-te-ás na presença do Senhor, teu Deus, com teu filho, tua filha, teu servo e tua serva, o levita que viver dentro das tuas portas, o estrangeiro, o órfão e a viúva que estiverem junto de ti no lugar que o Senhor, teu Deus, tiver escolhido para estabelecer o seu nome. recordar-te-ás que foste escravo no Egipto e cumprirás fielmente estas leis.

A festa dos Tabernáculos – Celebrarás a festa dos Tabernáculos durante sete dias, quando recolheres os produtos da tua eira e do teu lagar. Alegrar-te-ás durante a festa, com o teu filho, a tua filha, teu servo e a tua serva, com o levita, com o estrangeiro, com o órfão e com a viúva que estiverem dentro de tuas portas. festejarás esses sete dias em honra do Senhor, teu Deus, no lugar por Ele escolhido, pois o Senhor, teu Deus, abençoará todos os teus bens e toda a obra das tuas mãos; poderás, então, entregar-te inteiramente à alegria. Três vezes por ano, todos os varões se apresentarão diante do Senhor, teu Deus, no lugar que Ele tiver escolhido; na festa dos Ázimos, na festa das Semanas e na festa dos Tabernáculos. Não aparecerão com as mãos vazias diante do Senhor. Cada um dará segundo as suas posses, segundo as bênçãos que o Senhor, teu Deus, lhe houver concedido (2 Cor 8, 12).

A administração da Justiça – Estabelecerás juízes e magistrados em todas as cidades que o Senhor, teu Deus, te tiver dado, em cada uma das tuas tribos, para que julguem o povo com equidade. Não farás vergar a justiça, não farás distinção de pessoas e não aceitarás presentes corruptores, pois a corrupção cega os olhos dos sábios e perverte a palavra dos justos. Deves procurar a justiça e só a justiça, se queres conservar em teu poder a terra que o Senhor, teu Deus, te dá. Não plantarás bosque sagrado de qualquer árvore que seja, ao lado do altar que levantares ao Senhor, teu Deus. Não levantarás estátuas, porque o Senhor, teu Deus, as detesta».

Tbuas-da-Lei---Moiss_thumb_thumb_thu

O Dez Mandamentos
 

Discursos de Moisés durante o Êxodo e Apêndice relatando a fim da sua atuação e a sua morte,

antes de chegar à Terra Prometida

 

Textos do LivroDEUTERONÓMIOdo ANTIGO TESTAMENTO

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

11 de MARÇO de 2013 – 10.15 h
ANTÓNIO FONSECA

map-1195aeac0b2f22222222222222222[2],

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...