antoniofonseca1940@hotmail.com
Mapa antigo de Israel
Segundo Discurso de MOISÉS
18 – RENDIMENTOS DOS SACERDOTES E DOS LEVITAS – «Os sacerdotes descendentes de Levi e a tribo de Levi em geral, não terão parte nem herança como o resto de Israel: viverão dos sacrifícios ao Senhor e do seu património (1 Cor 9, 13). Não terão herança entre os seus irmãos: O Senhor é a sua herança, como lhes declarou.
Eis os direitos dos sacerdotes sobre o povo e sobre aqueles que oferecerem em sacrifício gado graúdo ou gado miúdo; darão ao sacerdote a espádua, as mandíbulas e o estômago; Dar-lhes-ás as primícias do teu trigo, do teu vinho e do teu azeite e as primícias da tosquia do teu gado miúdo; Porque foi a ele e a seus filhos que o Senhor, teu Deus, escolheu entre todas as tribos, para cumprir, eternamente, o seu ministério em nome do Senhor. Se um levita sair de uma das tuas cidades, ou de qualquer localidade de Israel, para vir, espontaneamente, ao lugar escolhido pelo Senhor, poderá servir o nome do Senhor, seu Deus, como todos os seus irmãos levitas, que ali se encontrarem diante do Senhor. Terá uma parte igual à deles, independentemente do produto de venda do seu património.
Adivinhação e profetismo - Quando entrares na terra que o Senhor te há-de dar, não imitarás as abominações dos povos dessa terra. Não haja ninguém no meio de ti que faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha; ou se dê à prática de encantamentos, ou se entregue a augúrios, á adivinhação ou à magia, ao feiticismo, ao espiritismo, aos sortilégios ou à invocação dos mortos. Porque o Senhor abomina aqueles que se entregam a semelhantes práticas. É por causa dessas abominações que o Senhor, teu Deus, expulsa diante de ti essas nações. Entrega-te, inteiramente ao Senhor, teu Deus! Porque as nações que vais despojar dão crédito a agoureiros e a adivinhos; mas a ti o Senhor, teu Deus, não permite tais práticas.
O Senhor, teu Deus, suscitará em teu favor, um profeta saído das tuas fileiras, um dos teus irmãos como eu: é a ele que escutarás (Act 3, 22; 7, 37; Jo 1, 45; 6, 14). Foi o que pediste ao Senhor, teu Deus, no monte Horeb, no dia da Assembleia, quando lhe disseste: «Não quero mais ouvir a voz do Senhor, meu Deus, nem tornar a ver mais este fogo intenso, pois tenho medo de morrer. E o Senhor disse-me: «Está muito bem o que eles disseram: Suscitar-lhes-ei um profeta, como tu, entre os seus irmãos, porei as Minhas palavras na sua boca e ele lhes dirá tudo o que Eu lhe ordenar (Jo 1, 45; 4, 25; 8, 28; 12, 49 s). Mas o que desobedecer às Minhas palavras, ditas por ele em Meu nome, Eu próprio lhe pedirei contas! (Act 3, 23). O profeta que tiver a audácia de anunciar em meu nome uma palavra que não lhe mandei dizer, ou fala em nome de deuses estrangeiros, esse profeta deverá morrer. (Mt 7, 15). E se disseres para contigo: «Como distinguiremos a palavra que não procede do Senhor?» Quando o profeta anunciar em nome do Senhor uma coisa que não pode acontecer, ou não se pode realizar, essa palavra não foi ditada pelo Senhor; o profeta falou temerariamente e, por isso, não receies proceder contra ele.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.