domingo, 3 de março de 2013

Nº 1578-1 - (62-13) - SANTOS DE CADA DIA - II DOMINGO DA QUARESMA - ANO C - 24 de Fevereiro de 2013 - 5º ano

Meus Amigos:

Conforme informei ontem neste mesmo local, após ter conseguido editar todos os números em falta desde o passado dia 21 de fevereiro, hoje dia 2 de Março, já consegui editar os Santos descritos no livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt. Apenas por absoluta falta de tempo, não o fiz relativamente às imagens dos mesmos e aos textos dos sites http://es.catholic.net/santoral e http://santiebeati.it, o que, aliás, penso efetuar já a partir de amanhã, ou da próxima segunda feira, dia 4. Pelo facto, as minhas desculpas novamente. ANTÓNIO FONSECA.

antoniofonseca1940@hotmail.com

Nº 1578

3 de MARÇO de 2013

Bom

ANO D E 2 0 1 3


ImageProxyCA5PQ4KQ_thumb_thumb_thumb

Quaresma

************************************************************


Nº 1578-1 - (62-13)


Imagem3189

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


I-Am-Posters

E U  S O U 

AQUELE QUE SOU

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»«««««««««««««««««««««««««««««««««


Nº 1578-1 – (62-13)


#####################################
##################################### #####################################

MARINO e ASTÉRIO, Santos

Mártires (260)
 
Não havia sinais de perseguição contra os cristãos em qualquer parte do império, escreve Eusébio, quando vagou o lugar de centurião em Cesareia da Palestina. Um oficial  cristão, chamado Marino, tinha todas as probabilidades de ser nomeado, mas apareceu um rival que alegou a existência duma lei antiga, segundo a qual ninguém podia ser nomeado centurião sem oferecer um sacrifício. Não recorrendo a qualquer subterfúgio, Marino confessou a sua fé. Foi-lhe concedido em consequência o prazo de três horas para escolher entre a apostasia e a morte.
Ao sair do pretório, encontrou o bispo Teotecno que o levou à igreja e, apontando-lhe para a espada e para o Evangelho, o incitou a fazer uma escolha digna de cristão. O oficial colocou logo as mãos sobre o livro santo. A seguir, o bispo despediu-se dizendo: “Conta com a graça de Deus para permaneceres fiel à tua escolha e mereceres as recompensas prometidas pelo Evangelho”.
Passadas as três horas, Marino apresentou-se diante dos chefes e declarou que não podia prestar ao imperador um culto que só era devido a Deus. Foi, por isso, decapitado imediatamente.
Astério, estendendo a capa, envolveu nela o corpo e a cabeça de São Marino. Pondo tudo aos ombros, levou a enterrar os despojos do mártir. Esta ação valeu-lhe também a ele a coroa do martírio. Isto pelo ano de 260.
 
 
Transcrição direta através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt

FREDERICO DE HALLUM, Beato

Abade (1175)
 
Frederico, nascido em princípios do século XII, era ainda criança quando perdeu o pai; a mãe educou-o no temor de Deus e na prática da virtude. E mandou-lhe terminar os estudos em Munster, Vestefália. Quando ele recebeu o sacerdócio, os compatriotas pediram-no para ajudar o pároco e, por morte deste, Frederico viu-se encarregado da freguesia. Passou vários anos neste cargo modesto, unicamente ocupado com os seus deveres e com a santificação da paróquia.
Mas tinha o projeto de se fazer religioso em vida comum. Animado pelo bispo de Utrecht, estabeleceu a abadia do Jardim de Maria (Mariengardt), que se tornou célebre mais tarde, quando os premonstratenses lá se viram instalados. O santo pároco tinha passado algum tempo no convento deles de Mariengardt para se habituar à disciplina e às observâncias da vida religiosa. Depois, foi  preciso em Mariengardt juntar-lhe dois anexos, que ficaram igualmente sob a direção de Frederico.
Este operou vários milagres durante a vida e a seguir à morte. Esta surpreendeu-o em Hallum, a 3 de Março de 1175, e o corpo ficou depositado na capela  que ele mandara construir no princípio da fundação. Em 1616, os premonstratenses fizeram o levantamento do seu corpo a fim de o transferirem para a abadia da Boa Esperança, na diocese de Cambraia; e conservaram disso a lembrança no martirológio deles, a 6 de Dezembro. Mas celebram a festa principal a 3 de Março.
 
 
Transcrição direta através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt

LIBERATO, SAMUEL e MIGUEL PIO, Beatos

Mártires (1716)
 
Na solenidade de Cristo Rei, domingo, 20 de Novembro de 1988, João Paulo II elevou às honras da beatificação os Padres Liberato Weiss, Samuel Marzorati e Miguel Pio Fasoli, da Ordem dos Frades Menores Franciscanos e mártires na Etiópia em Março de 1716.
Liberato Weiss nasceu em Konnersreuth, na Baviera, a 4 de Janeiro de 1675. Aos 18 anos pediu para ingressar na Ordem dos Frades Menores. Fez o noviciado em Graz (Áustria). Recebeu na ordenação sacerdotal, cinco anos mais tarde, em Viena.
Samuel Marzorati veio à luz do dia em Biumo Inferiore (Itália), a 10 de Setembro de 1670. No batismo tomou os nomes de António e Francisco. Passou os anos de puerícia no mosteiro dos Frades Menores onde entrou com o nome de Samuel. Ordenado sacerdote, não duvidou em pedir para se preparar a fim de um dia ir para as missões.
Miguel Pio Fasoli, que nasceu em Zerbo, perto de Pavia (Itália), a 3 de Maio de 1676, foi igualmente admitido na Ordem dos Frades Menores. Depois da ordenação sacerdotal, aplicou-se ao ensino da teologia, manifestando ao mesmo tempo o desejo de ir para as missões da Etiópia.
De facto para lá partiram. Depois de uma breve permanência no Cairo, chegaram à Etiópia nos meados de 1712. Com a mudança política no país, os três missionários foram encarcerados e lapidados a 3 de março de 1716.
Na homilia da beatificação, o Santo Padre elucida-nos algo a respeito das causas que levaram os missionários a dar a vida pela fé católica:
«A celebração do martírio destes Franciscanos recorda-nos também os períodos durante os quais as relações entre a Igreja Católica e a Igreja Etíope eram difíceis. A fraternidade, que deveria ter reinado entre as duas Igrejas irmãs, estava então conturbada por graves e reciprocas incompreensões causadas pela ignorância da linguagem de uns e de outros, pela diferença de cultura e por várias circunstâncias».
Só com o Concílio Vaticano II começou o diálogo ecuménico entre as diversas Igrejas. Por isso, o Santo padre encerra a sua exposição com estas palavras:
Observo com alegria que hoje os vínculos da fraternidade entre os cristãos na Etiópia são mais profundos e que eles conduzem, em particular,  a uma colaboração em ordem a avaliar as dores de quem sofre. Oxalá os novos Beatos e todos os Santos do céu intercedam junto do Senhor, a fim de que nesse País, onde desde há tantos séculos os cristãos têm testemunhado a sua fidelidade a Cristo até ao ponto de darem a vida por Ele, vivam todos na unidade de fé e de amor”.  AAS 82 (1990) 313-17; L’OSS. ROM. 27.11.1988
 
 
Transcrição direta através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt

CATARINA MARIA DREXEL, Beata

Fundadora (1858-1955)
 
Catarina Maria Drexel nasceu no lar de um rico banqueiro de Filadélfia, a 26 de Novembro de 1868. Não conheceu a mãe, que faleceu um mês depois do parto. Foi educada pela madrasta, Ema Bouvier, segunda esposa do pai, Francisco Drexel.
O dinheiro não corrompeu a família Drexel, porque em sua casa a religião e a caridade estavam acima de tudo. O pai sustentava vários institutos católicos, que cuidavam dos pobres; a mãe adoptiva era conhecida como a “matrona da bondade”, pois visitava e socorria os necessitados em seus tugúrios. muitas vezes fazia-se acompanhar por Catarina ou por qualquer outra de suas duas irmãs.
Ensino da religião e prática da caridade são as linhas mestras que vão orientar toda a vida de Catarina. Desde jovem, vemo-la entregar-se a ensinar o catecismo com alegria e entusiasmo.
A frequência dos sacramentos e o exercício da caridade levaram-na a progredir no caminho espiritual, de tal forma que sentia desejos de abraçar a vida consagrada. Todavia, o P. Tiago O’Connor, seu diretor espiritual, fez-lhe ver que ela no mundo podia fazer muito pelo Reino de Deus, ajudando as missões entre os índios e os negros do país. Ela concordou, mas isto não a impediu de se consagrar totalmente a Deus com o voto de virgindade, para melhor O conhecer, amar e servir.
Convencida de que o melhor meio de remediar a situação degradante dos indígenas e negros era proporcionar-lhes educação, começou por abrir dezenas de escolas, mas faltavam-lhe educadores. Foi a Roma pedir ao papa Leão XIII para lhe mandar missionários. O Sumo Pontífice sugeriu-lhe que ela mesma poderia ser missionária. Era a voz de Deus a indicar-lhe o caminho a seguir. Em 1899 começou o noviciado junto das Irmãs da Misericórdia de Pittsburgh, e a 12 de fevereiro de 1891, com algumas companheiras, deu início a uma nova congregação religiosa, Irmãs do Santíssimo Sacramento para os Índios e Negros (Sisters of the Blessed Sacrament for Indians and Colored People). Seis anos depois, a 16 de Fevereiro de 1897, recebeu da Santa Sé o decreto de louvor; em 1907, a aprovação provisória das Constituições e a 25 de Maio de 1913 a aprovação definitiva.
Fiel ao carisma da promoção dos indígenas e dos negros americanos, a Irmã Catarina Drexel empregou todos os bens da família que lhe tocaram por herança na construção de 60 escolas, 3 casas para assistência social, um centro missionário. levou o seu arrojo até à criação da Universidade Xavier em Nova Orleães, para formar os negros, que não podiam entrar nas Universidades comuns do Estado.
Enquanto as forças lho consentiram, visitava com regularidade todos os centros que fundara. Em 1937, contando 79 anos, entregou o governo da Congregação a outra Irmã e recolheu-se a uma vida de mais intensa oração e contemplação. Assim viveu até 3 de Março de 1955, em que placidamente faleceu no Senhor, com mais de 96 anos de idade.
Tendo sido aprovado um milagre atribuído à sua intercessão, foi beatificada por João Paulo II no domingo, 20 de Novembro de 1988.
AAS 79 (1987) 610-14; DIP 3, 980. AAS 80 (1988) 1802-6; W. MEYER, O. F. M. To The Least, Munster, 2 1976.
 
 
 
Transcrição direta através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt
  • Nossa Senhora de Fátima, pediu aos Pastorinhos:
  • “REZEM O TERÇO TODOS OS DIAS”



  • Tero1 - Cpia
  • /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
  • NOTA:
  • Como decerto hão-de ter reparado, são visíveis algumas mudanças na apresentação deste blogue (que vão continuar… embora não pretenda eu que seja um modelo a seguir, mas sim apenas a descrição melhorada daquilo que eu for pensando dia a dia para tentar modificar para melhor, este blogue). Não tenho a pretensão de ser um “Fautor de ideias” nem sequer penso ser melhor do que outras pessoas. Mas acho que não fica mal, cada um de nós, dar um pouco de si, todos os dias, para tentar deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos, quando nascemos e começamos depois a tomar consciência do que nos rodeia. No fim de contas, como todos sabemos, esta vida é uma passagem, e se Deus nos entregou o talento para o fazer frutificar e não para o guardar ou desbaratar, a forma que encontrei no “talento” de que usufruo, é tentar fazer o melhor que posso, aliás conforme diz o Evangelho.


    Assim, a principiar pela imagem principal, a partir de hoje, e se possível todos os dias, ela será modificada mediante o que eu for encontrando passível de aproveitamento para isso. A partir de Quarta-feira de Cinzas, acrescentei mais 2 páginas (uma que vigorará só na Quaresma e outra que será diária) – São elas VIVER A QUARESMA e ENCONTRO DIÁRIO COM DEUS e, por conseguinte haverá mais 2 números a incluir que serão o 7 e o 8.
  • (sendo a Pág. 1Vidas de Santos; Pág. 2O Antigo Testamento; e Pág. 3O Papado – 2000 anos de história). Além disso, semanalmente (ao Domingo e alguns dias santificados – quando for caso disso –) a Pág. 4A Religião de Jesus; e a Pág. 5 - Salmos) e, ainda, ao sábado, a Pág. 6In Memorian.
  • Outros assuntos que venham aparecendo emergentes dos acontecimentos que surjam tanto em Portugal, como no estrangeiro; e, ainda, alguns vídeos musicais (ou outros) que vão sendo recolhidos através do Youtube e foram transferidos para o meu canal “antónio0491” que se encontra inserido logo após o Título e sua descrição.

    Registe-se também que através de Blogs Católicos, União de Blogs Católicos, etc., estou inscrito em muitos blogs que se vão publicando em Portugal, Brasil, e outros países, que, por sua vez, também publicarão este blogue. Há ainda mais algumas alterações que já fiz e vou continuando a efetuar na parte lateral do blogue, retirando ou colocando vários complementos.

    Como também já deve ser do conhecimento de muitos, encontro-me inscrito na rede social, Google + Facebook, e outros, individualmente e, também ali poderão encontrar este blogue. O meu correio electrónico foi modificado e será inscrito no início de cada página (pelo menos na primeira, de cada dia).

    Para terminar, gostaria de que os meus leitores se manifestassem, bastando para tal marcar o quadrado que entendam, que segue sempre abaixo de cada publicação, como aliás eu faço, relativamente aos blogues que vou vendo sempre que me é possível, com o que ficaria muito grato
    Desculpem e Obrigado mais uma vez – António Fonseca

    0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000




  • 00000000000000000000000000000000000000000000000000000000

    Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
    Viso---mapa_thumb_thumb_thumb_thumb_[2]
    http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com
    ===================================
    0000000000000000000000000000000000000000000000
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$


    «««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

  • Meus endereços:
  • Nome do blogue: SÃO PAULO (e Vidas de Santos)
  • Endereço de Youtube: antonio0491@youtube.com
  • António Fonseca
  • ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    Gostei.
    Muito interessante.
    Medianamente interessante.
    Pouco interessante.
    Nada interessante.

    Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

    Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

       Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...