antoniofonseca1940@hotmail.com
Mapa antigo de Israel
Segundo Discurso de MOISÉS
12 - LEIS ACERCA DO CULTO – «Eis as leis e os preceitos que devereis pôr em prática na terra que o Senhor, Deus de vossos pais, vos destinou como possessão; guardá-las-eis todos os dias da vossa vida.
Destruireis todos os lugares em que os povos, por vós subjugados, tiverem dado culto aos seus deuses, nas altas montanhas, nas colinas e ao pé das árvores copadas. Derrubai os seus altares, quebrai os seus monumentos, queimai os seus bosques sagrados e abatei as imagens dos seus deuses; finalmente, fazei desaparecer a sua lembrança dessa região. Não procedereis da mesma maneira para com o Senhor, vosso Deus; somente invocareis o Senhor, vosso Deus, no lugar que Ele escolher entre todas as vossas tribos para aí firmar o Seu nome e a Sua morada. Apresentareis ali os vossos holocaustos, os vossos sacrifícios, os vossos dízimos, as vossas ofertas espontâneas, os vossos votos, e as primícias do vosso gado graúdo e miúdo. Ali é que os consumireis, diante do Senhor, vosso Deus, e gozareis vós e as vossas famílias de todos os bens que vossas mãos adquirirem com a bênção do Senhor, vosso Deus.
Não procedereis como atualmente procedemos, agindo cada um segundo a sua conveniência, porque não entraste ainda no vosso repouso e na posse da herança que o Senhor, vosso Deus, vos há-de dar (Heb 4, 8). Mas passareis o Jordão e habitareis na terra que o Senhor, vosso Deus, vos há-de dar como herança; Ele vos dará repouso, livrando-vos dos inimigos que vos cercam, de sorte que vivais em segurança. Então, no lugar escolhido pelo Senhor, vosso Deus, para ali estabelecer a Sua morada é que apresentareis tudo quanto vos ordeno: os vossos holocaustos, os vossos sacrifícios, os vossos dízimos, as vossas ofertas e todas as vossas dádivas escolhidas que tiverdes prometido ao Senhor. E alegrar-vos-eis na presença do Senhor, vosso Deus, vós, vossos filhos, vossas filhas, vossos servos e vossas servas, e também o levita que estiver dentro das vossas portas, porque ele não terá parte na herança como vós. Guarda-te de oferecer os teus holocaustos em qualquer lugar que te parecer melhor; oferecerás os teus holocaustos somente no lugar que o Senhor tiver escolhido numa das Suas tribos; ali é que os oferecerás e ali cumprirás tudo quanto te ordeno.
Poderás, contudo, à tua vontade, matar os animais e comer a sua carne em todas as tuas cidades, de acordo com o conforto que o Senhor, teu Deus, te tiver concedido; tanto pode comê-la o homem impuro com o o puro, como se come a carne do cabrito e do veado. Somente não comereis o sangue; derramá-lo-eis na guerra, como se fosse água.
Não poderás comer nas tuas cidades o dizimo do teu trigo, nem do teu vinho, nem do teu azeite, nem os primogénitos do teu gado graúdo ou miúdo, nem as dádivas que tiveres prometido, nem tuas ofertas espontâneas, nem as tuas primícias. mas comerás estas coisas diante do Senhor, teu Deus, no lugar que Ele tiver escolhido, tu, teu filho, tua filha, teu servo e a tua serva, bem como o levita que estiver dentro das tuas portas; e alegrar-te-ás na presença do Senhor, teu Deus, de tudo o que possuis. Guarda-te de tratar com negligência o levita enquanto viver na tua terra. Quando o Senhor, teu Deus, alargar o teu território, como te prometeu, e disseres: «Queria comer carne», porque tens vontade de a comer, poderás comer quanta carne te apetecer. Se estiveres muito distante do lugar escolhido pelo Senhor, teu Deus, para Sua morada, poderás matar de teu gado graúdo e miúdo, que o Senhor te tiver dado, da maneira que te prescrevi, e poderás comê-lo nas tuas cidades como te agradar. Como se come o cabrito ou o veado assim comerás destas carnes; poderão comer delas tanto o homem puro como o impuro. Mas guarda-e de comer o sangue, porque o sangue é a vida, e não deves comer a vida com a carne. Portanto, não o comas; derrama-o na terra como se fora água; Não o comas, a fim de seres feliz, tu e os teus filhos depois de ti, tendo feito o que é recto aos olhos do Senhor.
As ofertas sagradas que te são impostas ou as que fizeres em virtude de um voto, apresentá-las-ás no lugar que o Senhor tiver escolhido; aliás, oferecerás em holocausto carne e sangue, sobre o altar do Senhor, teu Deus. Quanto aos outros sacrifícios, o seu sangue será derramado sobre o altar do Senhor, teu Deus, e comerás as suas carnes. Guarda e observa todas estas ordens que te dou, a fim de seres eternamente feliz, tu e os teus descendentes , fazendo o que o Senhor, teu Deus, ama e aprova.
Quando o Senhor, teu Deus, tiver exterminado diante de ti, os povos, cujos territórios invadirás para os possuir, quando tiveres ocupado o seu país, guarda-te não te extravies seguindo os seus passos, depois da sua destruição. Guarda-te de seguir os seus deuses e dizer: « Como é que estes povos adoravam os seus deuses? Também quero fazer como eles». Não procederás assim para com o Senhor, teu Deus; porque tudo o que o Senhor abomina, tudo o que Ele reprova, eles o fizeram com os seus deuses, chegando até a queimar em sua honra seus filhos e filhas.
Cumprireis, exatamente, tudo o que vos prescrevo, sem nada acrescentar ou suprimir».
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.