antoniofonseca1940@hotmail.com
Mapa antigo de Israel
Segundo Discurso de MOISÉS
17 – PUNIÇÃO DA IDOLATRIA – «Não imolarás ao Senhor, teu Deus, um animal graúdo ou miúdo, que tenha qualquer tara ou defeito, porque isso é uma abominação aos olhos do Senhor, teu Deus.
Se suceder encontrar-se no meio de ti, numa das cidades que te dará o Senhor, teu Deus, um homem ou uma mulher que faça o que é mal aos olhos do Senhor, teu Deus, violando a sua aliança, servindo a outros deuses e prostrando-se diante deles ou diante do sol ou da lua, ou do que quer que seja da milícia celeste, contrariamente à Minha lei, logo que tiveres conhecimento do ocorrido e o caso te for relatado, procederás a minucioso inquérito. Se de facto for verdade, se se provar que essa abominação foi cometida em Israel, mandarás conduzir às portas da cidade o homem ou a mulher culpados de um tal crime e apedrejá-lo-ás até que morram. Aquele que incorrer na pena capital será executado depois do depoimento de duas ou de três testemunhas; mas não poderá ser condenado sobre o depoimento duma só testemunha. As mãos das testemunhas serão as primeiras a feri-lo para lhe dar a morte, e, por último, as mãos do povo. Extirparás, assim, o mal do meio de ti (Jo 8, 7; Act 7, 58)
O Tribunal Supremo – Se não tiveres capacidade para te pronunciares sobre um caso judiciário, de morte, de direito civil ou de ferimento corporal, ou sobre qualquer litígio levado aos tribunais, dirigir-te-ás ao lugar que o Senhor, teu Deus, tiver escolhido. Irás ter com os sacerdotes, descendentes de Levi, e será julgado pelo juiz em exercício nessa altura; consultá-los-ás e eles esclarecer-te-ão sobre a sentença que deves dar. Agirás, então, de acordo com a decisão que eles te comunicarem no lugar escolhido pelo Senhor e terás cuidado de te conformares com as suas instruções (Mt 23, 3). Procederás segundo as inscrições que te derem e segundo a sentença que te ditarem, sem te afastares do seu parecer nem, para a direita nem para a esquerda. Se alguém, temerariamente, desobedecer à decisão do sacerdote que estiver, nesse tempo, ao serviço do Senhor, teu Deus, ou à do juiz, será punido de morte. Assim extirparás o mal do meio de Israel, a fim de que, sabendo-o, o povo não incorra em semelhante temeridade.
Os deveres do Rei – Quanto tiveres entrado na terra que o Senhor, teu Deus, te há-de dar e tiveres tomado posse dela e ali te estabeleceres, se, então, disseres: «Quero ter sobre mim um rei como o têm todos os povos que me rodeiam», porás sobre ti o rei que o Senhor teu Deus, tiver escolhido e este será um dos teus irmãos. Não poderás escolher para rei de Israel um estrangeiro que não seja teu irmão. mas que esse rei não tenha grande número de cavalos e não reconduza o povo ao Egipto, porque o Senhor declarou-vos que, de futuro, não retomaríeis esse caminho. Guarde-se, também, o rei de ter muitas mulheres, para que o seu coração não se perverta, e que acumule, igualmente, oiro e prata em excesso. Quando subir ao trono de sua realeza, escreverá, para seu uso, num livro, uma cópia desta doutrina, aconselhando-se com os sacerdotes descendentes de Levi. Terá de a guardar sempre junto de si e de a ler durante toda a sua vida, para se habituar a venerar o Senhor, seu Deus, e a respeitar todas as suas prescrições. Assim não se ensoberbecerá para com os seus irmãos e não se afastará deles nem para a direita nem para a esquerda. Deste modo, conservará durante muito tempo a sua realeza, ele e seus filhos, no meio de Israel».
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.