1487-3
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.com – info@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.
2 de Dezembro de 2012
1º DOMINGO DO ADVENTO
Lc 21, 25-28.34-36
«Haverá sinais no Sol, na Lua e nas estrelas; e, na Terra, angústia entre nações aterradas com o bramido e a agitação do mar, morrendo os homens de pavor na expectativa do que vai acontecer ao universo, pois as forças celestes serão abaladas. Então hão-de ver o Filho do Homem vir numa nuvem com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, cobrai ânimo e levantai as vossas cabeças, porque a vossa libertação está próxima».
«Tende cuidado convosco: que os vossos corações não tornem pesados com a devassidão, a embriaguez e as preocupações da vida, e que esse dia não caia sobre vós subitamente, como um laço, pois atingirá todos os que habitam a terra inteira. Velai, pois, orando continuamente, a fim de terdes força para escapar a tudo o que vai acontecer e aparecerdes firmes diante do Filho do Homem».
1 – Este ano, o Advento começa recordando-nos as palavras proféticas de Jesus que anunciam experiências humanas de medo, de angústia, de ansiedade, que farão enlouquecer as pessoas. Os três evangelhos sinópticos recordam este discurso de Jesus (Mc 13, 24-27; Mt 24, 29-31; Lc 21, 25-28), o que demonstra que, efetivamente, a ideia central deste evangelho saiu da boca de Jesus.
2 – O mais certo é que os evangelhos, ao recordar estas coisas, referem-se à guerra do ano 70, quando o império romano invadiu Jerusalém e destruiu o Templo, não deixando pedra sobre pedra (Mc 13, 24-27; Mt 24, 15-21). Foi o fim da história de milhares de anos e a dispersão de um povo privilegiado que, desde então, tem sido perseguido, massacrado, expulso. A penosa história do “judeu errante”.
3 –Situações e episódios de medo se tem vivido frequentemente ao longo da história. Mas agora, nos tempos que vivemos, o medo tem-se e até extremos que não podíamos imaginar. Vivemos tempos de medo colectivo, global, que invade tudo e transtorna tudo, o que é mais característico do medo. O medo tem sido sempre o grande aliado do poder, um instrumento mediante o qual o poder tem logrado a submissão e paralisado qualquer resistência ou a mais simples dissidência. O mundo está mudando a uma velocidade que não podemos dominar. Isso é o que traz a todos assustados. A solução não está em refazer um sistema económico que tem sido a causa desta catástrofe. Só com a força do homem, que é Jesus, poderemos elevar a cabeça, e então veremos que se aproxima a nossa libertação.
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com/
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários.
NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais uma nota ainda:
Estes são os meus endereços atuais:
Para contactos normais: antoniofonseca1940@hotmail.com
e sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
Hiperligações normais que utilizo para textos insertos no blogue:
- http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
Post para publicação em 2-12-2012 - 12,00 h
Até lá, se Deus quiser.
António Fonseca
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.