segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Nº 1488-2 - O ANTIGO TESTAMENTO - Êxodo "21" - 3 de Dezembro de 2012


antoniofonseca1940@hotmail.com

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Após a edição do nº 22 do Livro do APOCALIPSE, e terminada a transcrição dos textos do NOVO TESTAMENTO – Introdução, Evangelhos de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João, dos Actos dos Apóstolos, das Cartas de São Paulo – aos Romanos, 1ª e 2ªaos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, das 1ª e 2ª aos Tessalonicenses, das 1ª e 2ª a Timóteo, a Tito, a Filémon, aos Hebreus, Cartas de São Tiago, 1ª e 2ª de São Pedro, 1ª., 2ª e 3ª de São João, de São Judas e, finalmente o Apocalipse (segundo São João),
perguntei a mim mesmo:
E Agora! O que irei tentar fazer a seguir?
Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
– GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
– SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos. Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++

Nº 1488 - 2ª Página

3 de Dezembro de 2012
ANTIGO TESTAMENTO

Ê X O D O
Moiss_thumb_thumb_thumb_thumb_thumb_[1]_thumb
Moisés
A MISSÃO DE MOISÉS
21 – AS LEIS REFERENTES AOS ESCRAVOS – «Estas são as leis que lhes darás:
«Quando comprares um servo hebreu, ele servirá durante seis anos; no sétimo, readquirirá a liberdade, sem nada pagar. Se entrou só, sairá só; se tinha mulher, a mulher sairá com ele. Mas, se for o senhor que lhe deu mulher, e se tiver filhos e filhas dele, mulher e os filhos são propriedades do senhor, e ele sairá sozinho. Se o servo disser: "Gosto do meu amo, da minha mulher, dos meus filhos  não quero ser livre", então, o seu amo conduzi-lo-á à presença do tribunal, e, colocando-o junto duma porta ou dum poste, furar-lhe-á a orelha com uma punção, e será para sempre seu servo. Quando um homem vender a sua filha como escrava, ela não sairá em liberdade nas mesmas condições dos escravos  Se desagradar ao seu amo, e a não quiser para mulher, permitirá que a resgatem; mas não poderá vendê la a estrangeiros  depois de a ter desprezado. Se a destinar ao seu filho, tratá-la-á de acordo com  o direito das filhas. Se, porém, ele tomar uma outra mulher, não privará de nada a primeira relativamente a alimentos, vestuário e direito conjugal. E se lhe recusar alguma destas três coisas, ela poderá ir-se embora, se nada pagar, sem resgate.

Homicídio - Quem ferir um homem  mortalmente, será condenado à morte. Mas se não lhe armou ciladas, e Deus o fez cair sob a sua mão, indicar-te-ei um lugar onde poderá refugiar-se. Mas se alguém, por maldade, usar de traição para matar o seu próximo  até de junto do meu altar o arrancarás a fim de lhe dar a morte. Quem ferir o pai ou a mãe  será condenado à morte. Aquele que se apoderar violentamente duma pessoa , a vender ou a tiver em seu poder será condenado à morte. Quem amaldiçoar o pai ou a mãe, será condenado à morte. Quando dois homens se envolverem em questões, e um deles ferir o outro com uma pedra ou com um punhal, sem causar a morte, mas obrigando-o a estar de cama, aquele que o tiver ferido não será punido  se o outro se restabelecer e puder sair apoiado ao seu bordão. Contudo, indemnizá-lo-á do trabalho perdido e das despesas com o tratamento. Se um homem bater no seu servo ou na sua serva com um pau, de modo a provocar-lhe a morte pela sua mão, será punido. Mas se o escravo sobreviver um dia ou dois, o amo não será punido  porque é propriedade sua. Se, no decurso de uma altercação entre homens, um deles for de encontro a uma mulher grávida, e se ela der à luz sem outras complicações, o culpado ficará sujeito à indemnização imposta pelo marido da mulher que pagará na presença dos juízes  Mas, se de tal facto advier dano, então pagará vida por vida, olho por olho, dente por dente  pé por pé  queimadura por queimadura, chaga por chaga, pisadura por pisadura. Se alguém ferir num olho o servo ou a serva, de modo a cegá-lo, libertá-lo-á para o compensar do olho perdido. E se provocar a queda de um dente do servo  ou da serva, libertá-lo-á para o compensar do dente perdido. Se um boi ferir um homem ou mulher, e se lhes causar a morte, o boi será apedrejado, a carne não será comida, e o dono do boi não sofrerá nenhum castigo. Mas se o boi já era considerado perigoso, e se o dono  tendo sido avisado, não o prendeu, o boi será apedrejado no caso de matar um homem ou uma mulher, e o dono será também punido com a morte  Se exigirem  ao dono determinada quantia para o resgate da sua vida  ele pagará tudo o que lhe foi imposto. Se o boi ferir um rapaz ou uma rapariga, aplicar se-á a mesma lei; mas, se o boi ferir um servo ou uma serva, o dono do boi pagará trinta siclos de prata ao dono do servo ou da serva, e o boi será apedrejado. Se um homem deixar uma cisterna aberta ou, abrindo uma  não lhe puser uma cobertura, se nela vier a cair um boi um um jumento, o proprietário da cisterna pagará ao dono o valor do animal em dinheiro mas o animal morto pertencer-lhe-á. Se o boi de alguém ferir o boi do próximo e lhe causar a morte, vender-se-á o boi vivo, repartirão o preço, e também dividirão igualmente o boi morto. Mas se se provar que o boi era habitualmente perigoso  e que o dono não o vigiou, como era de esperar, restituirá boi por boi, e ficará para ele o boi morto.
Mar-Vermelho-mapa_thumb_thumb_thumb_[1]_thumb
Mar Vermelho – mapa
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
3 de Dezembro de 2012 - 10,15 h
ANTÓNIO FONSECA
map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]




Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...