quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Nº 1526-2 - O ANTIGO TESTAMENTO - LEVÍTICO (23) - 10 de Janeiro de 2013

2013

Apesar de no passado Domingo dia 6 ter sido o dia de REIS (ou Epifania) e o ciclo das festas de Natal

praticamente ter cessado, o certo é que pelo menos até ao

próximo Domingo (em que se comemora o BAPTISMO DO SENHOR em toda a Igreja)

o ambiente mantém-se dentro do referido ciclo, pelo que continuarei a desejar as melhores

BOAS FESTAS e um BOM ANO

a todos os meus leitores, pelo menos até esse dia, aqui neste Blogue.

feliz-natal_thumb_thumb_thumb_thumb_[2]

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, (Estes já estão…) – Faltam apenas 1120 páginas… sejamos optimistas.

LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos. Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.

Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

Nº 1526 - 2ª Página

10 de Janeiro de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

L E V Í T I C O

Arca-da-Aliana_thumb_thumb_thumb_thu[2]

23 – SOLENIDADES RELIGIOSAS

23 – SOLENIDADES RELIGIOSAS – O SÁBADOO Senhor falou assim a Moisés: «Fala aos filhos de Israel e diz-lhes quais as solenidades do Senhor que deveis celebrar como convocações santas. Eis aqui as Minhas solenidades: trabalhar-se-á durante seis dias, mas ao sétimo dia descansar-se-á: é dia de descanso solene, uma santa convocação, não fareis trabalho algum. Será o sábado do Senhor em todas as vossas habitações. Eis aqui as solenidades do Senhor, as santas convocações, que celebrareis na devida data.

 

A Páscoa – No primeiro mês, no décimo quarto dia, pela tarde, ofereceis a Páscoa do Senhor. E no dia décimo quinto desse mês, terá lugar a festa dos Ázimos, em honra do Senhor; durante sete dias comereis ázimos. O primeiro dia será para vós de santa convocação. Não fareis nenhum trabalho servil. Oferecereis ao Senhor um sacrifício pelo fogo durante sete dias seguidos. No sétimo dia haverá convocação santa. Não fareis nenhum trabalho servil».

 

As primícias – O Senhor falou assim a Moisés: «Fala aos filhos de Israel e diz-lhes: «quando chegardes à terra que vos concedo, e procederdes à ceifa, levareis ao sacerdote um omer das primícias da vossa colheita, e ele fará balancear esse omer diante do Senhor, para que vos proteja; o sacerdote balanceá-lo-á no dia seguinte ao da festa. No dia em que o omer for balanceado, ofereceis um cordeiro de um ano, sem defeito, em holocausto ao Senhor. E a sua oblação será: dois décimos de flor de farinha amassada em azeite, para queimar em honra do Senhor como odor agradável. A sua oblação será: um quarto de hin de vinho. Não comereis pão, nem grãos torrados, nem espigas frescas até esse mesmo dia em que tiverdes trazido a oferta do vosso Deus; é uma lei perpétua para os vossos descendentes, em todas as vossas habitações.

 

Pentecostes – Depois, todos vós contareis sete semanas completas, a partir do dia seguinte ao da festa, do dia em que tiverdes oferecido o omer balanceado. Contareis até ao dia seguinte da sétima semana, isto é, cinquenta dias, e oferecereis ao Senhor uma nova oblação. Trareis das vossas casas dois pães, feitos de dois décimos de flor de farinha, cozidos com fermento, destinados a serem balanceados; serão as primícias para o Senhor. Juntamente com os pães, oferecereis sete cordeiros de um ano, sem defeito, um novilho e dois carneiros; serão um holocausto ao Senhor, com as suas oblações e as suas libações, odor agradável ao Senhor. Ajuntareis, também, um bode pelo pecado, e dois cordeiros de um ano como sacrifício pacifico. O sacerdote balanceá-los-á, com o pão das primícias, diante do Senhor; assim como dois dos cordeiros; serão consagrados ao Senhor, em beneficio do sacerdote. Celebrareis nesse mesmo dia uma santa convocação e não fareis trabalho servil; é uma lei invariável para todos os vossos descendentes e em todas as vossas habitações. Quando procederdes à ceifa na tua terra, não ceifarás completamente a extremidade do teu campo e não apanharás as espigas caídas. Deixa-as para o pobre e para o estrangeiro. Eu sou o senhor, vosso Deus».

 

Ano Novo – O Senhor falou a Moisés nestes termos: «Fala assim aos filhos de Israel! No sétimo mês, no primeiro dia do mês, haverá para vós um descanso solene celebrado ao som da trombeta, uma santa convocação. Não fareis nenhum trabalho servil, e oferecereis um sacrifício ao Senhor».

 

O dia da expiação – O Senhor falou a Moisés nestes termos: «No décimo dia deste sétimo mês, que é o dia das expiações, haverá para vós uma santa convocação: mortificar-vos-eis, oferecereis um sacrifício ao Senhor, e não fareis nenhum trabalho nesse dia, porque é um dia de expiação, destinado a reabilitar-vos diante do Senhor, vosso Deus. Todo aquele que não se mortificar nesse dia, será excluído do seu povo, e todo aquele que fizer qualquer trabalho nesse dia, Eu o suprimirei do meio do seu povo. Não fareis então trabalho algum, é uma lei perpétua para os vossos descendentes, em todas as vossas moradas. Este dia é para vós um dia de descanso absoluto, durante o qual vos mortificareis; a partir do nono dia do mês, de uma outra tarde, observareis o vosso descanso».

A Festa dos Tabernáculos – O Senhor falou a Moisés nestes termos: « Fala assim  aos filhos de Israel: no décimo quinto dia deste sétimo mês celebrar-se.-á a Festa dos Tabernáculos, em honra do Senhor, durante sete dias,  No primeiro dia haverá uma santa convocação, não fareis nenhum  trabalho servil. Durante sete dias oferecereis sacrifícios ao Senhor. No oitavo dia, tereis ainda uma santa convocação e oferecereis um sacrifício ao Senhor. É uma festa de encerramento e não fareis nenhum trabalho servil. São estas as solenidades do Senhor que vós celebrareis como convocações santas, oferecendo sacrifícios ao Senhor, holocaustos e oblações, vítimas e libações, segundo o rito de cada dia, independentemente dos sábados do Senhor, dos vossos dons e de todas as vossas ofertas votivas ou voluntárias com as quais prestareis homenagens ao Senhor. No décimo quinto dia do sétimo mês, quando tiverdes recolhidos os produtos da terra, celebrareis a festa do Senhor, que durará sete dias; o primeiro dia será de descanso absoluto, assim com o oitavo dia. No primeiro dia, apanhareis frutos saborosos, ramos de palmeira, ramos de árvores frondosas e dos salgueiros do rio; e regozijar-vos-eis na presença do Senhor, vosso Deus, durante sete dias. Celebrareis esta festa do Senhor, sete dias cada ano, como lei perpétua para os vossos descendentes ; celebrá-la-eis no sétimo mês. Morareis nas tendas durante sete dias; todos os que nasceram em Israel permanecerão sob a tenda, para que os vossos descendentes saibam que dei tenda por morada aos filhos de Israel quando os tirei da terra do Egipto. Eu, o Senhor, vosso Deus». E Moisés deu a conhecer aos filhos de Israel as solenidades do Senhor.».

Arca-da-Aliana_thumb_thumb_thumb_thu[2]

A Arca da Aliança

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

10 de JANEIRO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

map-1195aeac0b2f22222222222222222[2],

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

000000000000000000000000000000

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...